TO + infinitive ou TO + -ING

Já estou careca de saber que depois de preposições, usa-se gerund: "I can't live without breathing", "I dream of getting rich" etc.

Porém, em "I was walking home, but I stopped to answer the cellphone", "answer" não está vindo depois de uma preposição, "to"?!
Sei que não ficaria nada sonoro dizer "I stopped anwering", até porque mudaria o sentido: "Eu parei de responder". Sei que o "to", nesse caso, traz o sentido de "purpose". Sei tudo isso. Mas já estou vendo meus alunos perguntando "Mas, teacher, "to" não é preposição?"

E aí, como faço?!

Grata!

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
1. O post a seguir pode ser bastante útil:

Como usar "stop" corretamente

2. Quando indica "finalidade" o "to" não faz necessáriamente que o verbo seja acrescido de "ing".

I went there to help.
We bought it to travel.
They studied to get rich.
Telma Regina 9 65 608
Nesse caso o "to" é parte do infinitivo "to answer" e não uma
preposição. Assim como em outros exemplos:
"They decided to go out".
"I want to play tennis".
Marcio_Farias 1 24 214
Há casos em que, após um to, vai um -ing.

Exemplos:

Adriano Japan prefers cycling to walking in a big city like Tokyo.
Eteronildo prefers swimming to skiing.
We saw a busy Lucy and we knew she wouldn't probably get around to fixing the sink.
Severino looks forward to going to Orobó.
Não existem regras absolutas no inglês. Dito isso, a resposta para a sua pergunta é que usa-se to + infinitivo depois do verbo stop quando este tem o significado de parar para fazer outra coisa.

Ex: On the way home I decided to stop to watch the eclipse.

Ref. dictionary.cambridge