Quais Certificados devo obter para me Tornar Professor?

FabioE 1 6 16
Olá, pessoal.

Meu objetivo principal ao começar meu aprendizado da língua inglesa era o de me tornar professor. Cinco anos de estudos se passaram desde então e, sinto que estou preparado para buscar uma formação acadêmica na área.

Há algum tempo faço pesquisas de quais certificados deve obter. Porém, quanto mais eu pesquiso, mais eu fico confuso. Eu não sei se o caminho mais certo seria ingressar em uma faculdade de Letras-Inglês - com duração entre 3 anos e meio e 4 anos, ou se seria melhor fazer os cursos de formação CELTA, DELTA, COTE - que duração entre 1 mês e meio e 6 meses.

Na minha cidade não tem Letras-Inglês, devido a isso eu acabei prestando vestibular para Letras-Português, passei, dei seguimento ao curso por dois anos e depois desisti para tentar fazer Letras-Inglês em uma outra cidade. Depois de algum tempo, tomei conhecimento da existência dos cursos CELTA, DELTA e outros semelhantes.

Um detalhe importante, meu sonho é ser professor. No entanto, nunca passou pela minha cabeça prestar serviços a instituições privadas ou públicas. Meu sonho é montar minha própria escola. Mas para isso, primeiro eu gostaria de me formar. Dito isto, eu não sei que caminho devo trilhar rumo a esse objetivo. Devo buscar uma formação em Letras ou devo obter os certificados da Cambridge?

Segundo minhas pesquisas, os certificados da Cambridge já seriam o suficiente, visto que eles são muito mais objetivos/diretos no assunto. Por outro lado, o curso de Letras - o qual eu já cursei, existes outras vertentes abrangendo outras áreas que fogem da de um professor de línguas - afinal de contas são 4 exaustivos anos que eu terei de estudar para, só então, poder dar aulas. O curso de Letras possibilita que a pessoa seja redator, escritor, professor e assim por diante. Ou seja, não é objetivo para o que eu quero.

Quando cursei Letras-Português, eu tive a sorte de concluir os cursos que são mais relevantes no ensino de línguas. Foram eles, Psicologia do Aluno, Fonética e Fonologia, Morfologia e Criação e Produção de Texto.

No site abaixo, só menciona os cursos da Cambridge para quem deseja abrir uma escola. Porém, ainda tenho dúvidas.
http://www.sk.com.br/sk-abrir.html

Pois bem, pergunta: Na opinião de vocês, qual curso devo fazer? Obter apenas os certificados da Cambridge serviriam de início ou não?

Agradeço de antemão.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
4 respostas
Ordenar por: Data
Henry Army 3 10 50
Para ser professor de Inglês vc deve possuir o nível superior em qualquer licenciatura, como por exemplo, matemática, história, física, ou seja, qualquer uma. Junto a isso vc deve possuir um certificado internacional como o fornecido pela Cambridge, no mínimo o CAE, se vc conseguir o CAE e o TKT (Teaching Knowledge Test) seria incrível, mas não é essencial.

Citei os exames de Cambridge por que estudo o Inglês Britânico, mas existem semelhantes no Inglês Americano.
FabioE 1 6 16
Olá Henry.

Depois que li sua resposta percebi que eu acabei me equivocando na forma como coloquei a questão. Eu deixei um pouco confuso. O CELTA e o DELTA não são testes/exames de proficiência, como por exemplo o CPE, FCE, CAE, TOEFL, IELTS e tantos outros. Esses últimos exames citados tem como principal finalidade apenas "atestar e medir" seu grau de fluência. Por outro lado, o CELTA e o DELTA e outros do gênero, são cursos voltados para a formação de professores, que dá direito até mesmo fazer uma pós graduação, doutorado e assim por diante. Ou seja, uma formação completa como professor.
FabioE 1 6 16
Perdão Henry. Você está correto na sua colocação. Quando li sua mensagem eu estava no trabalho e acabei não interpretando direito sua resposta. Você está certinho, é dessa forma mesmo. Peço desculpas. Só que agora estou super confuso. Já não sei mais o que é certificado, curso. Aff, esse tópico foi um desastre. Gostaria de excluí-lo. :lol:
Olá Fábio,

Gostaria de dar minha opinião sobre o assunto.
No entanto, nunca passou pela minha cabeça prestar serviços a instituições privadas ou públicas


O curso de Letras (Portugues-Inglês) é essencial/requerido para quem quer ser professor em escolas de ensino regular. Hoje em dia, algumas escolas de línguas também exigem e/ou dão preferência para aqueles que possuem esse curso superior. Como o seu objetivo é abrir uma escola sua, não acho que esse curso seja essencial para você (lembrando que essa é a minha opinião).

Falando por experiência própria: eu fiz licenciatura (Port/Ing - 3 anos). Senti muita frustração, pois o inglês do curso era muito fraco e a maioria das matérias eram muito voltadas para o português. Como o meu objetivo principal era exatamente desenvolver meus conhecimentos na língua inglesa, eu realmente senti muita frustração. A única coisa boa nessa história é que após a graduação, eu pude fazer uma especialização em estudos da língua inglesa, onde eu realmente estudei sobre a lingua e aprendi muito.

Na minha opinião, o melhor mesmo seria fazer o preparatório para TKT e até mesmo o CAE, pois além de desenvolver os seus conhecimentos na língua (no caso de preparatórios para CAE, CPE, TOEFL, entre outros), você se focará muito mais no ensino dela (no caso do TKT) e não no portugues.

Quanto aos outros cursos mencionados (Delta, etc), eu não sei muito sobre eles.