Variações na pronúncia das vogais na língua Inglesa

Questões sobre a pronúncia e compreensão do inglês falado no dia a dia.

Mensagempor Josemar Barros » 09 Jul 2011, 21:43

Olá pessoal!

Queiram por favor desculpar-me se alguma palavra parecer mal situada. Sou angolano, e essas diferenças as vezes são evidentes.

Estou escrevendo para colocar uma questão relativamente aos diferentes sons das vogais na língua Inglesa, questão esta que assume-se como um obstaculo ao aprendizado da língua.

Como é sabido por muitos de nós as vogais em Inglês apresentam diferentes sons. Todavia, mais do que saber isso, eu gostaria( se possível) que alguém me esclarece como podemos determinar o som correcto a ser usado numa palavra especifica. A titulo de comparação na lingua portuguesa(pelo menos a moda de portugal), por via de regra, sabemos que na palavra " Usado" a vogal "o" por estar no fim produzirá um som semelhante ao de "u", já na palavra "amor" por estar entre letras produzirá seu som característico. Na língua inglesa a vogal "a" apresenta sons distintos nas seguintes palavras: date, all, car, cat. Que regras aplicam-se? Para dar consistência a questão apresento abaixo um resumo envolvendo as outras vogais.
VOGAL “a”
Em inglês a vogal ”a” pronuncia-se de 5 maneiras diferentes. A diferença entre elas é muito subtil. Comparando com os sons utilizados na L.P, no inglês americano a letra “a” pronuncia-se da seguinte maneira:

O som [ei] longo: Able, baby, Maple, Danger.
O som [ê] breve: Apple, happy, Accent, Address.
O som [o] :Always, hall, Already, Tall.
O som [â] longo: Car, star, Market, Bar.
O som[a] curto: About, Arrange, Apart, Ago.

VOGAL “e”
Ela pode ser pronunciada de 4 maneiras diferentes. A diferença entre elas é muito subtil. Ela pode também ser omissa, como no caso do ultimo exemplo:

Exemplos:
o som [i] longo: Evil, Evening, Begin, Eel.
o som [e] breve:Cinema, Accent, Percent, Liberate.
O som [i] breve: Begin,Delay, Before, Delicious, Believe.
O som [ê] breve: Bed, End, Exit , Central.
Mudo : Apple, Cake, Careful, Ice.

VOGAL “i”
Esta vogal pode ser pronunciada de 4 maneiras diferentes que se distinguem claramente entre si. Mas também pode ser quase omitida, como no caso dos dois últimos exemplos:
Exemplos
O som [i]: King, Taking, Singing, Link, Sink
O som [ai]: Ice, high, Ideal, Strike, time.
O som [i] breve: Levity, hill, happily, military, city.
O som [â] breve:Shirt, flirt, skirt, thirsty, birth.

VOGAL “o”.
Em inglês a vogal “o”, tal como a vogal “a”, pode ser pronunciada de 5 maneiras. As diferenças entre elas são muito pequenas e por isso é difícil distingui-las.
Exemplos
O som [ó] :Office, coffe, ox, dog.
O som [ô] longo: Old, only, open, over.
O som [a] breve: Orange, Order, Organ, Origin.
O som [ua] breve: Once, Won, None, Ton.
O som [ô] breve: Occasion, Observe, Occur.

VOGAL “u”
Ela pode também ser pronunciada de 5 maneiras diferentes. Essas maneiras diferenciam-se relativamente entre si. Em português encontramos comparativamente os seguintes:
Exemplo.
O som [ã] longo: Bus, Puzzle, Sun, Pump.
O som [iu] : Pure, Music, Human, Humor.
O som [ã] : Turn, Murder, Hurt, Fur.
O som [u] : Super, Suitcase, True, Blue.
O som [i ] :Business, Busy.



COMBINACOES DE VOGAIS.
O som [iã] : Fear.
O som [é] longo: Feather.
O som [ã] longo: Early.
O som [ié] : Reaction.
O som [à] : heart.

Em resumo; Que regras explicam essas variações? Como posso saber o som o correcto a ser usado e fazer uma leitura/pronuncia exacta?

Espero que alguém possa dar algum esclarecimento.

Desde já, muito obrigado a todos.
Votos neste post: 1
Avatar do usuário
Josemar Barros
5 (3)
Reputação

Re: Variações na pronúncia das vogais na língua Inglesa

Mensagempor Donay Mendonça » 11 Jul 2011, 11:31

Josemar,

"Em resumo; Que regras explicam essas variações?
como posso saber o som o correcto a ser usado e fazer uma leitura/pronuncia exacta?"


Na verdade, não me recordo de uma regra para explicar estas variações. Acredito que exista uma sim, porém, na minha opinião, não é necessário sabê-la para se falar bem o inglês. A pronúncia deve ser aprendida gradualmente, dia após dia, com o convívio: ouvindo vídeos, filmes, pessoas que conversamos em inglês, músicas, etc. Sou fluente e dou aulas há dez anos e não ensino regras de pronúncia a meus alunos. Eles ouvem aula após aula e com o tempo se familiarizam com os sons e passam a se comunicar em inglês. Bom, está é minha dica. Mas, outros colegas podem deixar suas opiniões e complementar o que foi dito.

Abraços,

Bem-vindo ao fórum!
Avatar do usuário
Donay Mendonça
6 20 229
13915 (21848)
Reputação

Re: Variações na pronúncia das vogais na língua Inglesa

Mensagempor Josemar Barros » 12 Jul 2011, 14:10

Muito obrigado professor donay por esse gesto prestativo e por tal calorosa recepção.

Relativamente à minha questão paira no ar aquele receio de ler ou pronunciar mal palavras com as quais nos deparamos pela primeira vez. Penso que não importa quão cultos possamos ser ou envolvidos num contexto social, é impossivel conhecer a imensidão de vocábulos duma lingua em particular. Na L.p, combinando as vogais às consoantes formamos silabas "Ba-na-na" permitindo assim por meio da soletração ler ou pronunciar palavras muito complexas mesmo que as desconheçamos ou não saibamos seus significados. Sinto-me limitado a ler ou pronunciar palavras que já conheço, que constituem o mais da lingua inglesa. Isto representa um problema para aquelas pessoas que à minha semelhança estudam por si mesmas, ou nem por isso professor? como fluente como tem lidado com essas situações? Quero dizer, precisa recorrer a um dicionario sempre que não está seguro em relação a pronuncia de dada palavra? Ou de forma intuita consegue pronuncia-las?

Muito obrigado mesmo a voçês por tal Ideia altruista.
Avatar do usuário
Josemar Barros
5 (3)
Reputação

Re: Variações na pronúncia das vogais na língua Inglesa

Mensagempor Gustoteck » 13 Jul 2011, 19:46

Esse site pode te ajudar, nele fala como se deve pronuciar as vogais, com tradução em Português do lado. :D

http://www.sk.com.br/sk-spell.html
I'd like speak and be understood, because I love it so much.
Believe in your Dreams, because they can come true if you want. :D
Avatar do usuário
Gustoteck
 
Registrado em:
07 Mar 2011, 13:12
Mensagens: 94

Re: Variações na pronúncia das vogais na língua Inglesa

Mensagempor Donay Mendonça » 14 Jul 2011, 11:32

Josemar,

"como fluente como tem lidado com essas situações? Quero dizer, precisa recorrer a um dicionario sempre que não está seguro em relação a pronuncia de dada palavra? Ou de forma intuita consegue pronuncia-las?"



O que sempre fiz: recorrer a um dicionário ou algum site de pronúncia. Porém, algumas vezes, o convívio com o idioma me permite "prever(forma intuita)" a pronúncia de uma palavra sem nunca ter ouvido esta antes.
Avatar do usuário
Donay Mendonça
6 20 229
13915 (21848)
Reputação

Re: Variações na pronúncia das vogais na língua Inglesa

Mensagempor Henry Cunha » 25 Jul 2011, 17:06

O Donay tem toda a razão. E não é nada incomum para um nativo do inglês perguntar a pronúncia de uma palavra nova que tenha lido, ou, tendo ouvido uma nova palavra, perguntar como se escreve a danada. Mas para quem fala o português, por exemplo, fica relativamente fácil acertar como escrever ou dizer (e significar) as milhares de palavras em inglês vindas do latim ou de outra língua latina.
Avatar do usuário
Henry Cunha
2 14 171
9285 (5802)
Reputação


Voltar para Inglês Falado



 


  • TÓPICOS RELACIONADOS

Quem está online

Usuários registrados: alemou777, andersonrob, Atila, Camila Somalia Dant, Carlos Rigo, dhiego, Duarte_1984, Eduardo Henrique Ri, eu_genio, FabioE, fernanda11211, GabrielCarreir, guida, Gustavo Gurgel, Gustavo.Alves, Henrique Do Prado, hudsontia, IgorQOliveira, IgorTJP, ithiagocom, Jael Sânera Sigale, Jana Schwantz, Juliana Barboza, Julio Gomes, justino mendonça, Kamilas.s, Laiza_Mendonça, Li@ne, Lucas Danillo, Mariane Savioli, marlon pereira, Nicolas Prange, omgitscarol, Ptonina, reisls82@gmail.com, renanlopes, Ricardo Lae, Sergio Sudsilowsky, thameson, Tiago Eduardo, Tio Lou, W. Hugo, Yvynn