Idéias de aula para professores de inglês

Idéias de aula para professores de inglesHello, there! Muitos professores me escrevem pedindo dicas de atividades para mudar um pouco a rotina do livro na sala de aula. Escolhi aqui duas atividades: uma de leitura e escrita e outra de escrita e fala.

DICA 1 – LEITURA/ESCRITA

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Vamos supor que você trabalha com o livro New Interchange 1, da Cambridge. Lá na unidade 2 há um diálogo, “Daily schedules” que trabalha o Simple Present e preposições de tempo. Vou colocar três falas do diálogo aqui:

Daniel: How do you spend your day, Helen?
Helen: Well, on weekdays I get up around ten. Then I read the paper for an hour and have lunch at about noon.
Daniel: Really? What time do you go to work?

Depois de ter feito a prática oral e de audição o professor pode reforçar o conteúdo do diálogo da seguinte forma: numa folha separada, escreva o diálogo da seguinte assim:

Daniel: howdoyouspendyourdayhelen?
Helen: wellonweekdaysIgetuparoundten.
thenIreadthepaperforanhourandhavelunchatabout noon.
Daniel: really? whattimedoyougotowork?

Faça com que eles reescrevam o diálogo em sua forma completa, também prestando atenção à acentuação. Tal atividade reforça o conceito de estrutura gramatical da língua, sem ficar atendo-se a regras. Depois peça que eles corrijam de acordo com o original e por fim, se houver o texto em audio, passe novamente. Esta técnica pode ser utilizada com qualquer tipo de frase ou texto porém não pode ser muito longo, senão os alunos se cansam e a atividade não rende.

DICA 2 – ESCRITA / FALA

Usando o mesmo diálogo da atividade anterior, você, colega professor, quer fazer uma atividade mais livre, que os alunos usem a linguagem utilizada oralmente e ainda produzam algo por escrito. Depois que eles fizeram a prática oral, da maneira que o teacher´s guide traz ou da forma que você achar mais interessante, coloque um esquema com cues (partes) do diálogo na lousa, assim:

Daniel: how / spend / day?
Helen: weekdays / get up / ten. Read / paper / an hour / have lunch / noon.
Daniel: really? / what time / go to work?

Os alunos reescrevem o diálogo e vão encenar. O importante não é que fique igual ao do livro, e sim que eles sintam que a produção é deles. Como sistematização, pode-se retomar a reescrita do diálogo em sua forma completa, incluindo os conectores e detalhes que faltaram.

Se você, colega professor, tem dicas sobre atividades para “animar” o livro didático, poste aqui ou me escreva que compartilhamos com todos.

See you next time!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

6.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

13 comentários

  • 14/02/09  
    Valeria diz: 1

    Ótimas dicas.Vou utilizá-las, sim.
    Thanks!

  • 01/03/09  
    neli repullo diz: 2

    Que bacana a sua dica , vou usar nao domino muito o ingles mas assim fica facil!!!!

  • 26/04/09  
    Joelma diz: 3

    Nice, é um exercício interessante.
    All the best!

  • 20/05/09  
    Joana Ferraz diz: 4

    Muito boa atividade, vou usá-la com os professores, em reunião de estudo. Valeu!!!!!!!!!!

  • 10/08/09  
    Adriene diz: 5

    Adoro suas dicas. Gostaria se possivel dicas de aula para escolas que não tem o livro didatico.

    Thanks!

  • 30/08/09  
    jeanne diz: 6

    Gostei muito das atividades propostas. Como professora de Ingles sempre me preocupo em fazer das minhas aulas produtivas e dinamicas, onde o aluno se sinta a vontade e motivado a participar.

  • 31/08/09  
    adriene diz: 7

    Adoro suas dicas. Gostaria de dicas para 6 e 7 series q nao possuem livros.

    Obrigada

  • 22/09/09  
    Fernanda diz: 8

    Adorei as dicas.
    Att

  • 27/09/09  
    Salete Maria Piazentini diz: 9

    Parabens achei muito interessante a atividade
    para enriquecermos nossa aulas . Poi aqui em nossa escola não é adotado apostila .

    Obrigado pela dica

  • 24/10/09  
    alessandro diz: 10

    obrigado pelas sujestões ,to no cursinho de engles 1 se podesse dar uma forçinha numas dicas,estou muito rui para montar frases em usando plural…………te falar verdade to devendo 8 decimo do simestre passando,da uma forçinha please…thanks

  • 07/11/09  
    Sueli Krueger diz: 11

    Thanks a lot. Como não temos livros de inglês nas escolas públicas é ótimo receber dicas para tornar as aulas mais atrativas.

  • 12/02/10  
    FERNANDA diz: 12

    i liked your clue! thanks

  • 18/03/10  
    thais diz: 13

    I’ve loved your ideas and I’ll use them soon…
    thanks