Metodologia YouMove

Alessandro 3 13 98
Você é (ou foi) professor ou aluno da escola YouMove? Deixe aqui informações sobre a metodologia de ensino. Suas informações poderão ser úteis para estudantes que estão buscando informações sobre a escola.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Logan18 1
Desde já te agradeço Alessandro pela a abertura do tópico, obrigado por atender meu pedido prontamente. Vou comentar um pouco da experiência vivida em minha primeira aula na escola de idiomas YouMove.

Chegando na escola 1 hora antes, de começar minha primeira aula, logo fui orientado pelo professor a fazer o exercicio do livro para ao menos conseguir acompanhar a lição que estava sendo lecionada naquele dia.

E lá ele me explicou que as aulas são divididas em aulas pares e aulas impares. Onde uma é feita correção de exercicios e mais conversação e a outra onde é dado parte da gramática e discutido assuntos que você estuda pelo DVD e Livros em casa.

No YouMove não há aquele método que a maioria das pessoas detestam a tal " repetição " o professor mesmo diz que não há papagaio de pirata ali, e todos devem se esforçar e dar o melhor de sí dentro da sala de aula.

Eu moro no RJ e faço as aulas em Duque de Caxias, a filial onde eu estudo é bem bonita. E ao entrar na sala me deparei com 5 pessoas, que olharam pra mim com cara de espanto, e eu logo pensei " Ainda bem só há 5 pessoas na sala, isso é um sinal de que realmente eles não se preocupam com a quantidade " Já pensou 20 kbças na sala de aula que bagunça que seria?

O meu professor é super divertido e muito pro-ativo e só fala inglês em aula, também fala 5 idiomas incluso o português que ele só usa se perceber que realmente a pessoa não entendeu todas as dicas que ele deu referente ao que está falando. Por ser minha primeira aula entrei bem retraido pois o aprendizado do inglês é algo bem dificil para mim. Ele pediu que todos os alunos se apresentassem e incluso eu, tudo isso para quebrar o gelo. Me senti muito avontade após a apresentação, e vi que não estava tão mal com meu " pobre inglês ", logo percebi que o pessoal mesmo estando no 2º livro eu conseguiria acompanha-los numa boa.

A respeito do meu professor além de explicar o conteúdo ELE é bem dinâmico, conversa e canta em sala de aula e isso prende a atenção do aluno e quando você menos espera ele está te chamando para acompanha-lo em uma música, mesmo que você não saiba corretamente a letra, as vezes ele faz perguntas enquanto você está fazendo o exercicio proposto por ele ou do livro e ainda te ensina "gírias" e conta curiosidades das cidades por onde ele já passou. Então é uma imersão total no inglês, falado e escrito talvez mais falado do que escrito...

Bem, pessoal acho que a qualidade do curso e de seus métodos são bons, e a qualidade de ensino dentro da classe, depende de cada professor e de toda a turma pois é um curso voltado para ADULTOS, se estiverem todos empenhados e dispostos a cooperar um com o outro, todos avançam no aprendizado, pois há algumas atividades feitas em conjunto e se não estudarem e não cooperarem perde o encanto, e seu estudo vai por água abaixo já que seu amado colega de classe não estudou nadinha! Eu defino assim o aprendizado de um idioma 45% ( vc ) 35% ( seu professor ) 20% ( a turma onde está alocado ), acho que vale apena conferir o método do curso e se informar como o nosso amigo "Peve". Postarei aqui mais novidades em breve, pois volto ao curso no dia 20 após o carnaval. E outra coisa agora vou ter um professor Britânico, espero que ele seja tão maleável quando o outro professor.

See you soon.
Daniel.S 1 2 11
De acordo com reportagem publicada na revista PME Exame edição 29 - setembro , fundada em setembro de 2009 a You Move tem hoje 70 unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Paraná.

A You Move é pertecente ao grupo Ometz, dono da rede de idiomas Wise up. Diferentemente do que ocorre na Wise Up, na You Move alunos de níveis variados de conhecimento podem ficar na mesma turma. Só as provas a cada três meses, é que correspondem ao estágio de cada um.

A escola adota a metodologia de incluir alunos de diferentes níveis na mesma sala.Uma metodologia muito utilizada em ONGs localizadas em bairros como o Brooklin (em NY) e outras instituições que ensinam Inglês a imigrantes latinos.

De acordo com Carlos de Almeida Filho, professor especializado em linguística na Universidade de Brasília "Esse sistema não é adequado para estudar a estrutura de um idioma, e aprender gramática. Mas se a intenção é só se comunicar, dividir a mesma sala com quem sabe muito mais ou muito menos é até positivo."

De acordo com Flávio Augusto, dono do grupo Ometz: "Na vida, não se fala Inglês só com quem tem o mesmo conhecimento que o seu".
Comecei na youmove faz 1 mês. Minha experiência até agora:

Estrutura do local: Faço na unidade Santana, capital de sp onde o local ainda é pequeno. Tem apenas 3 salas, não tem salas para computadores, biblioteca ou coisa do tipo. Antes de começar o curso estava um pouco desanimada porque não sei se vocês sabem, mas recebemos uma caixa com dvds no qual podemos assistir e testar o listen. Aí eu pensei: como eles disponibilizam o material para assistir se nem computadores no local para eu poder chegar mais cedo e assistir eles tem?

Material: As explicações do livro são em portugues e o que tem em inglês, algumas coisas tem tradução. Para quem está começando agora é bom porque nao precisa pegar um dicionário a cada 5 minutos, mas o ruim disso é que acabamos não tendo uma imersão total no ingles (como eles falam que fazem na aula zero). Os dvds são para as séries referente as lições e audio de pronuncia. Os atores, no meu ponto de vista, falam o ingles bem e não é aquela coisa robotizada para entendermos melhor.

Metodologia: Como todos os alunos, independente do nível, fica em uma sala só, é bom para treinarmos com pessoas que já sabem mais do que nós e ensinarmos quem sabe menos. Para quem não sabe nem o básico, não acho muito recomendável porque o professor fala a aula inteira em ingles (inclusive se perguntarmos como que fala tal coisa, ele explica em ingles). Tem uma menina na minha sala que não sabia nada e ela boiava (faz umas 3 semanas que não aparece hehe). Achei legal o fato de ele falar ingles desde o começo porque não tive uma experiencia muito boa no CNA no qual a professora falava grande parte em pt (até porque eramos do nível básico). As lições do livro não são por módulos, mas sim por temas. Fiquei um pouco em duvida em como uma pessoa do avançado faria o mesmo tema de alguem que está no básico, mas no livro em cada lição tem as atividades para cada nível. Ex: tem um texto sobre present continuous. Atividade para nível inicial ao A1: encontrar verbos que estejam no present continous. Nível A2 a B2: escrever frases usando present continuous e por ai vai.

Valores: Pago 118,00 por mês de mensalidade (é por mês, não módulos). O material custa 2.000 e uns quebrados (18x de 98,00), achei um absurdo! Não quero desistir do curso cedo, mas se acontece alguma coisa, tenho que ficar com o material todo (composto por 5 livros de +- 500 páginas e 10 dvds). Logo, comprei o material no mercado livre bem mais em conta hehe (1000 reais e está novinho). Acho a mensalidade bem em conta, o que quebra mesmo é esse material.

Prós: Tem que ter comprometimento do aluno porque fazemos uma preparação para aula com os exercícios e na aula corrigimos, conversamos (tudo em ingles, o professor sempre estimula a gente a falar em ingles). Quem não faz as atividades fica perdido com as dinamicas e pode atrapalhar os outros. A metodologia é diferenciada mas estou gostando bastante! Não aprendemos coisas soltas de acordo com módulos igual uma escola de ingles convencional. Estou no nível A1 (básico) e estou aprendendo vários tempos verbais (não só o presente básico), como falar sobre pretenções futuras, o que estou fazendo, etc. Em escolas convencionais levaria no mínimo 1 ano para me ensinarem isso que estou aprendendo

Contras: Acho que poderiam melhorar só a estrutura física, mas isso é o de menos levando em consideração o valor que eu pago hehe. Não adianta terem sala multimidia, livros, computadores e tudo mais se os professores não são bons, se os alunos não utilizam essas coisas em prol o aprendizado. Lembro que eu fiz um módulo no CNA (que alias, foi dinheiro jogado fora...), tinha livros na biblioteca que nínguem pegava, as atividades online que a sala não fazia.... Vai muito do esforço do aluno

Ta um pouco comprido mas espero ter ajudado as pessoas que estão pensando em começar a fazer um curso pago.
Primeiro parabenizo o site , o sigo há algum tempo e leio tudo por aqui.
Fiz curso de inglês em duas escolas uma chamada Beneglish (excelente,creio não existir mais ) e na One Way (excelente e devido mudança de local de trabalho, parei o curso).
Iniciei em Junho/2014 curso na YouMove Vila Mariana, paguei R$ 2900,00 (absurdo valor de material ) e sendo R$ 198,00 mensais. O corporativo que finaliza seu contrato, explica a metodologia :ensino multi-level (vários níveis juntos ) , material sendo situações do dia a dia com complemento de um vídeo (ex:Um dia na cozinha, um show de piada, um talk-show), do qual eu deveria preparar aula ( assistir o vídeo e fazer os exercícios do livro) . E como foco a escola: falar inglês em 18 meses, sendo possível preparo para o Toefl.
No entanto, quase 4 meses de curso nada de resultado ou colaboração do 2 únicos professores da unidade , reclamei com a coordenadora e ela havia proposto uma melhora, e após 2 meses da reunião, ela pediu demissão e foi para outra escola . Explicitarei os pontos reais encontrados nessa escola e metodologia.
Professores e aulas : Cada um tem uma didática para dar aula , e respeito isso. Mais o acontece na aulas devido a mistura de todos os níveis de Intro à C2, ocorre uma segregação e os não fluentes (meu caso) muitas vezes fica sem ter noção da aula e rumo. Há dois momentos: correção de exercícios e de interação, e devido aos exercícios conter as respostas no final do livro, não são corrigidos e sim apenas é perguntado se há dúvida e explicado uma revisão. Na parte de interação os profs separam intro com intro, A1 com A2 , B1 com B2 e assim, e lança o tema proposto da aula e em grupo fazemos um novo exercício e após um tempo o prof pede para os próprios alunos um corrigir do outro. Daí novamente pergunta se há dúvida. Passam 50 minutos muito rápido e todos as aulas sai do modo que entrei, não falei nada, não tenho dúvida pois nem ao menos sei o tema, pois uma hora você aprende hora e na outra aula tempo futuro e na outra verbo Will, não tem uma seqüência do aprendizado.
Prova: Você precisa apenas assistir 25 aulas e agendar sua prova, composta apenas como questões e então muda -se de nível. Não é testado sua fala, sua audição, sua compreensão, apenas a escrita.
Material : De um custo muito alto composto por 5 livros , todos abordam os mesmos contextos,apenas muda o tema, ex: verbo Modal Would, situação de passeio no livro amarelo e no livro verde será no trabalho.Mesmo sem atualização ( meus vieram direto da editora segundo informações ) com edição de 2009, com erros de digitação e com erros de gramática nas duas línguas. Todo livro é bilíngüe , inglês e português . Os 5 Dvd usei apenas no 1 mês, são ruins e com os mesmo atores , com diversas situações , é como ver um vídeo no youtube de algum tema e ter que compreender o contexto para resolver as questões da unidade.
Escola: Não tem biblioteca, salas simples com quadros brancos, não há nada de atrativo para alunos . Nada de materiais complementares .
Curso: Focado para adultos , pois são abordados temas do dia a dia , e para pessoas que compreende o idioma inglês, uma pessoa sem conhecimento algum fica muito "perdida".
Pontos Negativos:
 Não há acompanhamento de seu aprendizado por parte dos professores
 Método multi-level atrapalha na interação , acorrendo que os níveis intro e A1 /A2 ficam segregados
 Livros traduzidos
 Não há uma evolução dos estudos, cada tema passa informações superficiais e muito básicas de verb to be, simple past, verbos modais, repetindo em cada cor de livro. No entanto não é algo que fixa na mente , como um bom ensino de idioma deveria ser.
 Custo x Benefício não é viável, muito caro o material e um grande desembolso no curso sem aproveitamento e treinamento do idioma.
 Apenas resolver exercícios atrapalha no desenvolvimento, pois não há uma aula só de conversações, ou aula só de escrita ou aulas apenas de brincadeiras, são as mesmas automáticas: Fazer exercícios em casa e corrigir em sala, aula após aula.
 Impossível falar em 18 meses e ainda passar com sucesso no Toefl com esse meio de ensino -aprendizado.
 Prova apenas escrita , dificultando crescimento em outras parte como fala, audição e compreensões.
 Para cancelar o contrato há um agendamento e paguei R$ 335,00 matrícula + R$ 2900 material e R$ 792,00 de mensalidade, e querem me devolver menos de R$ 1000 por quebra de contrato , o que me fez ver que além de má ensino , há uma má prestação de serviço.
Ponto Positivo:
 Devido as deficiências das aulas, você tem que adquirir informações e estudar como reforço sozinho
 Após tantos problemas me fez buscar uma nova escola , um novo aprendizado.
Recomendações : Antes de pagar sua matrícula, solicite assistir no mínimo 2 aulas na YouMove , quem sabe em outra unidade possa ter professores comprometidos em ensinar, e ser possível relevar materiais ruins e a simples estrutura da escola.