por Educr1 » 14 Jan 2011, 14:50
Eu leio diariamente desde que comecei a estudar inglês de verdade há uns 4,5 anos. Imprimi gramáticas português-inglês e inglês-inglês (você encontra facilmente no 4shared) e como gosto de mixed martial arts ou valetudo, comecei a acompanhar os noticiários diariamente e com o tempo comecei a traduzir de um idioma para outro até aprender a organizar as ideias e a perceber as diferenças principais entre as línguas.
A dica é procurar ler sobre algum assunto de seu interesse, esporte, política, religião. Isso te dará um ótimo suporte mas a leitura se torna mais proveitosa quanto mais você varia seus objetos de procura. É interessante ler um pouco sobre negócios, relacionamentos, estilos de vida, biografias. Isso tudo sem falar em gramática, livro-texto, phrasal verbos, gírias e idioms.
Sempre fiz da escola o meu suporte para as dúvidas com as quais me deparava no dia a dia. Buscava a resposta e sempre usava o novo vocabulário em sala de aula. O professor ora me corrigia, ora me elogiava pelo interesse e pelo uso correto da palavra ou expressão. Isso estimula o aluno. Agregava todo o conhecimento ao que aprendia na escola e hoje me sinto satisfeito com o aprendi mas nunca deixei de estudar e até de rever velhos assuntos.
Optei por iniciar o curso desde o nível básico e não me arrependo. Há palavras simples, expressões fáceis e construções gramaticais que uso até hoje, além de um vasto vocabulário que muitos alunos tido como avançados desconhecem (sim, há pessoas que se preocupam com o que é difícil mas não sabem escrever números, por exemplo).
A partir do nível intermediário percebi que possuía uma bagagem considerável pois conhecia os tempos verbais dos verbos mais usados, algumas expressões idiomáticas e já possuía um bom vocabulário, acima de 2.000 palavras. Nunca dei atenção ao número de palavras que conheço mas uma dica que coloquei em prática foi a de procurar aprender ao menos uma palavra ou expressão todos os dias. É importante incluí-las em textos ou mesmo em conversas para não esquecê-las.
Existem várias formas de iniciar os estudos e aqueles que já estão no nível avançado ou que já são fluentes possuem experiências pessoais para compartilhar e enriquecer o fórum. Ouvi de um professor que os alunos são cientistas e por isso nunca param de estudar e sempre buscam o autoaprendizado como ferramenta de desenvolvimento das quatro habilidades fundamentais da língua estrangeira que se estuda. E é verdade, viu, podem apostar.
O segredo é estudar por prazer, porque gosta da sonoridade, da leitura de livros e revistas, dos programas esportivos, seriados e noticiários. O número de palavras nunca será suficiente para esse tipo de aluno ou mesmo professor pois os mais aplicados sempre buscam o aprimoramento para falar e escrever como um nativo. Estou certo de que encontrará seu caminho. Bons estudos.