Como me tornar professora de inglês após intercâmbio?

Olá!

Acabei de voltar (há uma semana) de um intercâmbio de dois anos nos Estados Unidos e logo agora o que eu gostaria de procurar para trabalhar seria o cargo de professora de inglês em alguma escola particular. Mas também gostaria de entregar currículos em empresas para trabalhar em qualquer área que necessitem de alguém que fale inglês fluente. Mas estou perdida quanto a preencher meu currículo.

Eu não tenho graduação relacionada ao inglês no Brasil. Enquanto nos EUA eu fiz um curso de inglês (nível avançado) em uma Community College, e um de "Teaching English as a Foreign Language: Pronunciation", além de um curso prepatório para o TOEFL que foi muito bom, mas no fim não consegui fazer a prova do TOEFL. Fora isso, no Brasil eu fiz um cursinho de Administração (desses em escolinha particular mesmo) e as únicas experiências de trabalho que tive não foram registradas. Tive experiência também no laboratório de inglês (como assistente, mas na verdade eu cheguei até a dar aula algumas vezes) da escola que eu estudei inglês por 8 anos.

Meu inglês é realmente muito bom, enquanto nos EUA eu recebi inúmeros elogios. Eu só não sei como fazer um currículo destacando bem isso para que eu possa trabalhar numa área relacionada ao inglês, especialmente como professora porque eu gostaria de ser professora nesse momento. Alguma sugestão de como preencher meu currículo (já que tenho pouca, senão nenhuma, experiência profissional e não tenho graduação na área), como me apresentar quando for as escolas ou empresas, qual salário eu deveria ter como pretensão, outros benefícios que eu poderia obter nessa área, etc?

Muito obrigada!

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
8 respostas
Ordenar por: Data
Sra_Tradutora 6 77
The most important thing when you teach X is not whether you know X: it's whether you're a good teacher. Schools not only want to know that your English is good: they want proof that you're a good teacher and that you're qualifed to do that.

Maybe you could start by teaching English online. There are several language learning communities/platforms out there, including some where you can be a private tutor via Skype and get paid through Paypal. From there, you could get referrals from students (if you really are a good teacher), which might help you get a job offline.
Entendo! É um ótimo ponto. Obrigada!
Eu acho que a melhor opção é ir nas escolas de inglês mesmo e conversar com os diretores da sua vontade de dar aula. Em geral eles prezam muito quem morou fora e tem fluência, não importa muito sua experiência de trabalho no Brasil. As próprias escolas de inglês tem treinamento para novos professores, o que você pode se informar nas escolas quando vai acontecer e nesses treinamentos eles contratam professores pra escola.
Paz do Senhor,

Sou formado em Pedagogia porém trabalho com TI. Realmente a formação acadêmica regular é muito importante, pois aprende conteúdos que serão de grande valia para sua carreira.

Porém sugiro como a outra colega, pleitear uma vaga de emprego indo diretamente nas Escolas de Idiomas e procurar o Coordenador Acadêmico, você possui tem algo muito desejado no currículo: fluência + intercâmbio, muitos candidatos cursaram letras, mas não são fluentes e não fizeram intercâmbio. Mesmo que não tenha a formação acadêmica (pense nisso se quiser seguir carreira lecionando), vejo você em tremenda vantagem.

A didática para lecionar, pesquisando, conversando com alguns Professores e ouvindo alguns bons conselhos é algo adquirido com o tempo e uma boa escola com certeza terá um período de Treinamento.

Obrigado.
Se tiver um tempinho sobrando comece dando aula como voluntaria em alguma ONG, vai te dar um pouco de experiência em sem contar que uma experiência com trabalho voluntario pega super bem em qualquer currículo, as grandes empresas adoram. Tente dar algumas aulas particulares pessoalmente e pelo skype e principalmente inicie um curso de letras.
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
Olá, Dani,

Entendo suas dúvidas, pois também passei por isso quando voltei do meu intercâmbio, mas hoje dou aulas de inglês sem problemas, já a alguns anos.

Saiba que a maioria das escolas de inglês não requerem uma formação na área - como Wizard, Yázigi, CNA, etc - embora deem preferência para quem tem. Uma das coisas que mais procuram é experiência no exterior, e isso você tem de sobra. A razão pela qual buscam professores que já tenham morado fora é a habilidade deles não apenas com o idioma (que normalmente é melhor do que de quem nunca saiu do Brasil) mas também a vivência da cultura norte-americana. Saber fazer uma ponte entre a estilo de vida americano e o brasileiro é muito importante para dar aulas, para fazer com que os alunos compreendam as coisas no contexto de uso.

No meu currículo eu fui bem sincera. Coloquei apenas minha experiência profissional de estagiária (mais ou menos como a sua, no laboratório) e listei todos os curso que já tinha feito, bem como minha experiência no Canadá. Disse ainda que tinha disponibilidade para trabalhar de noite e nos sábados (porque isso é muito importante para essas escolas), e que buscava a vaga de professora de inglês.

Recebi uma ligação e fui fazer a entrevista. Depois, pediram que eu apresentasse uma aula experimental e deu tudo certo!

Agora, se os seus planos são para dar aula em uma escola regular (de ensino fundamental ou ensino médio), então é necessário que você tenha licenciatura em Letras-Inglês.

Espero ter ajudado, um abraço!

Monique Rodrigues
Primeiramente, eu acho que você deveria começar a fazer uma gradução na área, só para garantir seu salário mesmo (pode ser destas à distância), pois conhecimento você parece ter de sobra. Não posso dizer que será fácil para você encontrar um emprego, já que escolas publicas tem que seguir uma programação pré-estabelecida pelo estado. Mas não será difícil para você encontrar um emprego em escolas particulares não. Você já tentou dar aula em cursos de Inglês? Eu, por exemplo, conheço um cara que é super auto-didata, ele aprendeu Inglês sozinho e hoje dá aula no Fisck: ele ganha muito bem. A única exigência da escola foi que ele tomasse os 6 últimos meses do curso de inglês da mesma, para que ele pudesse pegar o certificado e trabalhar como professor. Só mais tarde é que ele fez um intercâmbio. Estou num intercâmbio na Australia agora também.

Espero ter ajudado,

Valdir.
Oi Dani,
Acabo de retornar de um intercâmbio na Austrália e estou muito tentado pela ideia de dar aulas em um cursinho! Gostaria de saber o desfecho da sua história :lol: