Either x Neither: Como utilizar

Jedson 2 2
Existem algumas formas em inglês de concordar ou discordar de coisas ditas por outras pessoas. Podemos usar várias formas de estruturas verbais que definem esse tipo de concordância. Começamos pelo fato de que as frases em inglês podem ser de três formas: afirmativas, negativas e interrogativas.

Podem também ser feitas em qualquer tempo verbal. Existem algumas palavras que são usadas para descrever esse tipo de ação. São elas EITHER / NEITHER. Essas são as duas maiores formas de dizer que concordamos com frases afirmativas (either) e negativas (neither).

Para frases afirmativas usamos a palavra either e mais algumas outras formas que veremos nos exemplos a seguir.

Exemplo: I am a student. (frase dita por alguém)
I am, either. (a frase que usamos para concordar com a frase dita anteriormente).

A palavra either concorda com frases afirmativas e é colocada no final da frase com a qual concordamos e antes dela colocamos a pessoa que concorda + o verbo correspondente da frase anterior.

Algumas outras formas de concordar com a mesma frase são:
Exemplo: I am a student.
  • So am I.
  • Me, too.
  • I am a student, too.
  • I am also a student.
Quando concordamos com uma frase negativa, a estrutura muda de forma e de vocábulo.
Exemplo: I am not a dentist. (frase dita anteriormente por outra pessoa)
I am not, either. (quando concordamos com a frase negativa)

Como para as frases anteriores, essas formas também têm variações.
Exemplos: I am not a dentist.
  • Neither am I.
  • Me, neither.
Podemos concordar também com frases em outros tempos verbais e com verbos diferentes do “to be”.
Exemplo: I can speak English.
  • I can, either.
  • I like chocolate.
  • So do I. (Veja que neste exemplo o verbo é usado na primeira pessoa do presente simples e, portanto, não usa
    Auxiliar em sua forma afirmativa e então assumimos que o auxiliar de presente seja “do”, que é a forma usada de concordância.)
- I traveled last weekend.
- Me, too.

Existem também as formas de concordância de frases negativas, utilizando-se das formas apresentadas acima.
Para este exemplo é usada a mesma regra do tipo de concordância das frases afirmativas. Usa-se a palavra “neither” seguida do auxiliar “do” indicativo do tempo verbal (do, does, did) e a pessoa que concorda com a frase dita anteriormente.

Exemplo: I didn’t study yesterday.
  • Neither did she.
  • I won't go to the party.
  • He won’t either.
Vale lembrar que podemos usar outras pessoas concordando com as frases anteriores quando nos referimos a terceiros.
Podemos usar várias formas de deixar mais claro aquilo que queremos expressar.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Olá, amigos! Tenho uma dúvida em relação ao tópico Either x Neither. Quando eu concordo com a pessoa, seja positiva ou negativamente, utilizo essas formas.
Ex.: I never wake up late on Saturdays, and neither does Maria.
I am always hungry in the mornings and so is Maria.

Mas e quando a pessoa não concorda com a minha opinião, seja ela é positiva ou negativa? Também utilizo essas mesmas palavras?
Ex.: I am always hungry in the mornings. I'm not.

Como ficaria essa frase? I'm always hungry in the mornings but Maria neither?

Obrigada!
Either e neither são usadas como forma de concordar, seja com algo afirmativo ou negativo. É diferente de discordar.
Pra facilitar, acho que vc pode pensar nessas palavras como se fossem uma forma de "também".
Não da pra usar "também" quando vc ou alguém discorda. No seu exemplo não da pra dizer "eu estou sempre com fome, e a Maria também não" porque naobfaz sentido certo? Mesma coisa com o neither, não cabe nessa frase.
Ate agora entendi sobre o either e neither, mas nessa frase que encontrei em um livro me deixou com duvida, alguem poderia explicar sobre o either no final da frase, se for pra concordar, com qual pessoa ele esta concordando.

In Europe people are either honest with you or they lie to you; in England people almost never lie, but they are almost never quite honest with you either.
Marcio_Farias 1 24 214
Não concorda com o they, mas se refere à ação praticada por eles. "They ... either."
luciano2015 escreveu:Ate agora entendi sobre o either e neither, mas nessa frase que encontrei em um livro me deixou com duvida, alguem poderia explicar sobre o either no final da frase, se for pra concordar, com qual pessoa ele esta concordando, ,,

In Europe people are either honest with you or they lie to you; in England people almost never lie, but they are almost never quite honest with you either
Olá Luciano, eu vi esse video e gostei muito talvez o ajude.

Either (uma coisa ou outra)+ or
Neither (nenhuma das opções) + nor
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Amid much controversy, notar que o (n)either, no começo das frases, pode exigir o verbo no singular ou no plural. (Na maior parte dos casos, exige o verbo no singular, pelo pouco que pude ver na Internet.)

Ex.:

Neither of them know/s enough to tell if neither takes a singular or plural verb.
Either of them know/s enough...