Projeto de Monografia: Qual tema escolher?

Hi Guys, eu estou prestes a começar meu projeto de monografia na faculdade e decidi que quero fazer para o lado do inglês, mas fui bombardeado com vários temas diferentes e não consigo decidir o que fazer. Preciso de algo fácil mas que seja interessante. Pensei primeiro em fazer sobre expressões idiomáticas, depois phrasal verbs, depois como a tecnologia ajuda na aprendizagem do inglês e agora estou envolvido com tradução. Não consigo me decidir e estou realmente perdendo a cabeça, por favor se alguém puder me orientar eu ficarei super agradecido.

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
3 10 50
Olá Eduardo, acredito que diversos fatores devem ser pesados na escolha de um tema para monografia.
Vc mencionou algumas ideias, mas tudo dependerá da problemática e delimitação que vc pretende usar.

Por exemplo, vc falou algo sobre o uso da tecnologia no aprendizado de Inglês. Qual seria a delimitação? Vc não pode escrever uma monografia abordando um assunto em termos gerais, pelo menos não é uma receita de sucesso.

Vc deve organizar sua monografia respondendo as seguintes perguntas:

1) Motivação: Por que escolheu este tema?
2) Problemática: o que o seu estudo busca? (ex.: mostrar os resultados do emprego de novas tecnologias no ensino de Inglês)
3) Delimitação: qual grupo de indivíduos vc vai analisar e durante qual período? (ex.: alunos da Cultura Inglesa, turma 202, e alunos do Brasas, turma 204, durante o 2º semestre de 2014)
4) Metodologia: Como será realizado este estudo (ex.: será feito um estudo comparativo/qualitativo de rendimento através de um teste que será aplicado a dois grupos de alunos do mesmo nível de duas escolas distintas, uma que faz uso da tecnologia e outra que não faz)
5)Interpretação dos resultados.
6) Base teórica: escolha dos autores que vão dar suporte as suas conclusões.

Apenas sugestões.

O caminho é este, mas é longo e cheio de pedras. o TCC é o maior desafio em uma graduação, desejo-lhe sorte. :)
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
6 49 1.3k
Não vou dar uma resposta definitiva, há muitos caminhos, e o caminho se faz andando.
Mas...
Talvez se fosse eu, talvez escolhesse o que eu mais me sentisse confortável. Ainda,talvez o mais interessante ou quem sabe, o mais fácil?
Procure o seu orientador, ou o futuro orientador. Converse com outras pessoas que já passaram por essa ponte.
E lembre que o vale não é apenas uma nota, mas trazer algo novo pra/sobre o assunto, algo relevante, algo original e ao mesmo tempo que revele a sua identidade, sua posição sobre o assunto, enfim que seja convicente. Não que apenas copie e cole!

Outros certamente darão mais proveitosas dicas; e boa sorte nos estudos!

Ah, outra parte da "receita" para o sucesso é, seja curioso (pergunte, pesquise, pense sobre as coisas) e o que fizer faça bem feito, ou seja, tente fazer o melhor que puder.