Assistir muita Série em Inglês pode Atrapalhar?

Assistir muita Série em Inglês pode Atrapalhar?
Oi, pessoal! Sou nova aqui e depois de ler várias postagens e ouvir alguns Podcasts fiquei com uma duvida um pouco persistente:

Será que assistir séries demais pode me sobrecarregar e retardar meu aprendizado?

Realmente adorei o quanto esse site é rico em métodos de aprendizagem, porem uma tecla que sempre é batida é a de que "devemos aprender de forma espaçada, dar tempo para o cérebro absorver as informações" (o que acho super valido e funcional). Eu sempre fui uma viciada em séries e desde que me lembro as assisto em inglês, desde que comecei a estudar o idioma passei para as legendas também em inglês. Mesmo alguns considerando um método de estudo, ainda assim é meu passatempo preferido, mas queria muito saber a opinião de vocês. Será que deve ser uma atividade controlada? Será que é só um momento de lazer?

Desde já agradeço a atenção.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Hi Mindy Q.

Sem correr o risco de ser repetitivo, creio que séries são excelentes para a prática de listening. Quando ao nível da língua que é alcançado isso vai depender da série.

Algumas séries relacionadas ao Direito trazem excelente material para quem gosta da leitura de textos legais (principalmente americanos), como funcionam as instituições, a corte, as instâncias legais, etc.

Tudo vai depender de quais séries e como você as assiste. Eu sugeriria, caso seu nível de aprendizado permita, o listening (sem legenda) ou no máximo com legendas em inglês.

Sou muito suspeito pra falar de séries pois há mais de 20 anos desisti das novelas e desde então de "Friends" (super novaiorquinos), "Law and Order" (olha o Direito ai) "Grey's Anatomy" (que se tornou melodramático), até "Two and a Half Men" e "The Big Bang Theory"... Se tornaram minha rotina. O problema das séries pra mim é que depois de algum tempo perco o interesse.

O que acho fantástico nas séries é que o que é moda lá fora em termos de linguagem aparece em muitas séries. Em muitas outras você tem expressões, sarcasmo e ironia (que você tem de ser smart para utilizar e entender quando os outros utilizam), trocadilhos (muito comuns no American English).

Dito o que acho das séries gostaria de lembrar que os demais aspectos da língua podem ser prejudicados caso você não seja um(a) autodidata. Isso porque com as séries você não vai, necessariamente, aprender a escrever (note que a ortografia é algo importante para nós aprendizes do inglês como segunda língua). Também a gramática pode ficar com problemas já que algumas séries são muito informais e outras muito técnicas. Tanto as primeiras quanto as últimas podem levar a um aprendizado tendencioso da língua.

O speaking e o listening ganham muito, mas como sem um vocabulário suficiente não da parta a a conversação ser eficaz vale à pena mesclar o aprendizado de séries com os livros e talvez um pouco de gramática. Quanto a essa última você pode buscar quizz(es) na internet que são excelentes para treinar o inglês, é só buscar: até filmes têm questionários online.

Mas o bom e velho livro (para leitura e para gramática) sempre será minha dica. Com a série você é sempre levado a entender a história. Com o livro você tem a história, mas basicamente é você que cria o contexto, não tem melhor exercício do que uma boa leitura.

My last tip, gosta de séries? Assista o máximo que puder e também leia sobre elas. Pode ser resumo, crítica, tudo o que puder.

Essa é minha humilde opinião.

Cheers!
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
6 49 1.3k
Assim de pronto, difícil dizer...
Pode ser que sim, ou que não, eu acho que tudo de mais é muito (ou tudo de mais é veneno, como dizia m os antigos).
Na verdade o inglês é muito vasto, e no caso você pode estar tendo contato com apenas um lado da coisa, que é o inglês falado, as gírias (slangs and the language of the streets, that may turn you street-smart).
Mas se você estiver fazendo um curso, por exemplo, ou tiver que fazer algum trabalho acadêmico ou prova/teste etc, você não poderá só os registros informais onde precisa um pouco de norma culta (por assim dizer.)
Deveria ser sim uma atividade controlada, até certo ponto. Por exemplo, em cursos é passado um filme e depois os alunos são chamados a interpretar e discutir sobre o filme, achar palavras novas, anotá-las e ver o seu significado, quem é o personagem principal e os secundários, por que eles agem assim (ou assado), e por aí vai.
Eu prefiro não dizer que atrapalha, acho que sempre ajuda, mas se for de um modo indisciplinado e viciante, talvez não ajude tanto quanto você queira (ou quanto poderia ajudar).
De qualquer forma, é um poderoso meio ter um aprendizado até mais rápido, contanto que o estudante não seja apenas passivo, seria interessante interagir e dividir opiniões com outros. Mas se não for possível, ainda se pode fazer muitas coisas.
Por exemplo uma "resenha" em inglês e comparar com as resenhas on-line do IMDb (site em inglês); ou até mesmo enviar sua resenha para eles.
Interaja, sim? da mesma forma que você fez agora, escrevendo sobre sua experiência cinéfila.
As séries de TV são ótimas porque apresentam um material relativamente semelhante à uma conversação que encontraríamos no dia-a-dia e portanto é excelente para treinar o listening, adquirir vocabulário e muito mais.

Com isso em mente, assistir séries por si só não vai interferir no seu aprendizado de inglês, até porque assistir por assistir não vai fazer nenhuma diferença nenhuma, apesar da exposição constante. A diferença está na forma que você assiste: na verdade, nesse caso eu nem considero assistir, a pessoa está na verdade estudando, com a diferença de que o material de base é um video.

Eu por exemplo, também sou viciado em séries e uso várias como material de estudo. Mas apesar de assisir séries de TV com frequência, não é sempre que eu estou usando-as como pra estudar. Nessas situações específicas, minha mente está focada, eu analiso bem as frases, volto a mesma cena mil vezes, repito, leio a legenda em inglês, assisto de novo sem legenda... enfim, é um ambiente completamente diferente de quando eu só quero desligar meu cérebro e curtir a trama.

O que eu quero dizer é que tudo vai depender de forma que você assiste. Não quero parecer radical demais, mas o simples fato de dar o play em uma série não significa que a gente vai magicamente aprender. (Se fosse assim, eu seria fluente em japonês pela quantidade de anime que eu assistia quando era mais novo haha)

O que faz das séries uma boa ferramenta de estudos, é a intenção de quem está assistindo.

Não tenha medo de ''sobrecarregar'' seu cérebro com o idioma, apenas assista normalmente com a intenção de passar o tempo, desligue o seu modo estudante de inglês que está tudo certo!
Muito Obrigada pessoal! Não esperava respostas tão detalhadas e adorei isso! com certeza estou mais tranquila agora e vou por em pratica as dicas de todos. Com certeza continuarei usando as series como ferramenta de estudo sem deixar de lado minhas horas de relaxamento e tranquilidade com House of Cards kkkkkk
6 49 1.3k
Keep us posted! Drop by when you are puzzled by some word or expression, when you want to write something about the show, anything, anytime.
By the way, it gets recommended by Catterpilar (an IMDb user), as I am a guy into writing, I read it, and it´s good English (not to mention the review itself.)

http://www.imdb.com/title/tt1856010/