Valor de Aulas de Reforço (particulares) para crianças

Recebi a oferta de dar aulas de reforço a um menino de 13 anos aqui do meu bairro. Inglês escolar, 5° ou 6° ano. Andei pesquisando o preço de aulas particulares, porém não queria cobrar tão caro, pelo fato de que serão apenas aulas de reforço do que ele já aprende na escola, com o próprio material, e também por se tratar de uma família humilde. Qual seria um preço justo e como posso cobrar? Hora/aula? Semanal?

Obrigada.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
Sua pergunta me deixou a impressão de ser um tanto genérica e vaga, pois não disse a média dos valores pesquisados ou outros detalhes.
Por exemplo, dependendo do lugar onde se mora - do bairro, etc.; aulas de reforço são mais caras ou baratas. Além de outros detalhes.
No meu entender essa é uma pergunta um tanto particular mesmo, o que posso lhe dizer é que por aqui aulas de reforço costumam ser pagas mensalmente (mas há casos e casos). Sendo pagas antecipadamente, isto é, podem ser pagas no dia da primeira aula.
Não há nada que indique que não possa ser semanal também (porém não é muito legal ter aulas dadas em "caquinhos", mas cada caso é um caso.)
Pode ser uma boa/melhor ver isso com alguém em que você confie e que esteja dando aulas, ou que deu aulas recentemente. Digo, não online.
Talvez alguém lhe dê alguma informação por mensagem privada, não sei. Desejo-lhe sucesso na sua empreitada/no seu ensino.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Complementando o que o Paulo disse, o preço (valor) de uma aula particular de inglês varia muito de lugar para lugar. Aqui onde moro, se eu pedir 50,00 reais por hora, vão me chamar de mercenário. Mas, em Brasília, por exemplo, esse é até um valor baixo para muitas pessoas.

Outra coisa, alguns professores que vivem de dar aulas particulares (sim, eles existem), costumam avaliar a condição financeira do seu cliente para estabelecer um preço. No caso, se houver tempo e aparecer um aluno (que não tem como pagar mais), avalio o preço para baixo e o encaixo nos meus horários - para complementar os meus rendimentos. Para sobreviver, o professor tem que ganhar mais de uns e menos de outros. Não são todos, mas muitos fazem isso.

Já vi casos de duas horas de aulas particulares custarem por volta de 200,00 reais. Já vi outros casos (recentes), de se cobrar apenas 15,00 a hora.

Você pode receber todo mês, toda semana ou toda aula que der. Recomendo, no caso de decidir receber por mês, cobrar adiantado. O aluno paga e estuda. Se não fizer isso, com certeza vai ter alguns prejuízos. Uma das poucas garantias que um professor particular tem é receber adiantado.

É isso!
Boa reflexão, até porque estou com a ideia de dar aulas assim de reforço.

Dependendo, se for perto, cobro menos. Se eu tiver que me deslocar pra mais longe, cobraria um pouco mais.

Estou errado nessa colocação? Até porque definir os preços, pra um iniciante em aulas como eu, é confuso! :)
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Gustavo,

Sim, esta ideia de cobrar mais ou menos está correta.

É isso.
Obrigado por esclarecer, Donay!