Como dizer "Ambiente Livre de Radiação" em inglês

Preciso traduzir para o inglês a expressão: Ambiente Livre de Radiação. O termo "Ambiente" refere-se ao meio externo, meio-ambiente, isto é, a comunidade onde a pessoa vive, cidade, país, etc.

Acredito que a expressão mais adequada seja: "Radiation Free Environment", por ser a mais abrangente. A dúvida que tive foi por ter observado, algumas vezes o termo "radiation-free" que vem acompanhado de hífem, mas analizando essa questão notei que o termo "radiation-free" está mais relacionado com equipamentos de tratamento de tumores, já no caso do meio-ambiente o mais usual é "radiation free" sem o hífem. Espero que meu raciocínio esteja correto.


Encontrei estas expressões no GOOGLE o que me faz pensar que "Radiation Free Environment" é exatamente o que preciso.
1- Welcome to Citizens for A Radiation Free Community!
2- Radiation Free Lakeland
3- Radiation Free Land

Já o termo Radiation-free, com o hífem trás um outro tipo de contexto, mais ligado a área médica.
1-Technique allows for radiation-free detection of tumors, study finds.
2- Radiation-Free Imaging Technique Breaks New Ground.
3- Radiation-Free Cancer Diagnoses.

Agora só falta a palavra de um expert para que eu fique totalmente satisfeito com a expressão: Radiation Free Environment.

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
1 resposta
Juliana Rios 24 105 397
Olá Oschneider,

Esta distinção não procede. Convencionalmente, o sufixo "free" exige o hífen quando justaposto a uma palavra, independente do contexto. Da mesma forma, a inclusão ou omissão do hífen (que é incorreta) não altera o significado do termo, nem o torna mais ou menos apropriado para determinada situação. Ao adicionar o sufixo "free", use o hífen.

A radiation-free environment = Um ambiente livre de radiação

Mais informação em:

http://www.businesswritingblog.com/busi ... ecipe.html