O uso de auxiliar em questões com questions words

Olá!

A minha dúvida é quando devo ou não utilizar o auxiliar do em questões usam as question words.
Devo perguntar: What season started last Saturday? ou What season did start last Saturday?
Perguntei a dois professores de inglês, um disse que as duas formas estão corretas, mas que a primeira é a mais utilizada. Outro disse que só a primeira está correta e que a segunda não existe. Aí fico em dúvida. Além disso, assisti um episódio de Friends em que foram utilizas as duas formas...
And now???
Can anybody help me?

Samoa

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
14 respostas
Ordenar por: Data
tomas 1
Poxa vida,li as duas e me bateu uma duvida,mas acho qua a primeria esta correta pois o Sujeito Nesse caso é o ''Season'',logo creio que o certo deva ser "What Season started last Saturday?"
Porém,preste muito atenção pois isso não ocorre sempre,por exemplo:
What kind of foods Do you like?
When did it begin?
Why did you do that?

O recomendado e prestar atenção no sujeito,se ele vier obrigatoriamente depois da Wh-Question não use o auxiliar,porém em caso contrario como nos exemplos citados acima,utiliza-se sim o auxiliar.

Good luck!!
Ok Thomas!

Vou seguir a tua dica do sujeito.
Thanks!
murilo91 1 9
Olá Samoa, ao meu ver, ambas estão corretas, sendo que a segunda é para enfatizar,

Ja viu construções tipo:

I love you- eu te amo
I do love you - eu te amo (enfatizado)

I saw you last night- te vi na ultima noite
I did see you last night- idem (enfatizado) (atençao ao verbo, fica no presente mesmo sendo passado)

Como o Tomas disse, preste atenção no sujeito.

Cuidado com construçoes como:

I want to know who are you- eu quero saber quem você é (ERRADO)
I want to know who you are- Idem (CORRETO)

Como nao é pergunta, nao tem pq o auxiliar ir antes do sujeito.

Mas:

I want to know, who are you? - eu quero saber, quem é você?

Diferente caso, a virgula muda td ai. (pois a segunda parte é uma pergunta)

Espero ter ajudado,

Thank you,

Murilo
Gabi 1 1 19
Concordo com você Murilo com relação ao uso do auxiliar para enfatizar a fase, no entanto acho que isso é apenas para frases na afirmativas. Por isso acho que não tenha relação com a dúvida do Samoa.
Acho que o certo mesmo seria dizer "what season has started last Saturday?"
considerando que se começou sábado passado, ainda deve estar passando.
murilo91 1 9
Perguntei a alguns nativos que tenho contato e confirmaram estar errado a segunda forma, e falaram tbm que usariam a primeira.
"has started" esta correto embora, mas ninguem iria falar assim. Pouco usado essa forma, embora o pensamento da Gabi esteja correto, se é algo q começou no passado e vem ocorrendo, mas nao sei pq preferem a outra forma.

Obrigado.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
tomas 1
Mas ,Gabi,pelo que sei,não podemos usar o Present Perfect(Has Started)quando temos tempo definido...
Talvez,seja possivel dizermos:What season has been ''passing'' since last saturday ? (utilizei o ''passing'' entre aspas pois não sei se seria o verbo mais recomendado para esse caso,porém ,acho que poderiamos sim,utilizar a frase que citei acima) ...
Mas voltando a duvida inicial,procure prestar atenção ao sujeito.

Good luck!!
Gabi 1 1 19
Esse exemplo que você me deu é um present perfect contínuos tomas.
Eu sugeri "has started" porque é uma ação iniciada no passado (no caso sábado passado) e tem efeito
no presente momento (ou seja, ainda está passando na tv). O present perfect se usa para ações no passado com efeito no presente, ou como você mesmo mencionou, para ações no passado aonde o período não está determinado.

Agora, quanto ao uso do "has started", eu discordo de que essa forma seja pouco usada. Pra mim é bem normal.
Talvez algum amigo overseas seu, tenha te passado que é pouco usado, se for isso, eu paro pra pensar da onde que ele é. Uma amiga minha me disse que nos Estados Unidos, o present perfect é usado com menos frequencia que na Inglaterra. Eu não acho que "what season started last Saturday" seja errado, mas eu usaria o "has".
Eu também vou perguntar para a minha professora. Mas é da forma como alguém citou aqui,
o auxiliar DO ou Did vai ser usado quando você menciona quem pratica ou praticou a ação.

By the way, "what season has been ON (tv) since last Saturday:"
murilo91 1 9
Há varios pensamentos para " has started", ela começou no sabado e vem começado até hj? tipo, ela começa todo dia? nao, mas os americanos pelo q vejo nao curtem mto o "present perfect" mesmo, não esta errado, sei la, eu tbm usaria essa forma, as vezes é algo regional, mas creio que é geral para os americans (north americans, pois somos americans tbm),
ela só disse " eu nao diria dessa forma, embora estar correta". agora pode vir um americano aqui e discordar e blablabla do mesmo jeito que um Baiano,mineiro falar " vou na casa de pai" e chegar um paulista e dizer: " ta errado, o certo é: vo na casa DO pai' etc.... chegar um portugues e dizer " eu vivi em italia" e nós brazileiros dizer q é errado, pq o certo é " eu vive NA italia'....

in short, use oq vc achar melhor.


.......
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Pessoal,

Complementando...

Eu diria "Which season started last saturday?",não me parece comum ou apropriado o uso de '"did","do" ou outro auxiliar em contextos como este.

Which countries won the title?(Quais países ganharam o título?)-->Usa-se 'Which" por haver um número específico de países.

Boa sorte!
Gabi 1 1 19
Sim, é verdade. Não seria certo dizer "what" e sim "which".
Eu fiquei pensando sobre o assunto e na verdade eu acho que estava errada. Porque
apenas da série ainda estar na Tv, ela não pode começar mais de uma vez. Ou seja,
só se começa uma vez, portanto "Which season started last Saturday:?" Me parece ser o mais
apropriado. É..eu tive uma aula de present perfect e algumas coisas
não ficaram absolutamente claras para mim. Na próxima sexta eu tenho aula, vou tentar não
esquecer de perguntar o que minha professora acha.
Mas eu mudei de idéia, uma coisa não começa mais de uma vez. Não pode ser present perfect...
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Hi everybody!

It's funny how a simple question can be so tricky for us...
Eu também acredito que não se usa o present perfect porque o dia do incío foi o último sábado e está bem espeficificado, então past simple. O outono não continua iniciando, já iniciou, mesmo que esteja em andamento.
That's my opinion.
Agradeço igual a todos porque minha dúvida estava mais focada no uso do auxiliar com as question-words.
Valeu!
Samoa
tomas 1
Pois então Gabi,
talvez vc não tenha me intendido,ou eu tenha me espressado mal,mas tentei te dizer q o Present Perfect não seria apropriado (minha opinião),por isso dei uma sugestão com o Present Perfect Continous para dizer que ainda esta passado a tal série.
E qual seria mais correto neste caso: 'Who has lunch with him on Fridays?' ou 'Who does have luch with with hom on Fridays?'
Telma Regina 9 65 608
Nanee perguntou:
E qual seria mais correto neste caso: 'Who has lunch with him on Fridays?' ou 'Who does have lunch with him on Fridays?'
Ambas são corretas.