Gramática: estudar ou não estudar? quando estudar?

Comecei a estudar inglês de maneira séria há 4 meses, mas esse não foi meu primeiro contato com o idioma, pois sempre gostei de jogos digitais e a grande maioria deles não tinha tradução, então precisava me virar de alguma maneira. Senti uma grande evolução de alguns tempos pra cá,nada estrondoso, mas de grande significado para mim.

Meu método de estudo é, basicamente, focado em listening (podcasts, músicas, seriados), não tenho me importado muito com a gramática, principalmente porque ouço constantemente de pessoa com alto nível de fluência que regras e mais regras só vão atrapalhar e confundir. O único problema é que em um futuro razoavelmente distante pretendo estudar em um país de língua inglesa e tenho medo de que a falta de uma gramática possa me prejudicar.

Minhas principais fontes de consulta são a internet e alguns livros, tais como English Grammar in Use (comprei há 1 mês e ainda não usei), Gramática de Uso da Língua Inglesa (já tenho desde o início do aprendizado, gostei bastante), Combinando Palavras em Inglês (também é excelente) e Inglês na Ponta da Língua (si, aprecio o trabalho do Denilso de Lima).

Então, resumidamente, devo adquirir certo nível de fluência antes de partir pra gramática, devo estudá-la em conjunto com o listening ou devo esquecê-la de vez (acho que não, né?)?

Vou abusar mais um pouco do vosso conhecimento e perguntar: como vocês estudam os podcasts? Utilizo os da esl,e compreendo cerca de 80% sem o auxílio do texto, ouço-o diversas vezes e depois faço um pequeno resumo sobre o mesmo.

Por enquanto é só, obrigado pela atenção. E se tiverem indicações de outros livros/métodos, por favor, compartilhem comigo e todos os interessados no assunto.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
6 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Lucas,

O post a seguir pode ser útil. Confira.

O que estudar primeiro?


Mais pessoas podem contribuir. Bons estudos.


Happy Easter!
Muito obrigado pela ajuda, Donay. Acho que vou continuar me focando no listening sem abandonar totalmente a gramática, estudando apenas 1 ou 2 vezes por semana ou talvez apenas quando surgirem dúvidas. Caso alguém queira acrescentar algo mais, sinta-se livre. E só agora percebi o quão grande ficou a descrição, então desculpem rsrs.
Ancrispa 9 55
Lucas
Eu gostaria de sugerir que você tivesse uma atenção especial com os phrasal verbs, idioms and collocations. Você já comprou o livro do Denilso para praticar collocations, mas se possível compre o dicionário Oxford Collocations indicado pelo Alessandro aqui do EE.

Ele realmente fez uma ótima seleção de livros para estudantes de inglês. Também, se for viável para ti compre os outros dois dicionários que ele indica: Michaelis Dicionário de Phrasal Verbs e Dicionário Michaelis de Expressões Idiomáticas. Para facilitar o teu estudo.

O dicionário de Collocations é caro, mas vale cada centavo. Os outros dois dicionários eu nem conheço, mas como foi o Alessandro (ele é tipo um super nerd da língua inglesa- sabe tudo do assunto) que indicou ambos devem ser excelentes.
Aqui está o link para você ver os livros:
https://www.englishexperts.com.br/indic ... eu-ingles/

Já que não gosta de estudar gramática, sugiro que leia os tópicos das gramáticas que já comprou só para construir uma base na língua. Tenha o hábito de ler duas a três páginas por dia. Vai te ajudar no futuro.

Sei que às vezes estudar gramática pode ser extremamente enfadonho e terrivelmente cansativo, então procure ler como se fosse um livro ou uma revista sem pressão.
Muito obrigado, Ancrispa. Vou seguir sua dica e reforçar o estudo de collocations e phrasal verbs, já encomendei os dois dicionários. Em breve vou comprar o de expressões idiomáticas e também vi um de gírias que me interessou bastante, então acho que vou adquirir.

Dei mais uma olhada no English Grammar in Use e ele parece ser "dinâmico", realmente dá pra estudar nele sem se cansar muito, é só não exagerar, não me parece ser uma daquelas gramáticas muito chatas não, então vou começar a usá-lo agora...

Por agora é só, gostaria de agradecer novamente, não tinha falado antes mas confesso que estava perdendo o entusiasmo, assim como aconteceu com outros pelo que pude perceber, mas agora já dei uma animada =)
Sypher 1 1 24
Eu acho o seguinte, se você não tem dúvidas sobre gramática, não dê tanta importância à esse assunto. A gramática só irá pesar no dia em que você decidir escrever algo. Até lá, não se estresse.

Como você já faz muito podcast, a gramática irá cair muito bem como um estudo secundário que você pode fazer duas vezes por semana, por exemplo. Ter muita audição de podcast/leitura/filmes e seriados na manga quando você partir para um estudo sério de gramática, fará toda diferença na sua vida.
ENGLISH PLUS + CURSOS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
Obrigado, Sypher. Reestruturei minha rotina de estudos e separei dois dias na semana para o estudo de gramática, que funcionará como um intervalo entre o estudo "pesado" de podcasts, mas mesmo nestes dois dias não vou abandonar o listening, vou continuar com os podcasts, só que em menor quantidade para que eu não me canse e desperdice o tempo de estudo. Vou focar no que acredito ser mais importante, mas sem abandonar aquilo que possa fazer falta no futuro.

Novamente, obrigado a todos que estão colaborando =)