Indicação de livros para o nível avançado

Olá pessoal! Faz semanas que comecei a rascunhar um texto sobre meus livros de inglês. E, quanto mais eu escrevia e apagava, reescrevia e reapagava, mais eu achava que estava indo na contramão do propósito deste blog aqui. Afinal, está escrito ali em cima: “English Experts: um guia para quem estuda inglês por conta própria via internet”. Ou seja, pra quê esse monte de livro se o esquema agora é fazer tudo na telinha do computador?

Mas o bom daqui do English Experts é que ele está with arms wide open mesmo pra quem não estuda por conta própria, e mesmo para quem não estuda somente via internet. Devo confessar que a internet é minha grande aliada, mas meus estudos ainda se concentram nos livros e no método tradicional (que alguns chamam de antiquado) de sala de aula + professor + lousa + livro e caderno.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Os coleguinhas da foto abaixo sempre me quebram um galho quando preciso relembrar algum tema discutido em aula, buscar fonte para responder alguma pergunta no fórum, e em diversas outras ocasiões.

Dictionary of Phrasal Verbs, Editora Online. Custou a bagatela de R$5,00 e foi indicação da colega andreia_brasil do fórum. Palavras dela mesma: “as folhas são tipo revista, né, meio ruinzinho. Mas, pelo conteúdo e preço, vale a pena”.

Oxford ESL Dictionary: Já andou comigo pra tudo quanto é canto e está meio acabadinho (já ouviram a expressão “dog-eared book”? isso mesmo, trata-se daqueles livros cheios de “orelhas”, normalmente em função do uso excessivo!).

Longman Dictionary of Contemporary English: Apesar de achar a versão online do Macmillan mais user-friendly, o Longman impresso é mais completo. Lembro que escolhi ele depois de ler um comparativo da Antimoon postado pelo colega pcassiano no fórum.

Como Não Aprender inglês eu comprei justamente de tanto ler a respeito dele aqui no EE. Achei divertidíssimo, além de retratar super bem vários dos erros mais comuns dos estudantes brasileiros de inglês.

American Inside Out – Student’s Book + Workbook, Macmillan: usei em um curso que fiz aqui no Brasil e também durante intercâmbio no EUA. Trabalha temas variados e que incentivam conversação, como “Mind”, “Cyberspace”, “Law”, etc, explorando as quatro habilidades, trabalhando bastante principalmente o listening.

Profile, Oxford Business English
O nível deste livro é intermediário, e focado em vocabulário para negócios. Achei mediano, mas para quem tem pouco conhecimento na área é bom para começar a se familiarizar com o vocabulário empresarial. Trabalha writing para currículos, relatórios, faturas, memorandos, material promocional, pedido de compra, etc.

Cutting Edge Advanced, Pearson Longman
Também tem assuntos variados e modernos, trabalhando vocabulário, gramática, writing, etc. O que mais gosto é o livrinho que vem junto, o Phrase Builder, que me ensinou um montão de idioms.

New Proficiency Gold, Longman. É voltado para quem quer/precisa estudar para o CPE, mas pode também ser usado como revisão para quem quer relembrar/lapidar alguns conhecimentos. A minha versão, pelo menos, não tem resposta, por isso pode não ser tão indicado para quem estuda por conta própria.

Advanced Language Practice with key, Macmillan
É um livro de gramática, semelhante aos da série Grammar in Use da Cambridge. Vem com CD-ROM e tem as respostas no final do livro. Bom para estudar para exames de certificação.

Aurélio – porque nossa língua mãe merece ser valorizada e, a não ser que você seja uma criança em fase de alfabetização, ter um bom português vai te ajudar MUITO no aprendizado de outras línguas.

Minidicionário de Espanhol, Editora Ática, e Mini Larousse Francês-Português: Eu falei que saber português ajuda no aprendizado de outraS línguaS, certo? Só queria atentar para o fato de que, atualmente, ser bilíngue não é mais um grande diferencial, é preciso abrir o leque de opções… Enquanto eu não sou promovida de expert pra poliglota, eu uso esses dois dicionários aí, e às vezes visito os irmãos mais novos do EE: Dicas de Espanhol, Francês, Italiano e Alemão.

Você tem algum livro que gostaria de indicar, ou precisa de ajuda para encontrar algo específico para os seus estudos? Visite a seção Indicação de Dicionários, Gramáticas e Livros no fórum.

Take care you all,

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

29.jpg

Flávia Magalhães

Flávia Magalhães é estudante de inglês e colabora periodicamente com artigos para o EE. Além disso ela é moderadora do Fórum do English Experts.

8 comentários

  • 24/10/11  
    João B. L. Ghizoni diz: 1

    Nice post, Flávia. Well written and with good content. I’m sure many will be able to profit from it!

    Congratulations on the value you give to Portuguese, OUR language. We really should know — and use — our language well, Not knowing one’s mother tongue well impairs the learning of another. This is a fact.

    • 25/10/11  
      Flávia Magalhães diz:

      Absolutely! Obrigada pelo comentário.

  • 24/10/11  
    Pedro Alexandre diz: 2

    I go with you Flávia. Use the internet to study English is wonderful. I wish I had it when I started that 26 years ago. I guess I’d have mastered English faster and more efficiently. Anyway … I also agree, having a good English library and using the traditional methods of learning a foreign language, even the fastidious drilling, is a foolproof way on the path to success. As for learning foreign languages other than English, I also think it is essential nowadays. Just one thing, about the “Dicas de Espanhol” it’s been quite a while I haven’t got any tip. Last one was in Sept 21st. What’s the matter with that? Do you know? Please keep on doing your good job here.

    • 25/10/11  
      Flávia Magalhães diz:

      Thank you for your comment, Pedro. About “Dicas de Espanhol”, Alessandro has answered below (comment #3).

  • 25/10/11  
    Kelvin Andrade diz: 3

    Você citou os outros sites de dicas, mas a verdade é que, infelizmente, eles estão às moscas. =/

    • 25/10/11  
      Alessandro diz:

      Kelvin,

      Não estão não. Veja que todos foram atualizados recentemente.

  • 28/12/11  
    Andreia diz: 4

    que bom que voce tenha conseguido comprar o dicionario de Phrasal verbs !! =)
    No meu curso aqui na Irlanda eles usam os livros do Pearson Longman, tenho o Cutting Edge Upper Intermediate tem bastante vocabulario, e sinto que a gramatica eh abordada de uma forma diferente ao que eu estava acostumada.

    fiquei com vontade de comprar o “Como nao aprender ingles” pena que está fora do meu atual orçamento

    vls as dicas Flavia ;)

  • 14/01/12  
    Fernando diz: 5

    Tem um livro muito bom, chamado COMO DIZER TUDO EM INGLES, é o INGLES REAL, do dia a dia. Vale a pena conferir.