Se eu começar a ouvir rádio dos Estados Unidos todo dia

Se eu começar a ouvir rádio dos Estados Unidos todo dia poderei melhorar meu listening?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
9 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
4 36 579
Irmão,

De desenho animado a aulas de física quântica, tudo o que vc puder ver e ouvir em Inglês, ajudará e muito no seu desenvolvimento global da língua, e sem dúvida alguma será um diferencial no aprimoramento e compreensão da língua falada. E sim, áudios de estações de rádios gringas são uma boa, apenas tome cuidado para não focar apenas em estações musicais, já que músicas podem auxiliar no entendimento de determinadas pronúncias isoladamente, mas a meu ver, não são ferramentas tão boas para a aquisição de uma boa fluência da língua, nesta esteira - prefira estações de notícias, entrevistas, etc.

tamo junto!
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Use o eslpod.com
Yep!!

As Redseahorse said, try to avoid the musical radios cause they're similar to ours. Look for programs whith longer conversations and interviews.
Another midia it's youtube. I've been watching some stand up comendian's shows on youtube and works for me. Talk shows are great as well.
Or play some video in the background and keep doing your stuffs...

Cheers!
Aqui estou eu de novo sendo o chato, talvez seja uma tendência em discordar ou um olhar mais crítico do que deveria, mas acho que a fórmula não é tão simples.

Ouvir uma rádio gringa não vai te ajudar em NADA, se vc não entende o que está sendo dito.

Procure ouvir algo que vc consiga entender, pelo menos 70%, continue ouvindo até se aproximar ao máximo dos 100%.

Caso sua faixa de compreensão de uma rádio gringa já esteja em torno dos 70%, parabéns, listening não é seu problema. Caso ainda não esteja lá, recomendo filmes, já que a imagem auxilia no entendimento do que está sendo dito.

Ouvir rádio em inglês só por ouvir? acho que não... isso não vai valer o tempo gasto.
6 49 1.3k
Everything in moderation and used with common sense is a good thing.
I think what the above comments didn´t mean to learn English, with and only with it, but as a complementing tool of listening.
So one won´t learn English just merely listening radio or music, or even interviews. The learning comes from an hybride way, a blend of skills and tools.
But I don´t think the guys meant that one had to rely merely on such broadcasts, but that one can make take advantage of it, one can pick up accents and compare the diversity of dictions, slangs, formal and informal use of the language, etc.
They didn´t mean listening only for the sake of it. ;)
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
Bom dia,

Bem ,você diz que temos que escutar material que entenda de 70% a 100% de nao e?mas eu pergunto se vc ja entende quase 100% sera q você realmente estaria aprendendo ,já que entende 70% a 1005 do conteudo ?
como vou aprender palavras novas escutando o que eu já sei

Obrigado AMIGO
6 49 1.3k
Oi Tribe. O que acontece é que não é apenas uma lógica matemática, não se pode contar palavra por palavra ou tópico por tópico.
O que o P. Henrique quis dizer é que aquele que está aprendendo inglês precisa ter um grau de "listening" funcional. Lembrando que pela mensuração apresentada pelo mesmo, afirmando que por volta dos 70% a pessoa já tem certo domínio da escuta, uma vez que algumas coisas a pessoa será capaz de preencher as lacunas, ligar os pontos.
Por exemplo, alguém que sabe certas expressões fixadas pelo uso, ao ouvir de outro modo ou por outro falante (e de outra forma) acaba entendendo pelo "contexto" pela ''metacomunicação".
Cabe lembrar que não é o caso de se ''escutar o que já se sabe", uma vez que toda linguagem é um vasto campo, sempre se tem algo a aprender.
Por exemplo, em português, um certo falante de uma região Brasil pode falar sacolé, outro dizer dindin, gelinho ou geladinho. Assim, quem mora em uma região e tiver de alguma forma, que estabelecer contato com falante de outra região, vai ter que saber, sob pena de não se fazer entendido. E isso vem geralmente pelo ouvir.
Isso prova que alguém mesmo sabendo 100% de português numa região pode precisar se ajustar, porque linguagem é interação e é dinâmica (não pára). A não ser que não interaja fora do seu grupo.
Da mesma forma, no inglês, tem o modo peculiar de falar de crianças, de pessoas mais idosas (algumas vezes meio retrô, meio anos 80-90, ou mais antigo ainda), e a linguagem das ''tribos" (grupos - os skatistas, os jovens, e por aí vai).
Um outro dia vi um documentário sobre funcionário de correios que se tornou caminhoneiro, e depois escritor/poeta Charles Bukowski. E nas entrevistas com ele tanto o entrevistador quanto o autor falavam com palavras rebuscadas (pelo padrões de hoje), mas que se pode entender muito bem.
Além disso, mesmo para quem sabe muito, é importante para treinar o "listening" pois em muitos programas de rádios há uma "interação" que não é programada (alguém liga de casa, ou alguém é entrevistado na rua etc), em contraste com gravações feitas em estúdio com fins didáticos e com fidelidade da captura de som. Além das pessoas falarem em bom inglês, haver poucas inversões, e a gramática sempre impecável. Enfim, muito didático, mas é real?
Não se trata do conteúdo programático aqui, mas de servir para entrar em contato com a língua e como treinamento para acostumar o ouvido, mas é claro que é apenas mais uma ferramenta, além de que o rádio (para alguns) pode distrair e desfocar dos estudos. Mas o mesmo pode acontecer com praticamente tudo, ouvir música, assistir filmes, fazer Karaokê, jogar video-games, e por aí vai...
1 6 92
Uma boa é ouvir a NPR.ORG

Cheers!
Montei uma playlist de podcasts (entre outros: ESL, Freakonomics, Grammar Girl, 6 Minute English e claro, o Podcast do English Experts) no meu celular e pareio o som do mesmo no Bluetooth do carro. Pelo menos garanto uns quarenta minutos diários de listening.