Quanto mais ouvir mais aprimorarei meu listening?

Sei que alguns podem achar que este tópico de melhorar o listening é decorado já, mas tenho certeza que muitas pessoas auto-didatas fazem, ou possuem a mesma dúvida,

Estudo por conta prórpria, a cerca de 1 ano, sou considerado nível avançado, mas é justamente nesta parte do aprendizado minha 'maior' dificuldade, pois muitas pessoas falam; quanto mais você ouvir música, podcasts, e ver filmes em inglês mais seu listening será aprimorado, inclusive já escutei o podcast da englishexpert sobre o mesmo assunto, então minhas duas dúvidas são as seguintes:

Se eu 'por exemplo' assistir um filme inteiro em inglês por dia (cerca de 2 horas) e com a legenda em inglês, meu listening melhorará consideravelmente? Pois eu já jogo, vejo cerca de 1 filme por semana totalmente em inglês e com legenda em inglês também... Mas não sinto minha audição melhorar tanto...

(apesar de que, quem tem uma boa pronúncia e sotaque bom, eu consigo entender 100% do que foi dito, mas tem outros vídeo que não consigo captar 30% do mesmo, apenas uma ou outra palavra e frase isolada) u know what I mean?

2º Duvida: Conforme eu fique assistindo filmes terei palavras novas, vocês recomendam eu ficar anotando 1 por 1 e depois ficar praticando para aumentar o vocabúlario? é uma tarefa 'chata', pois além de você ter que anotar e escrever o significado, eu infelizmente (mesmo treinando) palavras avulsas eu acabo esquecendo o significado da mesma em alguns dias...

Obrigado qualquer dica é muito útil, como eu nunca fiz curso de inglês, eu não sei como você 'passam' do nível avanaçado para a 'fluência' (digo de entender vídeos totalmente em inglês claramente sem o auxilio de legenda...) obg

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
4 19 70
Hello guys.

Concordo com PPAULO.

Se possível sempre busque ajuda com alguém com mais experiência, o ideal é ter ao menos um parceiro para praticar, mas sabemos que isso nem sempre é possível, infelizmente.

Em relação ao listening:

Ao assistir um filme, serie ou derivados devemos ter em mente uma coisa, vou assistir o filme para trabalhar minhas habilidades ou só pelo lazer? Caso seja a primeira opção, então sim você deve anotar palavras e expressões que não conhece, isso partindo da afirmação de que você esteja em um nível mais avançado nos estudos, caso contrário quando terminar o filme você terá dezenas de palavras e expressões anotadas, o que já torna o processo não tão produtivo, pois como você disse fica chato anotar tanta coisa assim; o recomendado seria utilizar conteúdos mais simples. ( Não sei se é o seu caso).

Infelizmente não tem formula secreta ou receita milagrosa, a questão é manter contato diário com a língua para que o processo de aprendizagem seja o mais "natural possível". Isso é o que podemos chamar de Input linguístico, que é a chave para o aprendizado de línguas.

Hoje o que faço (fora estudar) é assistir pelo menos um vídeo ou dois em inglês por dia (Youtube), mas como o mesmo já faz parte do meu cotidiano (no trabalho e na internet) muitas vezes vou muito além disso. Diria que 90% do conteúdo de entretenimento que consumo está em inglês.

That's it buddy, keep working hard and the results will come naturally.
Take care! :)
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
6 49 1.3k
It would be good to your listening, to have "an assistant" of sorts, a teacher, a student in a more advanced level etc.
He/she would make wonders to your English listening skills. Sometime ago I was chatting with a girl that was taking an English course and she didn´t know of the different pronounce when "the" comes before words beggining with a consonant and that beggining with a vowel.
There are some "tricks" like the "r"-sound, when a word ends with "t" as in ''a lot of" (alóróv), for instance.

I took a cramming course once (a one-year course conversation course, which was hard, but interesting...). My teacher said once that the test wasn´t to consist of watching a movie (we would see the lips of the actors, and we "read" them), her preffered method was a CD audition.
One can learn a lot on his own, but it´s harder. In that course, I brought plenty of words to ask about pronounce, this way I learned the difference between "eat" and "ate" (eeti, êite) and things like that.
Anyway, might have some good phonetical lessons on the Web, the learner will have to sift through the hundreds of educational clips, though.
Exato, mas darei um exemplo, um cara está fazendo intercâmbio, ele tem nível intermediario de inglês, conforme ele vai falando com as pessoas ele terá contato com palavras ou frases que ele nunca ouviu na vida certo? E ele não vai ter um caderno ou um bloco de anotações pra anotar e revisar em seguida its meaning...

Até porque essa dúvida pode ir para alunos de qualquer nível de inglês, eu até consigo assistir um filme ou série inteira sem legenda, mas uma frase ou outra ou até mesmo em um lugar barulhento, não vou entender o que os personagens estão falando...Então se eu nunca ouvi essa frase na vida, prefiro usar a legenda pra ouvir sua sonoridade pelo menos, mesmo sem saber o significado, melhor do que eu não entender nada e não saber nem como se escreve a tal palavra/frase...

A Pronúncia eu não estou preocupado por enquanto, pois nessa parte apenas a prática leva a perfeição.. Mas se eu me 'aprofundar' 'sem estudar' (sem anotar palavras e seus significados) apenas assistindo, com legenda, seria um bom exercício para melhorar o listening?
6 49 1.3k
The reading of novels, online newspapers, along with watching shows etc, would help to build up vocabulary.
Reference books too, as those dictionary of idioms, etc. Along with the use of dictionary in a more comprehensive way.
I mean, when somebody is to look a word, he can see the idioms and sentences that is not known to him. And use it.
As for the note-taking, I think you may use it or not, up to you. It can be a method as well, it works to some people.