Indicação de livros e como comprar um bom dicionário

Michaelis Phrasal VerbsOi pessoal, hoje eu recebi um e-mail de um amigo, acredito que tanto a pergunta quanto as minhas repostas poderão interessá-los. Portanto sem mais delongas, segue abaixo o referido texto.

Olá Alessandro

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Mais uma vez parabéns pelo seu blog.

Gostaria de uma ajuda. Hoje estarei indo a uma livraria comprar um ou dois livros para me auxiliar no processo de aprendizagem do inglês. Costumo ler artigos fáceis em inglês e depois traduzi-los e tentar entende-los. Escuto música em inglês, filmes legendados e depois sem legenda ou com legenda em inglês, tudo para auxiliar o meu processo. Me considero de nível básico.

Você está no caminho certo se continuar com este empenho em pouco tempo estará falando fluentemente. A metodologia é importante no aprendizado, porém o empenho e a motivação são mais.

Estava em pensando em comprar uma gramática, um livro e um dicionário bom Inglês-português e português-inglês. Consegui baixar uma gramática na internet “Essential Grammar In Use – R. Murphy” Você me recomendaria outra? Ou essa é boa?

Apesar de não ter esta gramática já ouvi falar muito bem dela. Acredito que li alguma indicação no site English Made in Brazil. Se eles estão indicando eu não ouso duvidar, portanto pode comprar sem medo. Agora vai uma opinião pessoal, não se apegue muito à gramática, as regras são importantes para um idioma, mas utilize a gramática mais como um tira teima ou quando você estiver com dúvida em determinada regra. Eu não recomendo estudar a partir de gramática, você pode aprender num primeiro momento, mas depois esquece fácil, isso acontece porque o aprendizado não foi baseado em fatos do dia dia.

Estava pensando em comprar o livro “Como não aprender Inglês”, que já vi que no seu blog você recomenda…

O livro “Como não aprender Inglês” foi o primeiro que eu comprei no gênero “tira dúvidas”. Valeu cada centavo investido, o livro é muito bom. Você vai perceber que ele é voltado exatamente para o aluno curioso que não se contenta com as explicações dos professores. Ele é recheado de esclarecimentos para pessoas que falam o Português e querem aprender Inglês.

Também vi um outro livro, porém gostaria de sua opinião “15 minutos inglês – Jane Wightwich” acompanha dois Cds. O que você acha?

Não conheço esse livro, portanto não posso falar sobre ele. Alguém aqui já leu? Por favor, nos conte nos sobre este livro.

A Revista Speak Up para tentar acompanhar e me familiarizar com a língua.

Eu compro esta revista todos os meses há 2 anos. “É a melhor”.

E a última dúvida…

Um dicionário bom e que eu possa utilizá-lo para determinadas situações. Falaram-me os das editoras Longman, Oxford, Cambridge são bons, porém qual especificamente? Poderia me dar uma indicação? Já pesquisei na internet, mas parece que há tantos para determinadas situações, negócios, só viagens e tal. Queria um Universal, pode me ajudar?

Todos esses dicionários são consagrados no mercado. Mas segue algumas que devem ser observadas quando você for comprar um.

  1. Verifique se o dicionário contém a ortografia fonética, ou seja, aquelas letras estranhas que aparecem na frente dos vocábulos. Se você aprender como se usa este recurso conseguirá pronunciar corretamente as palavras sem precisar da ajuda de ninguém.
  2. Se você já tiver um bom conhecimento de Inglês tente comprar um dicionário English-English, ou seja, a explicação dos verbetes virá em Inglês mesmo, assim você vai aprender mais rápido sem a interferência do Português.
  3. Verifique se os verbetes vêm com exemplos de uso. Isso é muito importante. De nada adianta saber o significado de uma palavra sem saber como utilizá-la adequadamente.
  4. Além de um dicionário de verbetes compre também outros especializados em Slang e Phrasal Verbs. Eu recomento o o Michaelis – Dicionário de Phrasal Verbs.

Desde já agradeço pela atenção.

Atenciosamente
Vitor Hugo

Espero ter ajudado com essas considerações. Se alguém tiver alguma dica para o Vitor, os comentários estão liberados.

See you!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

16 comentários

  • 03/01/07  
    Alipio Augusto diz: 1

    Olá!

    Algumas recomendações de livros:

    – Gramática Prática da Língua Inglesa: o Inglês Descomplicado – Nelson Torres

    Tb sou contra aprender inglês decorando regras de gramática, mas como referência este livro é muito bom.

    – Dicionário Prático de Expressões Idiomáticas e Phrasal Verbs – Nelson Torres

    Mesmo autor, muito bom tb. Cada phrasal verb/idiom apresenta uma sentença de exemplo com a respectiva tradução.

    – Os 7 Trunfos para Falar Inglês – Lilian Prist

    Apresenta uma abordagem diferente dos tradicionais, muito interessante.

    – Whatchamacallit? – Ed. Disal
    Dicionario de idiomatismos, recheado de expressões usadas no dia a dia.

    – Como não aprender inglês – Michael Jacobs

    Ótimo, como já foi dito.

    Como Dizer Tudo em Inglês – Ron Martinez

    Várias expressões para diversas situações do cotidiano (cumprimentar alguém, elogiar, pedir informações, fazer pedido em restaurantes etc). Contém tb notas sobre cultura e costumes quando for relevante.

    Quanto ao dicionário, eu tb recomendo que seja inglês-inglês. Um que eu acho excelente é o Collins COBUILD Advanced Learner’s English Dictionary. Ele tem transcrições fonéticas, exemplos de sentenças e vem com uma versão em CD. Um coisa interessante nesse dicionário é que as próprias definições são sentenças! Assim, fica muito mais fácil entender o significado das palavras.

    Ex. Muitos dicionarios dariam o seguinte significado para a palavra fruition:

    fruition = the realization of something that was desired or hoped for

    No Collins: If something comes to fruition, it starts to succeed and produce the results that were intended or hoped for.

    Olhando a definição acima, dá pra ver que tem muito mais informações sobre a forma de usar essa palavra. Ela é usada em frases onde se diz que algo “comes to fruition”. Ou seja, frequentemente vc verá essa palavra precedida por “come to”. Isso é bem legal,a definição já é uma sentença. Na versão em CD vc pode ouvir a pronúncia das palavras com sotaque britânico.

    Ufa! Pra finalizar, com certeza a revista Speak Up é ótima, mas com o advento dos podcasts, não vejo pq gastar dinheiro comprando essa revista. Nada contra, apenas uma questão de economia.

    Desculpe pelo comentário “gigantesco”!

    Hope That Helps
    AA

  • 03/01/07  
    Alessandro Brandão diz: 2

    Alipio,

    Muito obrigado pelo comentário. Já tenho quase todos os livros que citou e o que você disse vem reforçar que acertei em minhas escolhas. Inclusive, vou escrever um post sobre o livro do Ron Martinez, eu comprei pelo submarino e recebi na semana passada. Com certeza este livro é indispensável para quem quer falar bem.

    Espero que você continue comentando os posts do blog.

    Keep in touch!

  • 04/01/07  
    Alipio Augusto diz: 3

    Alessandro,

    Eu que agradeço pelo espaço. Com certeza esses livros são bem legais, o do Ron Martinez inclusive vem agora com um CD de audio, não sei se vc viu. Além de aprender as expressões, vc também aprende como pronuncia-las corretamente.

    Com certeza continuarei acompanhando o blog…

    []s

  • 06/01/07  
    Francinaldo diz: 4

    Boa noite !!! meu nome é Francinaldo gostaria de poder aprender a falar inglês, moro em uma pequena cidade do estado do Maranhão a cidade onde moro não tem escola de inglês, gostaria de pedi a todos que visitam esse blog que me desse uma dica tipo qual será meu primeiro passo a da o precisarei fazer em primeiro para poder estudar inglês me indiquem um método que eu possa aprender de verdade nem que se preciso for estudar 10 anos o importante é eu aprender, gostei das dicas que tem no blog… desde já meu muito obrigado pela atenção

  • 06/01/07  
    Mary Ziller diz: 5

    There are a lot of books out there for learning English. Some are not good.

    I bought “Como o Americano diria isso” http://www.planetanews.com/produto/L/36181

    and it has many errors.

    Francinaldo, gostaria traduzir suas palavras em inglês.

    Hi! (boa noite = good night, mas em inglês “good night é um despedida como até logo).

    My name is Franchinaldo. I would like to be able to learn to speak English. I live in a tine city in Maranhão state. There is no English school where I live. I would like to ask everyone who visits this blog if they can give me a tip as to what should my first step be, that I need to take to begin to study English. Tell me a method how I can really learn, even if I need to study for 10 years. The main thing is that I learn. I like the tips you have in the blog. Until them many thanks for your atention.

    uma dúvida: eu aprendei que você quer aprender mesmo que terira necessario de estudar 10 anos. Se não for isso, é possivel que vc quis dizer “eu não quero estudar 10 anos”. neste caso vc diria I do not want to have to study for 10 years. Desculpe meu português. As vezes eu não entendo tudo.

    meu msn é lightsteps1@hotmail.com Adicione-me se quiser.

  • 07/01/07  
    Alessandro Brandão diz: 6

    Francinaldo,

    Você começou bem, aqui no blog tem muito material para quem está iniciando, eu escrevi sobre isso nos posts da categoria “motivação”. Acredito que você vai encontrar boas dicas para iniciar os trabalhos. Mas o principal você já tem: a força de vontade.

    Vá em frente (Go Ahead) e muito sucesso!

    See you!

  • 09/01/07  
    Francinaldo diz: 7

    olá boa tarde a todos obrigado pela ajuda amigo e pela força que estão me dando valew espero começar estudar em breve, apenas preciso do material necessario que não sei o que preciso de inicio vocês poderiam me da umas dicas? o que precisarei comprar para estudar…? ah!!! desculpem pelos erros de português na postagem anterior foi mal..

  • 24/11/07  
    Rejâne Beatris Goelzer diz: 8

    Esse site é excelente.Parabéns para quem o elaborou.Vocês dão dicas interessantíssimas sobre a língua estrangeira. Continuem enviando-me tudo o que acharem necessário, pois estou aproveitando o máximo. Abraços.

  • 17/01/08  
    Hélio Nascimento diz: 9

    Comprei o livro COMO ENTENDER O INGLES FALADO e meu nível é básico, alguem pode me dizer se fiz uma boa compra?

  • 17/01/08  
    Alessandro diz: 10

    Hélio,

    Eu tenho este livro e ele ajuda muito a melhorar o Spoken English. Acho que você fez uma boa compra.

    Abraço,

  • 23/01/08  
    Ricardo Walentim diz: 11

    Olá,

    Gostaria de ter indicações de livros ou sites ou mesmo cursos de inglês, que nos ensinem como fazer compras pela internet!!!! p/ex. traduzir páginas, saber se o site é seguro, em fim, utilizar o comerci eletr^nico com segurança.

  • 05/02/08  
    José Martins diz: 12

    Muito bom o blog… gostei muito das dicas…Quero apenas esclarecer uma dúvida… gosto de inglês, já li vários artigos e compreendo alguma coisa que eu ouço. No entanto, para falar, tenho dificuldade para elaborar as frases, isto é, ao tentar elaborar uma frase ou mesmo uma pergunta, fico pensando quais palavras ou expressões devo usar. Não sei se a frase elaborada está certa ou não. Isso se deve a quê? Devo estudar mais gramática? É falta de prática na conversação? E problema de memória? Ficaria muito grato com possíveis respostas….
    Meu abraço e uma boa noite…

  • 20/05/08  
    Josilaine diz: 13

    Olá … Estudo inglês a algum tempo, mais voltado para conversação, no entanto sinto falta de um embasamento de gramática.
    No entanto comprei o Livro: COLLINS COBUILD ( English Grammar) , gostaria de saber se é indicado para alunos intermediário , pois se for muito complexo, ainda dá tempo de trocar .

  • 02/06/08  
    Lívia diz: 14

    Olá,
    sou professora particular de Inglês e estava usando o livro de gramática do Murphy com meu aluno. porém ele já está em um nível mais avaçado e me disse que gostaria de um desafio. Quer usar uma outra gramática – que eu penso, não deve ser complicada, necessita linguagem clara e exercícios – mas que o motive a estudar mais. Alguém tem alguma sugestão? Muito obrigada!

  • 02/03/09  
    Fabio d' Lima diz: 15

    e ae galera …

    eu também vivo pairando sobre dúvidas de que material adquirir para melhorar o desempenho do aprendizado do inglês… estudei em alguns cursos, e agora estou com uma prof particular, e me considero um com um semi-basico … (se isso existir, rs)

    A dúvida é: por onde seguir …?

    comprar um dicionário (qual o recomendado para iniciantes)

    comprar uma gramatica (qual a mais dinamica)

    focar no listening (ouvir podcast, filmes )

    ir pra fora do pais, e aprender na marra?

    A internet é um mar de informações, e sinto que muitas vezes me perco, e acabo não focando no que é mais útil para o aprendizado.

    Dicas são sempre bem vindas, e parabéns a tds por dividirem suas experiencias aqui no blog, que sem dúvidas é show de bola!!

  • 08/04/09  
    washington souza diz: 16

    sou militar da Marinha do Brasil e leciono inglês para militares como eu numa escola militar. o blog me ajuda muito no meu trabalho e tenho indicado para todos os meus alunos. Valeu galera, muito bom o trabalho. thanks for all.