CAE x FCE

É o seguinte, estou para fazer minha certificação proximo ano e meu professor disse que se eu me dedicar posso tirar o CAE, mas eu tenho receio e penso em garantir o FCE e pronto.

Meu objetivo é pra ter no curriculo e quem sabe um dia estudar fora do país, pois tenho familiares na europa.

Vocês recomendam o quê?

Quem já fez o CAE, sabe dizer se é tão mais difícil que o FCE?

:D

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
8 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
1 1 19
Olá!

Já dei uma olhada nas provas do FCE e na minha opinião, a diferença de nível é bem grande. No entanto, prestar uma prova é sempre um desafio porque a gente nunca sabe o que vai cair. Por mais que você estude, quando a chega hora, sempre vai ter coisas que você não viu antes porque quando se trata de idiomas, o assunto é muito extenso.

Eu prestei o CAE sem ter feito o FCE antes e passei. Você também pode passar =)
Mas se você só estiver fazendo essa prova para ter algo a mais no seu currículo, dependendo da área em que trabalhe, o FCE já é o suficiente.
Muitas profissões não requerem o conhecimento em um idioma estrangeiro. A não ser que você queira dar aulas de inglês ou o inglês seja relevante na sua carreira.

Com relação à estudar na Europa. O CAE é útil caso você queira fazer algum curso específico que necessite de uma qualificação, caso contrário, não faz diferença ter o FCE ou CAE.

Cada um tem um pouco mais de dificuldade em determinadas áreas do teste.
O speaking e o listening para mim foi moleza, mas o writing foi bem abaixo do que eu gostaria. Eu nunca fui muito chegada em escrever.

Aqui vai o link do site com alguns exercícios para você praticar: Exam preparation.

Cheers!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Olha, se vc nao esta tao seguro em relaçao ao seu nivel de ingles, e´ melhor prestar o FCE primeiro, ja que, para o pessoal da Cambridge ESOL, o CAE e´ para proficient users, so abaixo do CPE.

Eu fiz o CAE em dezembro passado, numa unidade da Cultura Inglesa e, embora eu tivesse praticado bastante e estivesse confiante num bom desempenho, passei apertado (Grade C, com 64/100 pontos). O Speaking test e´ complicado, porque o examinador espera que vc consiga manter um discurso sem interrupçoes ("ahn... omm.. er..." e outras pausas derrubam sua nota), o listening tem gente com sotaque de toda a Inglaterra (Scouse, brummie, etc), na parte de escrita, vc dificilmente tera tempo habil para revisar/corrigir seus dois textos...

Enfim, um conselho e praticar com os Mock tests, que estao disponiveis na internet - algumas escolas tambem oferecem esses testes e, assim, avaliar seu proprio nivel e ganhar confiança. O caminho mais logico e´ FCE -> CAE -> CPE, principalmente se o seu objetivo nao e´ imediato.
Hello!!!

Se tu quiseres vir para a Europa ter o CAE em seu currículo é muito valioso. As empresas aqui normalmente trabalham com fornecedores ou clientes de outros países e sejam eles franceses, espanhóis, alemães, etc. todos falam inglês...
Não sei se aí no brasil existe, mas aqui em portugal pode-se ter aulas preparatórias para esse tipo de exames. São cerca de 30 ou 35 horas apenas com assuntos que caem no exame e tens acesso aos exames anteriores.
Na minha opinião, muito válido.
Hi All

Warning: This is a long post about my experience with the CAE! It can become rather dull to read through it all, yet I hope it helps those interested in sitting for the exam.

Firstly, I have tried to post the link to the blog where I talk about a bit of my preparation for the CAE but apparently it is not possible to disclose my blog address here (By the way, my apologies to the administrators about it – I am “technologically challenged” and just realised I couldn’t do that by the time I received the 3rd warning in my EE account!) :oops:

Anyway, I have recently sat for the CAE (Computer-based) version and feel very strongly that I must share a bit of my experience with you guys:

I was a bundle of nerves prior to the exam. I always feel like that prior to any exam.

Regarding the writing paper, I felt somewhat guilty that I had not read the books recommended for 2012: Lord of the Flies and The Lighthouse. However, I promised myself I will be reading them at some point this year. Even though I did not do as I am preaching here, I am sure that reading the set texts give candidates an edge prior to sitting for the test.

The speaking paper took place on the following day. Even though I had prepared myself for the speaking exam and knew I was supposed to follow all those widely known tips such as using discourse markers etc, it felt so unnatural at the time I ended up being myself and just expressing my opinion whenever asked questions.

Note: I was careful not to use ''I think'' to express my opinion...This is a rule of thumb for this exam!(Even though we all know that natives use "I think" all the time :(

I sat for the speaking test with two other candidates, one from Colombia and the other from Switzerland. The candidate from Colombia did extremely well. It felt as if he was reading a book...He used all expressions such as However, Nonetheless, On the other hand etc...I was truly impressed!

The examiners kept a straight face at all times and it was nearly impossible to see through them! They left the impression I had "botched it up''. haha :roll:

Before the exam, I got into the habit of checking 2 websites on a daily basis.

Flo-Joe - Word bank for CAE and CPE;
http://www.flo-joe.co.uk/cae/students/w ... /pverb.htm

Splendid speaking (only the section daily colloquial expressions)

http://www.splendid-speaking.com/produc ... index.html

It takes less than 5 minutes and makes a world of difference in your preparation for the exam.

Funny thing is now I can't get out of this habit!

My main study source was “Ready for CAE”by McMillan (I only used the workbook for exercises)

I also printed some mock tests and other websites but my main component of my preparation was the book mentioned above.

To conclude, I would like to finish this post by drawing attention to the fact that no matter how high we have scored in any exam, we will always be learning and making mistakes.

When I was younger, I thought most people who passed this test “knew it all”.

Nowadays, I thankfully don’t hold such misconception simply because I've become aware that learning another language is a never-ending process. There is always a new expression, a new idiom, a new word you have never heard of and have to learn how to pronounce it from scratch.

I personally learn more and more every day and on making mistakes I see a golden opportunity to grow my knowledge of the language I love so much.

Hope it helps you guys.

If you have any question about the exam or would like to know more about my preparation for the CAE, please leave a comment or email me and I will be glad to assist.

Cheers! ;)
Minor correction: I also printed some mock tests and used other websites but the main component of my preparation was the book mentioned above (Ready for CAE).
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Carol123,

Yes,I'd like to ask you about the other parts of UoE (Open Cloze, e.g) and how did you manage the time during the Reading part?
Do you have any other tips for it? I have some problems with 3 and 4) :cry:

I've noticed it's been years since you accessed this page, but I hope you can read it and help me!
2 16 113
Estou pretendo fazer um teste de Cambridge em 2017, vocês acham que eu deveria fazer O FCE ou CPE? Acho que o CAE vai ser muito pesado pro meu nível(básico haha)..
1 10 100
Olá, OEstudantedeIngles

CPE é um teste de proficiência (Certificate of Proficiency in English), a ser realizado por quem está além do CAE (Certificate of Advanced English).
Sendo assim, recomendo o FCE.