Video-Games e inglês

Sypher 1 1 24
Como muitas pessoas, eu amo grandes histórias. Quando pequeno, eu adorava histórias em quadrinhos, e esse foi o principal motivo que levou-me a aprender inglês ainda jovem. As versões em português dos "gibis" que eu lia sempre estavam atrasadas em relação às dos EUA e, como não suportava a expectativa, aprendi o idioma americano. Entretanto, isso só foi assim porque naquele tempo, início da primeira década de 2000, os video-games estavam um pouco longe de ter a qualidade literária que possuem hoje.

Mas para nossa felicidade, a indústria progrediu. A capacidade narrativa no meio dos entretenimentos eletrônicos nunca foi tão excelente como nesse momento. Os melhores jogos combinam atuação, roteiro, trilha sonora e direção de primeira-classe. Profissionais de várias áreas do cinema, com renome internacional, tem marcado presença cada vez maior. Nomes como Kevin Spacey, Kate Beckinsale, Martin Sheen, Elijah Wood, Ellen Page, Yvone Strahovski, Gary Oldman, Dennis Hopper, Samuel L. Jackson, Lian Neeson, Carrie-Anne Moss, Sean Bean, Kiefer Sutherland, Patrick Stewart e Kristen Bell são alguns que podem ser encontrados em jogos famosos como Mass Effect, Skyrim, Beyond: Two Souls, Call of Duty, Castlevania, Assassins Creed, Metal Gear, Fallout, Crysis, Bioshock, The Last of Us, Halo, Dragon Age, Tomb Raider e Batman.

Saber inglês ao jogar alguns desses títulos é uma experiência tão gratificante quanto ler um livro ou assistir um filme no dito idioma. As vezes até mais, já que em alguns casos o jogador pode ter uma participação ativa no desenvolvimento da trama, diferente de um filme ou livro onde o leitor/expectador apenas vê o desenrolar dos acontecimentos, sem poder alterá-los.

Se você é um adulto que convive com crianças, video-games podem ser uma grande ferramenta para interessar os jovens na língua. Eu costumo adquirir art books dos jogos que gosto. Nesses livros, grandes momentos das histórias e personagens importantes são apresentados em fotos ou desenhos, geralmente de página inteira e com alta qualidade. É uma festa para os olhos. As crianças adoram. Esse é um momento super oportuno para interessá-las no jogo e, por tabela, na forma de interagir com ele, isto é, o idioma inglês.

Para finalizar, deixo aqui o link de algo que considero um acontecimento especial. Os principais dubladores do jogo The Last of Us farão a leitura de trechos importantes do game, ao vivo do Broad Stage em Santa Monica. O evento, que se chamará The Last of Us - One Night Live ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 28/08, às 23:00, horário de Brasília, e será transmitido pelo Youtube, Twitch e PSN.

Aprender inglês é muito bom mas ter algo que lhe faça interessado no idioma, antes, durante e depois do aprendizado é ainda melhor. Os video-games atuais tem se tornado uma bela solução para esse problema.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
2 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
Interested in all things English as I am, I have to congratulate you on sharing such information with us.
That only proves that we are of all walks of life.
I, for one, am such a caveman when it comes to games, the only participation I have in games is when my children (and their buddies) come to me in need of some translation.
I must admit, by experience, that there are some story plots in games these days, they do their homework with the searching. The stories are very similar to the real McCoy!
Yes, every man has his method, and congrats on your achievement, don´t matter the way you got there, pal! ;)
Sypher 1 1 24
A encenação ao vivo de The Last of Us pode ser assistida aqui.