por cassianorio » 05 Ago 2009, 15:02
Eu fiz 22 meses de Wise Up, mesmo tendo entrado no final do Basic 3 após a prova de nivelamento.
Pelas contas, nem os 18 meses eu precisava ter feito, mas confesso que estaria lá até hoje se não fosse a grana da mensalidade. Gosto muito de Inglês e da metodologia de ensino da Wise Up.
Os pontos positivos são:
• bons professores;
• boa metodologia;
• bons exercícios.
Os pontos negativos do curso:
• existe muita "benevolência" com os alunos que não colaboram. Acho que a avaliação deveria ser Oral + Written / 2. Caso o aluno precisasse de 1 ou 2 pontos na média, caberia ao professor avaliá-lo (a) conforme participação em sala, assim como se faz em colégio, faculdade, etc.
Apesar de ser um curso voltado para o público adulto, a maioria faz por obrigação profissional. Portanto, pelo fato de não gostarem da língua, nunca participam, não fazem os exercícios e isso faz as aulas renderem apenas 10% do que poderia vir a ser uma "grande aula". Isso acontece em todos os níveis!
Esse é o problema de uma 3ª nota (assessment), que faz com que essas pessoas passem de módulo e, consequentemente, atrapalhem os que realmente querem aprender. Basta ir em todas as aulas, levar as redações no dia da prova (tudo de uma vez) e pronto, tira-se 9 ou 10 de participação. Esse é o maior erro!
O conhecimento do aluno deve ser medido em oral (fluência, pronúncia, uso da gramática) + escrita. Por causa de tudo o que relatei, tive "colegas de turma" que não participavam de nada e quando tinham de responder algo ficavam só no "ãh" "é..."
• não existe um grupo de estudos. As pessoas, embora "adultas" não criam círculos de amizade para prática da língua. Isso pode ser feito por msn, e-mail, orkut, etc. Mas ninguém realmente quer!
• lembrei de um defeito da metodologia: trabalhos em duplas. O professor tem, por treinamento, a tendência a colocar os alunos mais fluentes com os mais fracos (aqueles que não querem nada!) nesse tipo de atividade, de forma que um ajude ao outro. Resultado: quem sabe faz tudo sozinho...o outro só copia! Uma vez, depois de reclamar com a Coordenação e com diversos professores meus, falei pro meu professor da epoca: "eu não estou aqui pra ensinar. Não sou pago pra isso! Não sou eu o professor...então não tenho que ficar ajudando quem não quer aprender. Quero fazer trabalhos de dupla com quem tenha algo a me acrescentar. Quem tem que ensinar é o professor!"
Mas o curso é ótimo. O problema é a administração de cada franquia! É igual a colégio particular: pagou, passou!
O que importa é que, para quem realmente gosta e corre atrás, os ensinamentos são válidos!