por kelmorais » 30 Jan 2012, 16:42
Olá pessoal,
Sou nova aqui no EE e gostaria de deixar meu depoimento sobre a You move também.
Nunca pude estudar em cursinhos pela situação financeira da minha família, mesmo assim, sempre soube da importância de dominar uma segunda língua. Entrei na universidade e desde então, venho procurando maneiras de estudar inglês para progredir na carreira acadêmica. Estudei no CLIC da UERJ por um semestre e aprendi muito. Os professores são estudantes da Universidade e falavam inglês o tempo todo na sala. Ali aprendi o básico. Depois fiz um Intensivo Básico no Liverpool, mas não gostei muito. Crianças, adolescentes e adultos na mesma turma é uma coisa que me irrita bastante!!
No ano de 2011, fiz a seleção para o mestrado e me deparei com o velho problema: a prova de proficiência em língua estrangeira. Escolhi o Espanhol, obviamente, pelo meu conhecimento em Inglês ser insuficiente para essa prova.Consegui passar, mas resolvi procurar de vez uma escola de idiomas, pedi dicas aos amigos professores de inglês que me recomendaram Cultura Inglesa, Ibeu ou CNA. As duas primeiras escolas não existem em minha cidade e eu não tenho a disposição de viajar 40 minutos de ônibus para ir ao curso! Minha rotina de trabalho e estudos é cansativa e eu usaria qualquer desculpa para faltar. Quanto ao CNA: não gostei das turmas misturadas - a exemplo do liverpool, considerei o material infantil demais e o curso era muito longo. Sendo assim, em novembro,fui atraída pela propaganda da You move, fiz um teste no site e uns dois dias depois um atendente me ligou, dizendo que eu havia sido selecionada para uma bolsa. Marquei a entrevista para conhecer a proposta.
Pessoal, fiquei umas três horas nessa "entrevista" com o atendente que tentava me conhecer. A princípio, a postura dele era de avaliador mesmo, questionando se eu teria tempo para o curso, se eu teria outras prioridades, pois teria que me dedicar e estudar antes para acompanhar. Gostei da metodologia, uma vez que entendi que dependia mais de mim do que do curso e dos colegas de sala. Mas, para conseguir a tal bolsa, eu teria que dar 20 nomes da minha lista de contatos para a escola ligar e fazer sua propaganda. Isso me irritou profundamente e afirmei que não daria nome nenhum e que pagaria a mensalidade integral ou até mesmo procuraria outra escola. Nesse ponto, o atendente mudou completamente sua atitude e fez de tudo para me convencer a ficar mesmo sem os 20 nomes! Acabei fazendo a matrícula no valor de R$300.00 e marcando a aula zero e o teste de nivelamento.
Nesta aula zero, encomendei o material que deveria ser pago em 24 cheques de R$98.00 ou num "crediário". Me assustei com isso, pois entende-se que num crediário há juros em cima do valor original e era exatamente isso. Tenho aqui um boleto com 18 folhas no valor de R$143,00. Dei uma entrada de R$150,00 no dia da aula zero.
Este material levaria 15 dias para chegar, mas na verdade demorou mais de um mês. E só chegou por conta da pressão que fiz, já que pretendia viajar para as festas de fim de ano e só voltar no dia da 1º aula em janeiro. Tive que suportar o pouco caso dos atendentes que não sabiam de nada e ignoravam minhas reclamações e ligações. Cobraram um comprometimento muito grande, estudar em casa, não faltar, pagamento no ato, mas deixaram a desejar no atendimento.Meu material chegou, estranhamente, no dia em que já de saco cheio, disse que ia cancelar minha matrícula.
Enfim, estudei para a primeira aula assistindo o DVD com historinhas sem graça e fazendo os exercícios do livro (gostei dos livros! Apesar de ter partes em português, foi o material mais "adulto" que encontrei nessa pesquisa de escolas). A primeira aula foi legal, o professor é muito bom, mas a interação com os outros colegas foi bem ruim.
Como já disseram aqui, os alunos estão em níveis diferentes na mesma sala. Como era minha primeira aula, o professor determinou um grupo mais experiente para fazer o exercício comigo, porém esses alunos não queriam fazê-lo para que minhas dificuldades não os prejudicassem. Aquilo me deixou chateada, mas não me desestimulou.Nas aulas seguintes, estudei mais e tomei a iniciativa de procurar outros grupos de colegas para realizar a interação. Ainda é uma parte chata para mim, porque tenho dificuldades em falar, mas estou perdendo a timidez. A aula é bem dinâmica e o professor, na medida do possível, conversa sobre outros assuntos, canta e dá dicas, comentando algumas variações dos sotaques americanos. Estou no A1, entendo 95% da aula que é toda em inglês e estou aprendendo verbos no Simples past.
Procurei o EE porque preciso urgentemente da leitura em inglês por conta de uma disciplina do mestrado. Faço exercícios daqui e estou praticando a leitura com os artigos do fórum e com a revista Speak up. Resolvi dar esse depoimento para ajudar os colegas que estejam procurando escolas de idiomas. Abraços!