Curso de inglês online da Englishtown é bom?

Alessandro 3 13 98
Alguém aqui do fórum já estudou na Englishtown? Saberia falar um pouco sobre a metodologia de ensino da escola? Os pontos positivos e negativos? E se vale a pena estudar inglês nessa escola?

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
12 respostas
Ordenar por: Data
Assinei o plano Englishtown Private Teacher no início deste ano.

A pessoa que me vendeu o plano foi muito gentil, atendeu prontamente todas as minhas solicitações e tirou todas as dúvidas que eu tinha a respeito do contrato, pois havia algumas cláusulas sobre fidelidade e eu fiquei insegura, mas havia outras opções e só assinei quando me senti confortável com os termos e segura com a privacidade dos meus dados.

O valor da mensalidade pode ser paga com cartão de credito de 2 formas, lançando o valor total do curso de uma única vez ou parcelando em 12 vezes, onde a Englishtown lança mês a mês o valor da mensalidade.

Há dois tipos de contratos, o Englishtown Private Teacher 12 e o Englishtown Private Teacher 24, onde a diferença é basicamente o número de aulas privadas.

Assinando o pacote o aluno tem direito, além das aulas privadas a:
  • acesso à escola EnglishTOWN por 12 meses;
  • acesso por tempo ilimitado ao conteúdo de cursos da EnglishTOWN;
  • acesso a todos os cursos disponíveis, sendo que o usuário poderá cursar apenas 1 (hum) curso de cada vez, não havendo a possibilidade de inscrição em mais de 1 (hum) curso simultaneamente;
  • acesso às aulas de conversação em grupo com professores online, sendo um total de 360 aulas em grupo durante o período da licença;
  • acesso a 12 ou 24 aulas de conversação particulares com professores online durante o período de sua licença, a serem agendados de acordo com a disponibilidade de nossos professores; (depende do plano assinado)
  • uma redação por unidade de cada curso corrigida por um professor da EnglishTOWN;
  • 1 teste de fluência verbal online junto a um professor da Englishtown;
  • acesso ao curso preparatório do TOEFL e TOEIC, incluindo 3 (três) simulados de cada um dos exames;
  • acompanhamento mensal por telefone personalizado através de tutor da Englishtown;
  • Kit do aluno incluindo os seguintes itens: fone de ouvido com microfone integrado, manual do usuário e guia gramatical; (itens enviados como brinde, mas no caso de cancelamento antecipado do curso é cobrada uma taxa no valor de R$ 90,00 referente ao reembolso das despesas de envio e manuseio do brinde)
O cancelamento pode ser feito tanto pelo site quanto por telefone, mas está condicionado a seguinte tabela:
Solicitação de cancelamento Reembolso e quitação Kit do aluno
Até 14 dias depois da data de início do curso: 100% de reembolso do valor pago pelo curso.
Do 15° dia ao 90° dia depois da data de início do curso. Permitido com a quitação de 50% do valor total do curso.
A partir do 91° dia depois da data de início do curso. Não é permitido o cancelamento.

Estou postando essas informações, antes de começar a falar sobre o curso porque acho importante que as pessoas interessadas leiam o contrato e conheçam as cláusulas, no meu caso eu não tive qualquer tipo de problema, e estou super satisfeita com o curso.

O Curso:
Dentro do ambiente de estudos da Englishtown o aluno tem acesso a uma vasta quantidade de atividades interativas com recursos de áudio e vídeo, os exercícios são ótimos e englobam compreensão auditiva, conversação, leitura, e escrita de forma dinâmica e eficiente, mas vale lembrar que é um curso onde você define seus horários, você tem que entrar e estudar, pois não vai ter horário fixo e nem professor cobrando que você faça as tarefas, também não há horários definidos.

As aulas de conversação acontecem a cada hora cheia e você pode fazer a hora que quiser, geralmente participam das aulas uma média de 10 alunos, de todas as partes do mundo, com os mais diferentes sotaques, uma coisa curiosa é que há sempre orientais e brasileiros, os professores são nativos, mas a aula é bem legal, nas primeiras vezes a gente se sente muito inseguro, mas depois a gente pega o jeito e fica tudo tranquilo. Há recursos para levantar a mão, aplaudir e concordar com a resposta da outra pessoa, os professores geralmente estimulam bastante a participação dos alunos, mas tudo é feito de forma bem tranquila. Os alunos podem ser solicitados a responder perguntas, ler textos ou dar sua opinião, como eu disse, no início é complicado, mas depois você percebe que todo mundo ali está aprendendo e que aqueles que estão arriscando estão tendo a chance de aprender mais.

Outra coisa que vale destaque é a aula de redação sobre tudo que se estudou naquela lição, geralmente é pedido que você escreva entre 70 e 100 palavras, essa redação é corrigida por professores nativos que explicam direitinho tudo que você errou para que você refaça e aprenda. Abaixo um modelo de redação corrigida por um professor nativo:
Hello :
I am an Englishtown writing teacher. I read and corrected your writing. Your work is excellent! I hope to see more great work from you.

Topic:Trying a dangerous sport
Write 70 - 100 words

Your writing with Corrections

Hi Carlos,

I'm writing this email because I just receive (VT)(>>received)a call from (AR)(>>a)skydiving course. I know you love skydiving, but I can't try it.
I am very embarrassed to admit it, but I'm afraid of heights(SI)(>>height). I'm sorry, but I can't to(D)(>>) climb a chair. I guess I have more fear of heights(SI)(>>height) than I have of (D)(>>)cockroaches and you know, I hate cockroaches.
My idea: We(C)(>>we) can go (MW)(>>to) see the sunset on the beach and see people jumping from gliding.

See you there at 5:30 pm. Don't be late.

Hugs,

Patricia


For the editing marks that I used show an incorrect word or phrase, please refer to the list at the end of this document

Overall Teacher Comments
Dear student, thank you very much for writing to your friend. It was very interesting to read. It is a pity that you wouldn't take the sky-diving lesson. If I were you, I would take it with no further thought. Your writing is well structured and easy to read. I have read through and there are a few corrections that I need to make. You have obviously put in a lot of effort and have edited your work before submitting it. Please focus on the simple past tense. EX: I have read through and there are no corrections that I need to make. You have obviously put in a lot of effort and have edited your work before submitting it. Also, pay attention to singular nouns, ex: but I'm afraid of heights(SI)(>>height). Enjoy your studies online with Englishtown. Good luck with the work to come.

Writing Grade:93

Kind regards

*************************
Writing Editing Remarks
AG=agreement(I AM, she IS)
AR=article (a, an, the)
C=capitalisation
CO=combine sentences
D=delete
EX=expression or idiom
I(x)=insert x
MW=missing word
NS=new sentence
NSW=no such word
PH=phraseology
PL=plural
PO=possessive
PR=preposition
PS=part of speech
PU=punctuation
SI=singular
SP=spelling
VT=verb tense
WO=word order
WC=word choice
X>>y=change from x to y
HL=highlight
Unidades e lições
O curso da Englishtown está dividido em níveis, são eles: introdução ao inglês, iniciante, elementar, pré intermediário, intermediário, intermediário avançado, pré avançado e avançado. Há pelo menos duas unidades para cada nível, essas unidades são dividas em lições, cada unidade possui 8 lições, ao final de cada lição há um teste e no final de cada unidade você tem direito a imprimir seu certificado de conclusão da unidade.

O tempo sugerido pela Englishtown para a finalização de cada lição é de pouco mais de 8 horas, é claro que dependendo do tempo, do rítmo e da dedicação de cada um, cada pessoa pode demorar um pouco mais ou um pouco menos em cada lição. Vale também lembrar que uns vão acessar todos os dias enquanto outros vão ter espaços mais longos entre seus acessos;

O curso também te dá direito de estudar cursos específicos para algumas áreas, simulados e acesso ao baco de redações de todos os alunos. Há também laboratórios de pronúncia e gramática, tradutor, cartas comerciais e um banco de vídeos que abordam vários assuntos.

A qualquer hora dentro do curso você pode fazer um teste de fluência ou então mudar de curso, indo pra frente ou para trás, acessando os cursos específicos ou os preparatórios, há relatórios de performance e de aproveitamento e também um calendário onde você pode montar seu plano de estudos, definindo as aulas que quer fazer, os dias e os horários. As aulas de redação e conversação são pontuadas e cada aluno recebe um comentário individual sobre sua performance durante a aula, há uma página exclusiva de onde o aluno pode acompanhar suas participações, notas e comentários. Na página de "minha conta" o aluno tem acesso a todas as informações sobre seu curso, informações financeiras, controle de privacidade, ajuda, verificação técnica e fale conosco. Há também uma comunidade online, onde os alunos podem adicionar e trocar e-mails com outros alunos de qualquer parte do mundo.

O curso é muito completo, o tempo todo você tem total controle e acesso a tudo, o progresso pode ser visto imediatamente após fazer uma atividade e você pode assistir os vídeos e refazer os exercícios quantas vezes quiser. Os textos são muito ricos, há vários vídeos e também há em cada lição um link externo, que aborda o assunto da lição a partir de um site real, da internet, essa parte é bem intensa, porque depois de acessar o site e ler o artigo solicitado há um teste. O curso pode ser bem cansativo, por isso é importante ter um bom planejamento, estar confortável, fazer intervalos entre as atividades e ter calma.

No mais acho que é isso, na minha experiência está valendo muito a pena, é caro e você tem que assumir um compromisso de 12 meses, mas acho que se você é comprometido, dedicado e tem tempo livre vale a pena, agora se não tiver qualquer um desses 3 fica mais complicado.

Espero que apreciem as informações!
Eu comecei a fazer o curso Private Teacher e também posso dizer que é muito bom.

Como a nossa amiga patriciasrv disse, depende muito é do seu comprometimento e acho que isso é em qualquer escola. Eu não acredito que se você faz um curso de inglês presencial de 3 horas por semana você vai alcançar fluência, para isso você também precisa estudar em casa.

Na minha opinião está cheio de métodos e escolas de ensino prometendo fluência mas isso é balela. O melhor método é estudar muito, esse sim funciona.

O bacana da Englishtown é que como o material e as aulas são online, você tem o seu material a qualquer hora a qualquer lugar. Outra coisa bacana é que os professores são focados em comunicação e não pronuncia perfeita. Então deixam que os alunos falem, dessa forma as pessoas aprendem por que não se travam.

Nas aulas presenciais muitas vezes os professores fingem não estender o que falamos (algumas escolas) por que a pronúncia não é 100% e isso trava as pessoas. Eu acho isso arrogância e só comecei a aprender quando perdi o medo de falar errado.

Uma dica que eu gostaria de deixar e tenho certeza que muita gente vai criticar mas que funcionou comigo é que na Englishtown existe uma comunidade disponível também para quem não é aluno. Bem eu conheci 2 Chinesas e 1 Tailandesa. Elas também estão aprendendo, então começamos a praticar juntos no Skype.

Muita gente já me disse que é ruim ficar praticando com quem ta aprendendo, mas eu comecei a praticar com elas e meu inglês deu um salto. Ai você diz: "Melhorou com elas que também falam errado", mas eu digo que não pois a minha professora particular da EnglishTown disse que eu melhorei muito a pronuncia e eu melhorei também a minha compreensão auditiva.

Finalizando eu conheço muitas pessoas que estudam há 5, 7, 10 anos ou mais e não falam nada. Isso na minha opinião ocorre porque a ideia delas está errada, pois ninguém vai te ensinar a falar inglês. Inglês você aprendi sozinho tira as duvidas e pratica com o professor.

Bem, espero ter ajudado.
Vou fazer um pequeno Relato da minha experiencia, o que estou achando bom e ruim na escola.

Bom, primeiramente queria dizer para quem está em duvida para qual escola de inglês ir ou para qual trocar é Pesquisar e VOCÊ comparar os lados bons e ruins, pois se você for na opinião apenas de uma pessoa que cursou e gostou ou de apenas uma que cursou e nao gostou é a pior coisa, pois cada um olha de um jeito, aprende de um jeito. vamos começar entao:

Tempo de curso: Estou fazendo inglês na Englishtown a 3 meses e meio.
Já cursou inglês em outra escola? Sim, fiz 2 meses no Fisk, fazia 1x por semana.

:) Lados Positivos que acho da escola, que pelo menos é positivo pra mim:

- Flexibilidade: Trabalho de Segunda a sexta, chego em casa por volta das 19:30 e entro praticament todo dia para estudar, pelo menos 40 minutos por dia, as vezes chego e já entro em uma aula em grupo pra mim ir treinando melhor meu ouvido e etc... esse pra mim é um dos principais pontos da Englishtown, pois mesmo se vc só puder entrar aos sabados e domingos é você quem faz seu tempo de estudo e tal, já na maioria das escolas não: você tem que se encaixar e meio que é forçado a aprender o que os professores estão passando.

- Metodo de Ensino: Os exercicios diários parece que são inuteis, tem a parte de gramatica, vocabulario, redação e conversação, são exercicios bem simples, porem elas são absorvidos facilmente e tambem para ser lembrada. antes de eu começar o curso eu li um depoimento de uma menina que disse que em 3 meses já conseguia falar tudo o que fazia diariamente com esse metodo, eu dei risada, mas agora sei do que elá está falando.

Aulas em Grupo: Os exercicios tambem sao bem simples, mas o ponto forte disto é que os professores são 100% nativos, as vezes mesmo que vc nao entenda alguma palavra que ele fala na hora, da pra pegar o jeito que ela é falada e da para entender o contexto, o que ele quer dizer, isso tambem é muito bom.


:| Pontos Negativos

Duvidas: O unico ponto negativo que eu vou citar é pelas duvidas. ás vezes se você não entende alguma coisa mesmo se pesquisar em algum lugar. se surge uma duvida ai é a hora de perguntar a alguem o porque daquilo e etc... esse pra mim é o unico ponto negativo.


Finalizando:

Pretendo fazer intercambio daqui uns 1 ano mais ou menos, antes de eu ir pro exterior vou fazer algumas semanas de aulas particulares pra mim ser avaliado, pois a Englishtown é muito boa, mas mesmo assim, quero um opinião pessoal de um professor antes de ir pro exterior.

É isso ai, estou afim de trocar experiencias, quem também estiver afim, por favor mande msg aqui no fórum.
Estou na Englishtown desde May e estou achando ótimo. Fiz o pacotão com 100 aulas particulares e são ótimas para mim pois eu tenho vergonha de falar inglês. Eu penso em inglês, entendo e sei como formar as frases, mas sempre tive vergonha em falar. Está me ajudando muito com isso!! Já fiz Wiseup, British and American, Wizzard e Cultura Inglesa. Estou tendo muito mais retorno com a Englishtown e estudando sozinha. Não me atenho somente aos ensinamentos da escola. Assino vários podcasts no iTunes e a parte de gramática apelo pro English Experts!!!!
Já fiz muitos cursos de inglês e durante muito tempo pesquisei sobre a Englishtown e ficava na dúvida se realmente valia a pena. Pesquisei, pesquisei e pesquisei. Até que resolvi me matricular. Depois que comecei o curso me arrependi. Me arrependi de ter passado tanto tempo pesquisando, se soubesse que era tão bom teria iniciado antes. O curso é exatamente o que sempre busquei em relação ao aprendizado da língua inglesa. É sem dúvidas o melhor curso, não só online mas deixa muitos presencias no chinelo.

Você faz as aulas todos os dias sem limites. Há orientações ao vivo para explicar o uso das ferramentas. O curso é disponível também em tablet, diferente de outros cursos online. Pode fazer aulas de conversação em grupo todos os dias com professores nativos, o que na escola comum é muito limitado e poucos professores nativos. Enviam headset de ótima qualidade para que possa participar e aproveitar o máximo dessas aulas

Como as aulas são em áudio o seu listening melhora muito, diferente das aulas presencias que você pode fazer uma leitura labial e os professores gesticulam bastante. Há muitos exercícios para prática de pronuncia que você grava a própria voz e treina para aproximar ao máximo da pronúncia nativa. Minha pronúncia melhorou muito com os exercícios.

Os professores são atenciosos e dão feedback. Se ficar com alguma dúvida nas lições que fazemos sozinhos é só enviar a eles que logo mandam uma explicação. Inclusive alguns professores até informam o email particular deles para contata-los sobre alguma dúvida. Dá para notar que eles acompanham o desempenho no curso, pois sempre registram um feedback no seu perfil, apontam onde estamos bem e o que precisamos melhorar dando dicas para isso. Fazemos redações e enviamos, os professores rapidamente corrigem e dão feedback.

Nas aulas de conversação em grupo deixam o aluno bastante à vontade e depois registram um feedback do seu desempenho na aula. Essas aulas iniciam a cada 1 hora e ficam disponíveis 24hs, ou seja, há muita disponibilidade para fazer conversação todos os dias. Coisa que as escolas presenciais não oferecem. Além das aulas em grupo há a aula particular com o professor que é agendada e o foco é você. Há chats com os alunos e você faz amizades com gringos e brasileiros interessados em praticar a língua. Há atividades extras interativas para prática, laboratórios de gramática e pronúncia.

A flexibilidade de horário é um ponto muito importante, pois além do horário que o aluno se programa para estudar dá para aproveitar um tempinho antes do trabalho, no horário do almoço, etc.

Para quem já tem um bom nível de inglês há cursos específicos para áreas jurídica, técnica, médica, indústria, TI, business, viagem, etc.

Em SP, e acredito que no Brasil, eles agendam algumas atividades presencias com os alunos como happy hour, coquetel, etc com presença de professores nativos para socializar os alunos.

E por tudo o que a escola oferece o custo é atrativo.

Realmente o único ponto negativo que vejo é se o aluno não tem disciplina, pois o horário é você que faz. A vantagem de um curso presencial para esse tipo de aluno é que ele tem que cumprir o horário marcado.

Englishtown recomendo deveras!
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Gostaria de saber daqueles que já cursam a Englishtown como são realizadas as aulas particulares. Elas seguem uma sequência específica de lições ou é apenas um bate-papo com o professor?

Muito obrigado.
Dawison Barcelos escreveu:Gostaria de saber daqueles que já cursam a Englishtown como são realizadas as aulas particulares. Elas seguem uma sequência específica de lições ou é apenas um bate-papo com o professor?

Muito obrigado.
Dawison, estou a 1 semana usando a metodologia, e fiz algumas aulas em grupo(free*) e hoje a primeira aula particular(paga*).

Vou descrever o que eu achei da primeira aula particular que acabei de fazer:

Nas aulas em grupo(Free) existe a opção de solicitar um professor bilíngue para alunos iniciantes, e isso é muito bom. Porém, as aulas que participei tinham 6 alunos, e o professor interage repetindo a atividade uma vez com cada aluno, logo você escuta a lição que acabou de fazer outras 5 vezes, desperdiçando um pouco o tempo da aula que gira em torno de 45 minutos.
Ou é o último a praticar, e após escutar a resposta dos outros 5 alunos, já não existe nenhuma dificuldade em trocar os adjetivos ou substantivos de sua escolha.

Na aula particular(paga), me parece que não existe a possibilidade de escolher um professor bilíngue, visto que quando agendei a minha não tinha onde marcar essa necessidade.
No meu caso, ainda estou na categoria Iniciante, logo, minha distinção e compreensão de palavras/frases complexas não é muito boa, já pode imaginar que desperdicei boa parte da minha aula com frases "sorry, i did understand" "Can repeat slowly". =<
Imagino que as aulas particulares sejam voltadas a alunos mais experientes que já tem certa experiencia em conversação, e buscam praticar a pronuncia correta.
No momento do agendamento da aula particular o aluno pode escolher o tema que mais lhe atrai, mas notei que não existe um tema específico para a gramatica, mas somente temas relacionados a situações do dia-a-dia.
Ex: indo ao médico, questionando o preço, descrevendo sua rotina, e etc.
Logo de início imaginei que estas aulas particulares seriam mais flexíveis, que fosse o momento certo de questionar mais profundamente o motivo de certas regras, como entender melhor sobre substantivos contáveis e não contáveis, obter feedback sobre sua pronuncia, e onde trabalhar para corrigir. Mas não era nada disso.

Resumindo, solicitei meu downgrade para o pacote básico que é o Online School, e não contempla aulas particulares, que no meu caso eram 24+6(bonus), por R$ 200,00. Contra 139,00 do plano básico(Online School).

Pretendo retomar as aulas particulares sim, mas somente daqui a alguns meses, de início não recomendo que alunos de nivel iniciante peguem o pacote com aulas particulares, mas cada um tem sua opinião.

Espero ter tirado algumas dúvidas, e ajudado na decisão de fazer ou não as aulas particulares, pois o curso em sim é muito bom.

Abs.
Pessoal, boa noite. Me matriculei na Englishtown em fevereiro/2014 e confirmo o que os colegas acima disseram.

O método de ensino é excelente. Tem bastante conteúdo e sempre muito bem direcionado. O aluno acaba aprendendo nas situações do dia a dia. Cada lição tem um vídeo mostrando uma conversa do cotidiano (no local de trabalho, em casa, etc).

As aulas em grupo são realmente boas, com professores bilígues das 20:00 às 23:00 horas. Fora esse horário, os professores são nativos (ontem fiz uma aula com uma professora da África do Sul, mas tem professores americanos, britânicos, australianos, etc).

Fiz o plano Private Teacher com 12 aulas particulares por Entrada de R$ 100,00 + 11x R$ 180,00 no cartão de crédito.

Como o colega Willian Álvaro citou, estou deixando as aulas particulares para quando eu tiver mais segurança em conversar com um professor em sua língua nativa, o inglês.

God bless you.
Wislley
Assinei o curso da englishtown através do uol. Tenho aprendido muito, costumo dizer que só o curso não irá fazer milagre. O englishtown tem uma metodologia bastante interessante o estudo não fica cansativo, eu tenho usado o Englishtown juntamente com o aprendizado de inglês através de collocations e meu aprendizado tem evoluído muito.
Estou adorando o curso.
Pois acabado adquirindo conhecimento, e tem os videos o laboratorio de gramática.
O atendimento é otimo da escola e a aula em grupo tem como desenvolver bastante, quando eu fiz a aula particular me ajudou nas expectativas , pois a professora informou os pontos fortes e fracos que tenho que melhorar, vale a pena o investimento.
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Olá,

Fiz o curso da Englishtown por 2 anos e 6 meses (2012/começo de 2014), para mim não funcionou muito bem, a pessoa tem que ser muito autodidata, e ter tempo disponível, as aulas são bacanas os professores também, as lições achei maçante pois eram muitas e repetitivas, o meu maior problema é a vergonha de falar errado, então acabava utilizando o bing tradutor durante as aulas online em grupo/particular.
Mas se você faz tudo certo creio que funcione sim,parei no nível Pre-Intermediário II.

Abs.
Sobre as aulas em grupo um colega falou antes que cada turma tem em média 10 alunos: acho q a média é menor, cerca de 5/6 alunos, mas em todo caso quando a turma tem mais de 4 alunos eu saio da sala, espero uns 2 minutos e entro de novo até ser colocado numa turma com no máximo 3 alunos, contando comigo. Das 5 últimas aulas a que assisti, em 4 vezes eu consegui ficar sozinho na sala com o professor (pq muitos alunos saem ou simplesmente ficam apenas ouvindo): ou seja, acaba sendo uma aula particular. :D

Prós:
- os módulos são bem organizados. Para quem quer apenas um roteiro de estudo - para não ficar sem rumo ou lacunas na formação - mas ao mesmo tempo quer imprimir um estilo mais pessoal de estudo (como é o meu caso) é ótimo.
- as ferramentas são muito boas, basta ter disposição para usar;
- só professores nativos (há quem ache isso um contra rsrs);

Cons:
- cada aula em grupo tem um professor diferente; as particulares vc pode escolher o professor (o problema é achar um com quem vc se identifique mais e que tenha horários disponíveis);
- tipo de curso ruim para quem não tem espírito autodidata;
- Sotaque dos atores dos vídeos q norteiam cada lição é britânico; (isto é, pra quem quer se aperfeiçoar no BrE é ótimo :) Para as demais atividades envolvendo só áudio a pronúncia é mais próxima do AmE. Eu diria que fica meio a meio.
- O mecanismo de checagem de pronúncia não é lá essas coisas. Rejeita pronúncias certas e aceita absurdos.