Inglês para o Vestibular

Vou fazer vestibular ano que vem e pretendo escolher inglês como Língua Estrangeira.

Só que tenho algumas duvidas.

1- É possível aprender o Idioma em 5 meses (pelo menos aprender a parte da
gramática, ler texto essas coisas)? Ou é pouco tempo para alguém que precisa começar do ''começo"? Porque eu precisaria tirar pelo menos a média que foi de 12 acertos ano passado.

2- Tem como aprender utilizando só um livro de gramática? Ou teria que ver
vídeo aulas para ter um resultado melhor? E qual seria o melhor livro de
gramática para começar?

3- Se usa bastante o dicionário no inicio ou não? Ficar traduzindo palavra
por palavra é errado?

4- Como vocês estudam inglês,sempre tive duvidas de como estudar. Porque em Matemática por exemplo eu vou resolvendo diversos problemas muitas vezes. Já no inglês qual o método mais eficaz? Por exemplo como treinar escrita? Quantas horas por dia? O que estudar?

Aqui vai o link da prova para vocês terem um noção do nível.
http://passenaufrgs.com.br/provas/2014/ ... ingles.pdf

Não sei se está muito difícil ou pra quem já tem conhecimento é tranquilo
de fazer. Será que em 5 meses dá pra chegar num nível de compreender e
fazer a prova?

Qualquer material para me auxiliar nos estudos são bem vindos. Podcast,
recomendações de livros, sites,canais no YT etc...

PS: Quero aprender Inglês Britânico.
Grato

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Tenho que concordar com os dois colegas!

Mas aqui vai minha dica:

Aprendi em minha jornada que se vc deseja algo, assim como no xadrez vc tem que montar uma estratégia, pra vc mesmo e então "make a move", faça sua jogada... Se vc estabeleceu uma meta, foque nela e siga, go for it ...

No caso do inglês não dá pra aprender gramática complexa, nem muito vocabulário "in the short term", a curto prazo, mas com certeza ninguém está no zero em inglês. O Professor M. Jacobs diz isso no seu livro famoso Como Não Aprender Inglês, pode procurar na lista de material indicada neste site... "quando alguém diz não sei nada sobre inglês", ele diz mais ou menos o seguinte... "Sabe aquele posto de gasolina como o logo amarelo e vermelho, meio redondinho, parece uma concha, pois é "shell" - é concha"...(objetivamente e subjetivamente - vai de casco de tartaruga até o mundo em que alguém se isola, sua conchinha) :lol: .
Você vai perceber que muito vocabulário que conhecemos, vem do inglês, vc nem imagina o quanto...Então, se vc escolher sair da sua concha "shell" é pouco tempo pra se aprender uma língua tão complexa, mas vc pode:

Dicas:
- Conforme o Paulo disse, leituras, exercícios, o estudo de alguma gramática (por exemplo os auxiliares do, does, did, will, would, to be... and so on); deve ajudar bastante;
-O English Experts tem um banco de gramática muito bacana, dê uma olhada...;
-Lembre-se de que ler é legal, mas ficar com o dicionário (look up the dictionary) o tempo todo é chato e não vai te levar muito longe... Deixe pra quando vc estiver estudando inglês com tempo;
Comic books (gibi) ou assistir cartoons (desenho) na vale a pena... Ninguém fala como nos cartoons ou comic books.
-Procure estudar o material específico do tipo de concurso que vc vai prestar;
-Google (de uma googada ks. ks) "some" alguns testes de anos anteriores;
-Se vc procurar deve até ter apostilas para estudar para esta prova;
-Tente sempre entender key words "palavras chave", vc pega o significado pelo contexto;
-Games podem ser um jeito legal de estudar, digo em sites de exercícios em ingês você tem infinitas possibilidades, Crosswords, trivia, and so on;
-Por fim, tente fazer algo com prazer para estudar, eu por exemplo estudo com a tv ligada ou listening to the radio... Mas esse é meu jeito, tente encontrar o seu. A musica também é legal, mas talvez nesse momento isso possa esperar.

Inglês não é tão tranquilo como muita gente fala... Tem sutilezas que só quem rala muito pode entender. Também adoro a lígua inglesa como o Henry.army, mas "Listening" (ouvir e entender a língua) não é algo que vc precise fazer agora creio eu; também não presisa treinar a fala, a não ser que vc tivesse um teste de speaking, ai meu amigo não daria pra vc fazer muita coisa em alguns meses.
Seu foco deve ser em leitura, pois testes apresentam pequenos textos, e não se detenha muito em gramáticas que vc não entenda nem um pouco...
Em inglês, por exemplo, pra ser gramaticalmente correto, eu não poderia traduzir essa minha última frase ao pé da letra, do jeito que se fala em "Portuguese"; seria algo que chamamos double negative (negativo duplo)... na lígua culta devemos evitar...
Espero ter ajudado um pouco...
Cheers! :mrgreen:
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
6 49 1.3k
1- Se aprende bastante em 5 meses. A questão é, a prova (pela que você mostrou), parece abordar assuntos fáceis - com tópicos de inglês fáceis, querendo dizer aqui gramática. (e portanto mais gente acerta, então as questões mais "difíceis'' serão as "cascas de banana que derrubarão alguns, ou pelo menos ajudará os seus concorrentes a melhorar a média de acertos. Meu conselho é, estude, não perca tempo. Não se compare com outros, você vai acertar o que acertar, ponto. Não dá exatamente pra saber o que vai cair, como vai cair.
Ademais, a briga, como em qualquer concurso, é com você mesmo!

2-Gramática ajuda sobremaneira, são sempre úteis. Mas livros-texto especializados (no caso, com os tópicos que caem) é o "must", junto com provas passadas dessa e de outras faculdades para treinar.
Você pode treinar (estudar, e responder as questões no "workbook" , prova etc.
Quanto mais ''focado" (dirigido para o fim que você quer - o vestibular), melhor pra você. O livro Password é meio vocabulário, meio dicionário, meio workbook, etc, e tem "answer keys". É esse tipo de foco que me refiro, o título do livro é só um exemplo que meio à cabeça.

3)Usar o dicionário é sempre bom, mas ver as palavras em "contexto" fará maravilhas no seu inglês. Acredite.
Acostume-se a fazer associações (assim você não precisa "decorar" um monte de palavras isoladas).

4)No momento, penso que se você vai tentar a UFRGS ou outra, é ainda cedo pra se pensar em qual tipo de inglês (Britânico/Americano/Canadense, ou o usado em Trinidad-Tobago...). Não se preocupe com isso, estude e passe.
Mais um pouquinho à frente, você vai cruzar essa ponte. Aí é so escolher, boa sorte!



a) Essa foi minha opinião, portanto não necessariamente a opinião geral, outros podem diferir aqui ou ali.
b) Não tentei esgotar o assunto, foi só uma "amostra" feita por um leigo. De novo, outros devem nos oferecer mais dicas e sugestões.

Um abraço.
Obrigado pela resposta amigo.

Eu iniciei os meus estudos, mas quando pego a prova para fazer sinto que falta muitas coisas pra eu aprender.
Estou pensando seriamente se realmente coloco Inglês como Lingua Estrangeira.

Estou tentando ler alguns livros, comics books, sites de noticias e etc. Algumas vezes até consigo entender o contexto do texto, mas não conheço 90% das palavras. Isso está me desanimando.

Tem alguma dica de por onde começar a estudar gramatica, estrutura das frases e essas coisas??
Ou algum canal no Youtube que aborde esses temas?

Grato
3 10 50
Poxa... o Paulo fez um discurso e tanto e fico até sem jeito de dar uma opinião diferente, mas tenho certeza que ele vai entender, no final de tudo, vou falar o que acredito ser melhor para vc.

O Inglês, não é uma língua sobre a qual se pode aprender o suficiente para um vestibular em cinco meses, eu sugiro que vc escolha o espanhol, (Desculpe Alessandro por indicar o estudo de espanhol neste site) não que o espanhol seja igual ao português, de fato não é, senti isso na pele durante minha última viagem para Argentina, mas é bem mais fácil que o Inglês, recentemente tive que fazer um exame de seleção para o doutorado e não podia escolher inglês, uma vez que já tinha sido a opção do mestrado, estudei por dois meses e passei.

caso sua paixão seja o Inglês, como é meu caso, vc vai ter bastante tempo pra aprender depois do vestibular.

O mais importante é, tome uma decisão e não volte atrás, o relógio não para.

Espero ter ajudado mais do que atrapalhado.
23 127 1.7k