Como utilizar-se dos dicionários nos estudos?

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Sou nova no fórum, mas pesquisando tanto aqui quanto no site sobre formas autodidatas e aprender inglês, uma vez que não me adapto as escolas de inglês tradicionais e sinto que consigo aprender mais rápido de forma eficiente sozinha.

Acontece o seguinte: já verifiquei os livros e dicionários indicados aqui no site EE, inclusive já adquiri o primeiro Oxford Collocations Dictionary, estou esperando chegar. Pretendo adquirir também o Michaelis: Dicionário de Phrasal Verbs, Oxford Advanced Learner’s Dictionary, Essential Grammar in Use, Como dizer tudo em inglês e Inglês na ponta da língua. Acontece que, eu não estou conseguindo entender de que forma devo estudar os dicionários. Quero incluir no meu plano de estudo os podcasts como já li por aqui, uma vez que músicas, séries e filmes já estão inseridos no meu dia-a-dia. A ideia seria também ler romances de fácil compreensão em inglês. A minha maior dúvida por enquanto é: esses dicionários de phrasal verbs e collocations devo estudá-los de que forma? Somente consultar quando necessário ou aprender determinada quantidade de palavras por dia e posteriormente aplicá-las em construção de frases?

Fico no aguardo do pessoal mais experiente no assunto, mas estou aberta a discussão com quem está começando como eu.

Um excelente fim de semana a todos.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
Eu diria que cada um tem um estilo. Alguns aprendem por quantidade de palavras, eu aprendo de acordo com os sentidos que vão aparecendo (como expressado por você "quando necessário").
Mas eu admito que esse modo de aprender é melhor para quem gosta de ler mais, e as mais diversas/variadas leituras.
Um modo legal de ver cada caso é com dicionários para o "estudante de Inglês Brasileiro", tem não só as diversas acepções em português como também expressões com seus usos.
O Michaelis Online (Port-Inglês) também é bom, e também as frases do (site) Linguee, Ba.bla e do Wordreference.
Acho que já dá pra começar né?

Outros estudantes mais avançados podem usar coisas mais técnicas, Dicionários Jurídicos, de termos médicos, de Administração, turismo, futebol, etc.


E por último, mas não menos importante, quando estiver em "apuros", não entendendo bem alguma coisa pode vir aqui que tem muita gente com bons conhecimentos que podem complementar. Eu tenho aprendido muito por aqui.
Realmente, como estou voltando aos estudos de inglês acredito que de início, aprender por quantidade de palavras tornará o tempo gasto no estudo mais produtivo. Procurarei ler mais afim de consultar quando necessário também, podendo adquirir o conhecimento das duas formas.
PPAULO 6 49 1.3k
Palloma, seja bem vinda. E mais, uma das coisas interessantes que acontecem ao brasileiro que está aprendendo inglês é uma certa "perda" do contato com a língua mãe, seja na gramática, seja por assimilação de palavras que em inglês tem outra acepção.
No primero caso, um exemplo do substantivo "afim" em vez da da locução prepositiva "afim", isso é comum acontecer.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gra ... fim-de.htm

E no segundo caso, entre outros poderia ser exemplificado a palavra "plant" como sinônimo de "fábrica" (pode ser traduzido assim do inglês pro português, mas não há essa palavra em nosso dicionário de português significando exatamente isso.)

De volta ao tópico dicionários, chegará um dia em que você nem mesmo os consultará muito, na maioria das vezes entenderá pelo próprio contexto, dicas, etc. Então quando uma certa palavra ou expressão nova começar a aparecer, ela te levará ao dicionário e então você aprenderá não mais uma palavra, e sim um novo sentido dela (e seu uso).


Agora, pra mudar de assunto e não dizer que só falo de coisas sérias, quando tiver tempo livre e se gostar de quadrinho, aí uma boa pedida. E de vez em quando, uma palavra inserida em certo situação nas tirinhas. É bom pra ver palavras, expressões e idéias em ação (na vida real - ou quase).
http://www.gocomics.com/dilbert-classics
http://www.gocomics.com/search?search_string=lola
http://www.gocomics.com/wizardofid/2016/05/03