Método de Aprendizado: Como se tornar fluente

Olá pessoal! Esta é a minha primeira vez no Fórum, mas já acompanho há 3 meses o fórum e muita coisa já me ajudou aqui.
Porém mesmo já tendo lido diversas dúvidas de outras pessoas sobre Método de Aprendizado, ainda surge essa dúvida na minha cabeça diariamente.

Todo dia pesquiso bastante sobre métodos mais eficazes de estudo. Eu sei que ninguém aprende outro idioma do dia para a noite. Mas tá muito dificil mesmo encontrar um método eficaz. Na verdade, eu só estudo inglês há 3 meses e meio e nesse período já aprendi muita coisa e inclusive consigo ter uma conversação normal com nativos pelo SKYPE. Mas logicamente eu só consigo entender coisas do dia a dia, da minha rotina ou assuntos relacionados à viagem, etc.. Enfim..

Meu problema é que todo dia eu gosto e quero fazer várias coisas diferentes, por ex: "ouvir uns 3 a 4 podcasts diferentes, assistir 1 ou 2 séries, estudar Phrasal verbs, adicionar novas frases no flashcard no celular a todo momento. Por que eu faço isso? Já ouvi muita gente dizer que é mais eficaz focar só em 1 material por dia ou por semana. Eu até foco em algum material por semana, até mesmo mês, mas eu não paro só nele. Eu quero tar sempre fazendo coisas novas. Resumindo.. Apressado d+. Às vezes tenho dor de cabeça de tanta informação. Não consigo entender 5% de filme ou série mas entendo 90% quando um nativo conversa comigo, mesmo ele falando rápido. Todo dia eu tenho aula com um professor nativo por SKYPE e ele me entende 100%, mesmo eu cometendo diversos erros gramaticais. Mas ele nunca pede para eu repetir, só escreve a forma correta.

Na opinião de vocês, o que devo fazer? Eu só não paro às vezes em apenas um material pq pra mim isso é ineficaz, ou seja, eu penso: "Ah, eu não vou usar essa fala no dia a dia!" "Ah, essas palavras não me importam, será que vou usar elas? Será que vale a pena estudar esse texto?" "Ah, eu nunca vi essa palavra antes, não vou estudar não!" Então TODO texto eu avalio antes pra ver se vale a pena. E esqueço que ser fluente é saber quase 100%, todos os assuntos e não só o que queremos. E meu objetivo é fluência.
Peço muito a ajuda de vocês! Desculpa o texto grande!

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
1 resposta
PPAULO 6 49 1.3k
What works for some doesn´t work for others, that is a fact. It seems you want to get something in pratical terms.
Perhaps you need a tutor, a coach or a conversation course to give you tips on conversation/listening, for example.
As for not getting what they say in a TV show, it might have some factors: it might have some local accent, or it is about something about the culture of a particular place (Seinfeld for instance is about a particular group, House is about life in a hospital) or region.
Finally, you could have problem with staying focused on the task at hand. Many factors...I won´t hazard an educated guess without much context and not being a teacher or something.
What transpires from your message is that you do like English, but somehow you need some orientation as to how and when to go in your studies.