As Refeições são Consideradas um Tempo Específico?

Uma das diferenças mais notáveis entre o simple past e o present perfect é que o primeiro normalmente é acompanhado de um tempo específico (last year, on Saturday, etc...), já o present perfect não.

Entretanto surgiu uma dúvida quanto às expressões de refeições como for breakfast, for lunch, for dinner... Elas são consideradas um tempo específico? Ou seja, é errado falar "They've chosen Chinese food for dinner"?

Obrigada.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
9 65 608
lulutz, talvez você esteja confundindo o uso da preposição for. Essa preposição (às vezes conjunção) é usada em diferentes contextos e não somente para falar de "um tempo específico".

Veja alguns exemplos de usos de "for":

- uso de "for + substantivo":
They've chosen Chinese food for dinner (dinner é um substantivo).
I had tea and wholemeal bread for breakfast.
They went to New York for Christmas.

- para dizer a razão de algo, em contextos mais formais:
We must begin planning now, for the future may bring some unexpected changes.
(For, nesse caso, é o mesmo que because e é uma conjunção e não uma preposição)

- uso de "for + period of time":
She has been studying English for three years.
I've been waiting for the bus (for + substantivo) for almost half an hour (for + period of time).
We are going to live for a very long time (Heaven 17).

- para expressar a ideia de fazer algo por alguém:
Can you do this for me, please?
I'll do this for you.

A preposição for também é usada para formar alguns phrasal verbs e idioms (expressões idiomáticas).

Livro Essential Grammar in Use, Cambridge Press, Unit 53, page 114; Unit 98, page 204)
Livro Advanced Grammar in Use, Cambridge Press, Unit 80, page 160)
http://speakspeak.com/resources/english ... ve-so-that
https://www.englishexperts.com.br/using ... o-and-for/
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
6 49 1.3k
There´s nothing grammarly wrong with the sentence. Let´s say you are talking about something right now, say, your parents.
Say, you want some advice. Your parents, all off sudden, come up with an idea of going to a restaurant and have dinner in family, they have already chosen the restaurant but they have not chosen the dish. Wait! you recall right now that they have chosen! They have chosen Chinese food for dinner and apple pie for dessert! You say. What is my opinion? You ask.

Notice that this piece of text mix the present (you don´t know what to do NOW, and you have a fact that happened before "they have chosen" something, but how "before" don´t matter. What matters is what you are going to do. So you want my opinion).
Thus, the present perfect is rather popular with in reviews and with opinion seekers (read, restaurant goers seeking advice or opinion).

Complementary Reading.
Some cases in wich the present perfect is used. - englishtown