Bem, antes de qualquer coisa, é preciso dizer que aprender inglês sozinho (autodidata) não é nada fácil, muitos que começam a fazer isso desistem e procuram cursinhos. Por falta de tempo e dinheiro, fui estudando, fui pesquisando, perguntando dicas, sendo chato mesmo, vale lembrar o seu objetivo final: aprender inglês, falar inglês. Foque no seu objetivo final.
Vou compartilhar com vocês, que ainda estão aprendendo ou querem aprender inglês, algumas dicas que adquiri ao longo desses 7 meses estudando inglês sozinho, com a ajuda de amigos e a principal ferramenta: a internet. Na internet existem diversas formas de aprender inglês: baixando programas, lendo notícias, assistindo vídeo-clipes, ouvindo podcast (Publicação de arquivos de áudio que podem ser transferidos e ouvidos no computador ou num tocador de MP3 portátil).
Eu peguei a dica legal, se você quer aprender inglês, você precisa pensar que está nascendo agora em outra língua, esqueça o português, finja que você acabou de nascer. Bem, comecei a pensar: “Realmente isso faz sentido”. Imaginemos agora que você esta vendo uma cadeira a sua frente. Se você quer dizer que aquela cadeira em inglês é “chair”, você não deve pensar: aquilo é uma cadeira e cadeira em inglês é “chair”. Quando você ver uma cadeira, o seu cérebro deverá dizer automaticamente que aquele objeto é “chair”. Realmente essa maneira de pensar está melhorando muito meu aprendizado.
Alguns passos importantes para aprender inglês
1 - A Partir de agora escutar ligq, china232, eslpod, cnn, bbc, etc. deverá fazer parte do seu cotidiano, não é nada fácil, mas esse é um sacrifício que deverá ser enfrentado daqui para frente.
2 – Repita imediatamente diversas frases COMPLETAS que você lê e ouve todos os dias.
3 – Leia muita coisa em inglês, revistas, sites, jogos etc. Marque as palavras que não conhece e depois do estudo, veja o significado e monte frases para a nova palavra fixar.
4 – Revise todo o conteúdo que você ouvir, repita e leia durante o tempo de estudo.
5 – Escreva as novas frases que você aprendeu sentenças e etc. isso irá ajudar no seu vocabulário.
6 – NÃO LIGUE MUITO PARA A GRAMÁTICA. Lembre-se para você aprender sua lígua materna você não estudo primeiro antes de falar, certo? Então procure a gramática raramente, apenas para tirar uma dúvida pequena. Caso a gramática não supra sua dúvida, procura a ajuda de um colega.
7 – Comece a pensar nas coisas em inglês, ouça bastante em inglês. Aí vai uma dica importante: Assista a um filme por dia (Áudio em inglês e legenda em inglês), não se preocupe em entender a tradução do filme, preste apenas atenção na forma em que eles falam as palavras e montam as frases, isso está me ajudando muito. Para aqueles que estão iniciando, coloque o áudio em português e legenda em inglês, assim você verá como determinada frase em português é falada em inglês.
Isso é praticamente uma imersão. Estou aprendendo muito com isso. Para praticar uso o sharedtalk, facebook, myspace, icq, livemocha, skype. Já conversei com vários estrangeiros, da Rússia, China, Argentina, Porto Rico e Inglaterra. Se você não tiver um headphohe, compre logo um, é primordial ter. É incrível quando você começa a entender/pensar em inglês.
Resumindo tudo:
- Você vai precisar de empenho.
- Esquecer o português. Você está nascendo em outra língua. Não se preocupe com as diferenças gramaticais.
- Não traduzir palavra por palavra, pense no contexto.
- Ouvir, ler e treinar todos os dias. Não se esqueça dos filmes
- Pedir ajudar dos colegas, seja chato assim com sou, lembre-se do seu objetivo: APRENDER INGLÊS.
- E o mais importante de tudo, nunca desista, não pense que você é capaz, se eu estou aprendendo aos poucos, você também vai aprender também. Ninguém aprende nada da noite por dia, seu aprendizado pode durar meses e mais meses, vai depender apenas de você.
Para aqueles que queiram deixar mais sugestões e/ou críticas, eu ficarei no aguardo de seus comentários, pois ainda estou aprendendo.