Devo procurar outro curso de inglês ou refinar o listening?

Olá a todos do EE, eu sou novo no fórum e tenho uma duvida sobre o que fazer na minha situação: Eu estudei inglês por quase 7 anos , terminei o curso da escola que eu fiz , peguei diploma e tudo mais. Aí vocês devem pensar: ha já falo fluente e tal manjo pra caramba , só que NÃO! kkkkkk

Eu ainda apanho muito na hora de tentar assistir algum filme ou seriado totalmente em inglês (sem legenda), principalmente quando eles falam muito rápido eu simplesmente e perco todo e tenho que pausar e voltar o que é bem deprimente para quem já estudou por tanto tempo.

A minha duvida é: devo procurar outro curso ou talvez falta apenas eu "refinar" meu ouvido para ter uma clara compreensão do que está se passando?

O meu maior problema é o listening mesmo, para textos e afins eu me dou bem.

Então é isso obrigado pela atenção até!!!

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
Henry Army 3 10 50
Listening deveria ser a primeira habilidade a ser desenvolvida, mas alguns cursos insistem em focar nesta prática após o nível intermediário.
Caso seu único problema seja o listening não acho que vale a pena fazer outro curso. Vc pode desenvolver seu listening assistindo filmes e séries, o que vc já faz, ter que voltar para ouvir um trecho novamente é comum.

Certa vez conversando com um amigo da Inglaterra sobre uma série americana que nós dois gostamos "How I met your mother" ele me disse, acredite ou não, que ele assiste com legenda, pois não entende muita coisa devido a pronúncia americana.

Claro que o Inglês americano e britânico tem certas diferenças, mas no final de tudo trata-se da mesma língua, pensei. Mas isso me levou a refletir sobre a variedade de sotaques que o inglês possui, inclusive dentro de um mesmo país, sem falar na dicção da pessoa que fala.

Então continue praticando o listening, procure por sotaques diferentes e preste atenção como a mesma palavra pode possuir diversas pronuncias. (um exemplo claro é "fast" americanos e britânicos pronunciam esta palavra de forma bem diferente.

Este site possui a pronuncia americana e britânica: www.howjsay.com (o legal é que a mesma pessoa faz as duas pronuncias)

Cabe ressaltar que é muito mais fácil entender o inglês em uma conversa real do que o inglês em filmes e músicas.
Olá

Sabe que eu conheço algumas pessoas que estudaram muitos anos em uma escola de inglês e falam muito pouco o quase nada da língua. Outras chegaram a um nível bom, mas não conseguiram fixar e regrediram depois de um tempo.

Acho que se você consegue ler e escrever, você conhece sim a língua e não precisa de um curso novamente.

Para desenvolver o listening, você pode utilizar várias técnicas, mas é lógico que dificuldades irão surgir e é normal você ter que pausar ou retroceder o vídeo. Não se preocupe.

Primeiramente, acho que você deve escolher uma região para treinar. Por exemplo, o sotaque americano do Alabama é completamente diferente do sotaque de Nova York. Sugiro escolher uma região específica e depois ir adicionando novas perspectivas lentamente, a medida que você progrida. Eu, por exemplo, apanho para entender o sotaque britânico.. rsrsrs

Depois de escolhido um certo "sotaque", acho que você pode escolher um canal. Pode ser uma série específica, vídeo do Youtube, site da BBC, etc. Isso é uma proposta para você receber informações de um único canal, isolando alguns fatores que podem te confundir.

Veja, quanto mais definida for a fonte do que você está aprendendo, maior a sua percepção de evolução e aumento da sua motivação. Vai chegar um momento que você não terá mais nenhuma dificuldade ou apenas dificuldades específicas (assim como eu tenho com os ingleses e indianos).

Algo que pode te ajudar é um professor particupar apenas para treinar esse item ou amigo super legal que converse em inglês contigo. :mrgreen:
Muito Obrigado pela ajuda galera do EE!!
Este ano eu acabei fazendo como Henry falou. Estou vendo filmes, seriados e documentários totalmente em inglês e com a legenda para melhorar meu listening....
O que eu acabei percebendo é a grande diferença entre esses dois últimos , enquanto o narrador do documentário ou apresentador usa uma abordagem mais descritiva e formal do assunto , ou seja , fala mais pausadamente sem usar gírias ( o que é uma bênção para quem ta querendo estudar desta forma kkkk) , os seriados são totalmente o oposto , falam rápido usam toda e qualquer giria e abreviação que estiver ao alcance e claro não podemos esquecer dos phrasal verbs que é encontrado pelo menos 1 em cada frase kkkkk.
Até que se acostume com certeza vai levar algum tempo , mas já obtive uma melhor com este método.
Então é isso, muito obrigado!