Ler muito em português pode atrapalhar aprender o inglês?

Ola, minha duvida pros mais experientes do estudo em ingles é: se lermos muitos livros em portugues pode atrapalhar no aprendizado do ingles. Estou no nivel pre-intermediario e tenho lido alguns livros em ingles mas como gosto de leitura gosto tambem de ler classicos da lingua portuguesa. Eu tenho sentido que se estou lendo muita coisa em portugues, um livro por exemplo eu perco um pouco de foco no ingles, isso acontece mesmo, ou é so coisa da minha cabeça? Ou tenho que ter uma leitura equilibrada entre as duas linguagens, ou seja, ja que estou aprendendo ingles eu devo ler mais livros em ingles do que em portugues? Existe algum estudo cientifico, artigo, que voces saibam que aborde este tipo de coisa?

Obrigado

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
6 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
4 36 579
Não!

Muito pelo contrário, quanto mais você conhecer a tua própria língua, mais conhecimento terá de outra - ou seja, quando mais vocabulário tiver na língua materna, mais proficiente se tornará numa 2ª, 3ª... língua.

* Apenas, leia, leia muito e em ambas concomitantemente, tanto na língua de origem quanto na língua fim !
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
Olá Luciano,
Não acredito que a leitura em português afete o inglês. Talvez o único problema seja a pronúncia, já que os sons das palavras são muito diferentes. Para treinar o inglês, é adequado ler alguns livros ou artigos nessa linguagem. Mais uma dica: escute músicas e assista séries em inglês; se não conseguir, opte pelas legendadas.

PS.: Não achei nenhum artigo sobre o tema.

Espero ter ajudado. Good luck!
2 16 113
Hello! Olha, eu estudo inglês há 6 meses e continuo lendo meus livros em portugues(até porque amo ler!) e não acho que isso atrapalhe meu aprendizado. logo no início eu tentei parar de ler em portugues, mas vi que não posso parar de ler os livros que gosto, inclusive por que ainda não conseguiria ler estes mesmos livros em ingles. Bom, acho que desde que você também leia muito inglês ler alguns livros em portugues não faz mal a ninguém :) That's just my opinion :)
3 22
Ler muito ajuda aumentar sua capacidade de comunicação. Se comunicar bem é organizar as idéias para criar uma mensagem objetiva facilitando seu interlocutor entender o que quer dizer.

Nós brasileiros, e eu como mineiro digo que em Minas Gerais é ainda mais comum, temos o costume de falar muito e dizer pouco. Nossa comunicação é dificultada pela falta de organização das idéias. O que poderiamos dizer com uma fraze, geralmente gastamos várias.

Faça o teste:
  1. Escreva um texto em português
  2. Revise removendo tudo que não faz parte do objetivo do texto
  3. Revise novamente
  4. Peça alguém para ler e depois explicar o que entendeu
  5. Revise novamente
  6. Traduza para o inglês a última versão do texto
Observe que:
  1. A tradução do texto revisado, melhorado e mais objetivo é muito mais fácil do que traduzir a primeira versão.
  2. Se fosse para você escrever o texto em inglês desde o início seria bem mais difícil revisá-lo e melhorá-lo.
Comunicando-se bem vai melhorar sua vida falando português e será mais fácil falar em inglês ou em qualquer outra língua.
1 24 214
In other words (or for what it seems worth), your English will greatly depend on how well you know your own native language, i.e., Portuguese. (The more you understand your native language, the better you will understand English.)
ENGLISH PLUS + CURSOS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
Não sabia disso e nao tinha ideia sobre isso, que o portugues tambem pode ajudar a entender o ingles, muito obrigado a todos! Ótimas respostas.