Transcrição fonética x transcrição fonêmica: Qual dizer?

Olá, pessoal! Eu sempre fico me perguntando se o o correto é dizer transcrição fonética ou fonêmica. Minha confusão se deve ao fato de eu já ter ouvido as duas expressões para se referir à mesma coisa. Por exemplo, qual das duas frases a seguir está correta?

1. A Transcrição fonética da palavra "step" é /step/
2. A transcrição fonêmica da palavra "step" é /step/

Obrigada pela atenção.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
5 respostas
Ordenar por: Data
A transcrição fonética é detalhada, leva em conta as variações regionais e os detalhes fonéticos. Ela é feita entre barras oblíquas / /.

A transcrição fonêmica é geral e leva em conta apenas a pronúncia padrão das palavras, não leva em conta as diferenças regionais. Ela é feita entre colchetes [ ].
Cometi um erro em minha resposta e gostaria de corrigi-lo

A transcrição fonética é detalhada, leva em conta as variações regionais (ou alofones) e os detalhes fonéticos. Ela é feita entre colchetes [ ] .

A transcrição fonêmica é geral e leva em conta apenas a pronúncia padrão e não leva em conta as diferenças regionais. Ela é feita entre barras oblíquas / /.

Exemplo: menino [mininu] - transcrição fonética - pronúncia padrão - não leva em conta diferenças regionais.

Menino /mêninu/ ou /méninu/ - transcrição fonêmica - leva em conta diferenças regionais ou alofones
A transcrição fonêmica é geral. Não leva em conta as variações regionais (ou alofones). Ela é feita entre barras oblíquas / /.

A transcrição fonética é detalhada. Leva em conta as variações regionais (ou alofones). Ela é feita entre calchetes [ ].

Transcrição Fonêmica: geral entre barras oblíquas / /
Transcrição Fonética: detalhada entre colchetes [ ]

Dia /djia/ = transcrição fonêmica
Dia [dia] = transcrição fonética
1. A Transcrição fonética da palavra "step" é [step]
2. A transcrição fonêmica da palavra "step" é /step/
1. A Transcrição fonética da palavra "step" é [step]
2. A transcrição fonêmica da palavra "step" é /step/

No exemplo corrigido, a transcrição fonética e fonêmica são idênticas, a única diferença de representação são os colchetes e as barras oblíquas.