I jumped x I have jumped?

Ando vendo muito a utilização do verbo have + verbo no passado. Qual das duas é a maneira correta?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
3 10 50
Frederico, complementando a resposta do Jorge, penso o seguinte:

Em sua dúvida estão presentes dois tempos verbais:

I jumped. (Simple Past)
I have jumped (Present Perfect)

Acredito que sua dúvida seria relacionada a quando utilizar um e quando utilizar o outro. Neste caso, o importante é ter em mente que quando vc usa o Present Perfect vc quer colocar o foco na ação e não no tempo. Com o Simple Past, observamos o oposto, foco em quando a ação ocorreu.

Por exemplo.

What did Paula do after seeing the mouse? She jumped. ( o foco está no tempo, o que ela fez depois de ver o rato?)

How are you exercising ? I have jumped. ( O foco está na ação, não importa quando eu fiz isso, e sim que eu comecei a fazer no passado e continuo a fazer no presente)


Cabe ressaltar que devemos observar o tempo verbal utilizado na pergunta e sempre que possível utilizar o mesmo tempo verbal na resposta.

When did you buy this book? I bought it yesterday. (Simple Past, na pergunta e resposta)

Have you seen my brother recently? No, I haven't. (ou o simple past,que também seria possível neste caso, I saw him yesterday)
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
1 6 92
Eu pulei X Eu tenho pulado


outro exemplo--- I saw= eu vi ( aconteceu no passado e so)
I have seen = Eu tenho visto ( aconteceu no passado e continua )

I studied French = estudei Frances no passado

I have studied French = venho estudando Frances desde um ponto no passado


cheers !