Nível de compreensão: praticar inglês com séries e filmes

Olá à todos.

Acompanho o EE há algum tempo, e ainda estou montando meu método de estudo. Porém tenho uma dúvida quanto ao praticar com séries e filmes. Gostaria de ajuda.

Ouvi em um Podcast aqui mesmo no EE, se não me engano foi a Ana Luiza quem falou sobre, que o aconselhável para aprender a língua falada é, obviamente, ouvir muito, mas ouvir algo no seu nível.
Quando assisto à séries, eu consigo compreender 85% aproximadamente com a legenda em inglês, porém quando tiro a legenda meu nível de compreensão cai drásticamente para aproximadamente 40~50 %.
Estou tentando assistir aos mesmos episódios 2 vezes legendado e 1 vez sem legenda, mas gostaria de saber se é bom para o aprendizado já que sem a legenda eu não entendo muita coisa.

Como resumo de tudo, com legenda em inglês eu entendo bem, mas sem legenda só consigo "pegar" o contexto e não exatamente o significado das frases. Alguém tem alguma dica ?
O certo seria procurar ouvir coisas mais "simples" ?

Muito Obrigado.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
Redseahorse 4 35 575
Uma vez que o seu cérebro está mais acondicionado a escrita ou a leitura, é natural que a tua atenção esteja mais voltada para as legendas, ficando portanto a audição em "2º plano". Deste modo, a tua compreensão da língua falada torna-se mais difícil.

Se você já possui uma proficiência no mínimo intermediária da língua, aconselho fortemente a continuidade das atividades de audição de absolutamente TUDO sem legenda alguma - seja em Inglês ou Português, certamente vc estará "treinando o cérebro e lapidando os ouvidos", e com certeza aprimorará sobremaneira a compreensão e a fluidez da língua falada!