Dúvidas sobre rotina de estudo

Olá pessoal do English experts, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a rotina de estudo que estou montando, estou voltando a estudar inglês depois de um tempo parado, pode se dizer que estou entre o nível básico e o intermediário, minha intenção é aprimorar reading, writing e speaking através de vários métodos que pesquisei.

Ler mangás em inglês:
Como sou um apaixonado por mangá, achei interessante tentar praticar lendo-os, as imagens me ajudam na interpretação de algumas frases, o que deixa a leitura mais fluida. Minhas dúvidas são:
1. Quando leio uma palavra que não interfere no significado total da frase e não entendo devo parar e procura-la ou em um dicionário ou no Google tradutor?
2. O que fazer quando não entendo uma frase inteira?

Ouvir o ESL podcast:
gostei muito deste podcast desde a primeira vez que ouvi, tenho mais de 300 episódios baixado com as respectivas transcrições. Minhas dúvidas são:
1. Devo ouvir com transcrições? Quantas vezes? E se surgirem dúvidas quando ouvir sem transcrições?

Gramatica:
Quanto a gramática, já fiz alguns cursos que abordavam quase que exclusivamente gramática. Por este motivo irei utilizar o livro English Grammar in use, porém estou aberto a sugestões.

Assistir filmes e séries em inglês:
Tenho várias séries e filmes em inglês com legendas em português e inglês, porém isto ajuda no meu nível? Assistir quanto com cada legenda? E sem?
Baixei também o aplicativo TEDICT que traz palestras em inglês com legendas em português e inglês simultaneamente. Algo assim ajuda?

Vocabulário:
Uma meta importante que quer alcançar é um vocabulário rico. Para tal desejo empregar vários métodos, flash cards, jogos em inglês, caderno de vocabulário, as dicas diárias do English experts, mas minhas dúvidas são:
1. Quantas palavras eu devo aprender por dia? E quantas vezes eu devo lê-las?
2. Aplica-las em frases ajuda?
3. Qual o melhor método para fixar o significado e a grafia da palavra?

Pretendo fazer uma rotina de estudo bem diversificada, gostaria de ajuda para definir quais métodos realmente ajudam, quanto tempo devo separar para cada coisa, e em que ordem elas deveriam ser feitas, devo fazer pouco de cada por dia, ou um é cada dia?

Agradeço desde já qualquer ajuda. E deixo meus parabéns para o English experts!

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
1 1 24
Quando leio uma palavra que não interfere no significado total da frase e não entendo devo parar e procura-la ou em um dicionário ou no Google tradutor?
No Google tradutor porque no dicionário leva-se muito tempo pra achar. Durante a leitura de uma mangá nós queremos agilidade (até porque muitos tem mais de 100 capítulos para serem lidos).

O que fazer quando não entendo uma frase inteira?
Coloque a frase inteira no tradutor e tente fazer sentido dela. Caso o tradutor se complique muito com a frase inteira, vá colocando por partes até encontrar algo que faça sentido. Quando o tradutor não conseguir fazer sentido de uma parte, coloque essa parte no "search" do Google acrescida da palavra "significado" e veja se aparece algo com sentido.

Devo ouvir com transcrições? Quantas vezes? E se surgirem dúvidas quando ouvir sem transcrições?
Sim; quanto mais repetições de uma mesma lição você fizer, melhor; leia a transcrição pois tentar adivinhar não é ler, é adivinhar.

Gramatica
Não estude gramática "de graça". Procure a gramática quando surgirem problemas que você entende serem gramaticais. Sempre foque reading and listening.

Tenho várias séries e filmes em inglês com legendas em português e inglês, porém isto ajuda no meu nível? Assistir quanto com cada legenda? E sem?
Se você conseguir ler na velocidade em que a legenda em inglês aparece, é um ótimo exercício. Caso contrário, estude pra chegar lá. Só assista sem legenda se você entende ao menos 80% do que está sendo falado.

Quantas palavras eu devo aprender por dia? E quantas vezes eu devo lê-las?
Não aprenda palavras "de graça". Procure por palavras que aparecem em frases que você está lendo. Muito mais fácil de fixar e contextualizar.

Aplica-las em frases ajuda?
Tentar falar se não se sabe ler ou ouvir é um erro. A criação de frases/conversação é o último estágio do aprendizado.

Qual o melhor método para fixar o significado e a grafia da palavra?
Tenha o hábito de ler. As palavras mais comuns se repetem aos milhares. Assistir séries com legendas e ler mangás/hqs/livros com frequência é toda prática que você precisa.