LinguaLeo.com - Inglês online com diversão

Pessoal, trabalhei com ensino de inglês para Brasileiros durante alguns anos antes de me mudar para Moscou, Rússia (isso mesmo, vim morar num país para lá de frio com uma língua nada fácil para nós, tupiniquins) há quase um ano e meio. Aqui continuei trabalhando com línguas, lecionava português e inglês para os Russos e, atualmente, ainda moro na cidade - e continuo me matando consideravelmente para falar Russo. :) Em algumas de minhas pesquisas regulares sobre sites e webservices que me ajudassem nas aulas, encontrei o LinguaLeo.

O LinguaLeo.com (the original one is LinguaLeo.ru) me pareceu ser uma nova forma de aprender inglês online que eu, pessoalmente, não conhecia. Na Rússia e nos países da Comunidade dos Estados Independentes eles contam com nada menos que 1,8 milhão de usuários tendo apenas dois anos de existência e são líderes absolutos de mercado. O sistema de ensino online em si não é novo, mas o gamification implantado pelos caras foi o que mais me atraiu a atenção. Existe o "Leo", um pet que é responsável por determinar tasks e quests que auxiliam o estudante do nível básico ao avançado. Cumprindo esses tasks e quests, pontos de experiência são acumulados, o que faz o estudante avançar em levels e statuses. Bem bacana para a galera que curte um Role Playing Game (RPG). No site rola também uma moeda virtual (virtual currency) que são as almôndegas (meatballs). Fiquei surpreso ao entender que a mecânica não é alimentar o pet leãozinho com as almôndegas, mas sim com palavras ao estudar a partir dos conteúdos de vídeo, áudio e texto que se encontram disponíveis na Selva (ou, como eles mesmos gostam de falar, Jungle), uma das principais seções do site. As meatballs servem, na verdade, para "comprar" palavras - o usuário ganha 10 por dia por acessar o site. 1 meatball = 1 palavra adicionada ao dicionário pessoal. A ferramenta mestra parece ser o Dicionário, onde as palavras desconhecidas de todo o conteúdo podem ser adicionadas e traduzidas em contextos específicos.

Li recentemente aqui pela Rússia que o LinguaLeo está expandindo sua rede e o primeiro país fora desta região do mundo seria o Brasil, por isso achei bacana compartilhar com a galera daqui para saber se o feedback Brazuca é parecido com o dos "Russian fellows". O site já está disponível como lingualeo.com na versão beta. Ainda rolam alguns bugs, então não se surpreendam se encontrarem um ou outro trechinho perdido em alfabeto cirílico. :) Cada um deve encontrar o que acha mais interessante, mas outra coisa que me agradou foi ver que eles também são uma rede social, é só entrar na seção da Savana e sair buscando a galera (com direito a trocar uma ideia com os Russos daqui do outro lado do mundo) e, se alguém que você tenha convidado alcançar o 5º nível (são 59 no total), você ganha 100 meatballs. Ah, não podia esquecer, todas as ferramentas do site são free! Claro que existe o pulo do gato numa versão Gold para aqueles que queiram dar aquela aprofundada nos estudos e cursos direcionados, mas se a ideia é conhecer, é grátis e está valendo a pena de todo modo. Espero que ajude.

Hope you find it nice, guys!

From Russia with love! ;)

Fontes: lingualeo.ru; lingualeo.com

Apresentação do autor:

Meu nome é João Gabriel, tenho 26 anos, natural do Rio de Janeiro, professor de Filosofia e Línguas atualmente morando em Moscou. Já conhecia o englishexperts há algum tempo, mas nunca colaborei. Como desta vez achei interessante compartilhar algum material internacional vindo de um país, como nós, não falante de inglês e com características sociais bem parecidas, creio que seja uma boa contribuição. Existe um mundo de novidades que posso ajudar a distribuir daqui e, claro, inevitavelmente ele sempre passa pelo inglês.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Olá Gabriel,

Gostei muito do site, é bem divertido o conceito. Estava navegando no busuu e vi esse anúncio e gostei demais, googlei para saber sobre o site e encontrei esse tópico. Vou aproveitar enquanto eles não passam a cobrar tudo, como hj é o livemocha e o busuu.

Que bacana o site ser da Rússia, tem a versão dele para aprender russo? Estou estudando por conta própria e seria mão na roda.

Valeu pela dica!
Eu dei uma olhada nesse LinguaLeo mas por cima, pelo pouco que usei gostei bastante e é cheio de recursos, o mais legal de tudo isso é que ele complementa o busuu e o livemocha.