Khan Academy e a educação do presente

Salman Khan atende ao pedido de ajuda de uma prima pequena que estava com problemas de matemática na escola. Logo, outros primos também pedem ajuda nas lições escolares. Khan pensa numa forma mais eficiente de ensinar todos os primos sem precisar dar a mesma aula várias vezes. Para complicar ainda mais, cada primo morava em uma cidade diferente.

O pulo do gato veio quando o primo “gente boa”, resolve gravar os vídeos utilizando recursos acessíveis (como o MSPaint com um fundo negro) e disponibilizá-los no Youtube. Em pouco tempo a sua audiência passa de alguns poucos primos, para alunos e professores do mundo todo. Isso chama atenção da Google (que injeta US$ 2 milhões na ideia) e da Gates Foundation que passa a investir no projeto. Hoje, as aulas de Khan já foram vistas 70 milhões de vezes, nada mal heim?

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Resumi acima a trajetória de Salman Khan, o criador da Khan Academy. Fiquei impressionado ao descobrir que ele já gravou “sozinho” mais de 2400 vídeos educativos em diversas áreas, como: álgebra, química, biologia e até mesmo astronomia. A didática de Khan é fantástica, ele faz uma matéria complicada parecer a coisa mais fácil do mundo. Atualmente a maioria dos vídeos está em inglês, no entanto, com os novos investimentos várias aulas já estão sendo traduzidas, acredito que em breve teremos as versões em português.

Veja só como ele ensina equações simples (em inglês):

Confira a palestra que ele deu no TED 2011:

Se você recebe as dicas por email e não conseguiu visualizar os vídeos acima, clique aqui para assistir.

Apenas justificando o título, acredito que essa é a educação do presente. A época de aulas chatas já passou, o professor que quer ter a atenção do aluno tem que falar a “sua língua”, Khan (mesmo não sendo professor de formação) conseguiu isso. Congrats Khan!

Leia mais sobre o assunto

Post sugerido por Henry Cunha e seleção de links relacionados por Flávia Magalhães

Gostou? Que tal estudar as matérias da escola em inglês?

Aguardo comentários.

See you,

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

21 comentários

  • 18/09/11  
    Tiago diz: 1

    Muito bom esse post!

    Agora! Uma proposta: quem poderia transcrever as palavras da palestra de Salman e passar para o portugues?

    Outra proposta: que tal os expersts fazerem um trabalho de traduçao, ja que desejam aprender ingles? Criar no Forum englishexperts sobre as informaçoes que Salman ensina. Transcrevendo para ingles e depois traduzindo.

    Que tal?

  • 19/09/11  
    Flávia Magalhães diz: 2

    Mas Alessandro, não era pra ter contado que os vídeos estão sendo traduzidos! ;)

    • 19/09/11  
      Alessandro diz:

      Sorry ;-(

    • 19/09/11  
      Eduardo diz:

      Mas isso não pode ser motivo pra vc parar de estudar e ficar só aguardando a versão traduzida, Flávia. Afinal, vc precisa continuar estudando p/ depois, quando for assistir a versão traduzida, ter condições de ir confirmar se aquilo que estão te passando condiz com o que o Khan quis dizer, concorda? Enfim, continue estudando p/ conquistar tua autonomia. Beijos.

  • 19/09/11  
    Bruno Aguiar diz: 3

    Muito legal a dica! E principalmente pelo audio em inglês, isso é excelente pra quem precisa de um listening apurado!
    Parabéns pelos tópicos e pelo site. Visito todo dia pra saber as novidades! By the way, aqui achei o melhor audio de present perfect de todo a internet! Muito Obrigado!

  • 19/09/11  
    Gustav diz: 4

    Estava na khan a pouco tempo, resolvo entrar no EE e dou de cara com um post sobre a KA.

    • 19/09/11  
      Alessandro diz:

      Nada é por acaso não é mesmo?

      Sucesso nos estudos!

    • 19/09/11  
      Guilherme diz:

      Exatamente a mesma coisa aqui

  • 19/09/11  
    claudemircloud diz: 5

    Conheci o Khan academy ainda este ano( já fiz até mensão dele em um post no forum) e acho maravilhoso. Sempre que estudo um assunto, principalmente de matemática ou fisica, vou dá uma confirida no site para aprender em inglês também… muito boa a ideia e ainda mais de graça.
    Acredito que o feedback recebido ajuda muito. Talvés tenha sido por isso que o site cresceu tanto e de forma exponencial nos últimos anos graças tanto a qualidade( e quantidade) das aulas quanto pelo feedback( o criador de incentivo) dado pelos leitores.

  • 19/09/11  
    Daniel Macedo diz: 6

    Cara,assiste o primeiro video e achei fantastico!
    Até pela forma que ele usa o quadro se torna impressionante,com certeza vai me ajudar em muitos casos com a matemática mesmo.

    Valeu pela dica!

  • 19/09/11  
    Maria de Naaré Góes Cravo diz: 7

    Achei excelente, a pronúncia está ótima para se entender, a tradução é o mínimo, mas a ponúncia é que mais precisamos e ele apesar de rápido ele pronuncia de maneira bem clara .
    Mais uma vez Parabéns Alessandro.

  • 19/09/11  
    Rafael diz: 8

    Olá muito bom. Como sempre o EE nos ensina e nos diverte.

    Para os que querem a tradução, no site do TED em o video com legenda em Português. Porem a imagem não esta em alta qualidade como o video do Youtube.

    Link:

    http://www.ted.com/talks/lang/eng/salman_khan_let_s_use_video_to_reinvent_education.html

  • 19/09/11  
    Franciele Lima diz: 9

    A iniciativa dele é louvável!
    Há mais de um ano conheci o seu trabalho e pesquisando mais, descobri que um brasileiro seguiu seu exemplo, oferecendo vídeo aula de matemática, física e química. Ele já elaborou mais de 400 vídeos. Os vídeos de gusalberto8 estão se popularizando no youtube, por oferecer uma didática ampla e de fácil compreensão. Enfim, pra quem precisa estudar matemática via internet é uma ajuda e tanto!
    Abraço.

    • 20/09/11  
      Tiago diz:

      Franciele,
      Obrigado pela dica!
      O cara é bom mesmo!
      Valeu!
      Abraços!

  • 19/09/11  
    Rafael Isquierdo diz: 10

    Estou no 2º Ano de Engenharia e descobri o Khan esse ano também. Alguma videos aulas dele me ajudaram muito com as aulas de Calculo!!
    Para quem está cursando qualquer faculdade na área de exatas, pode pesquisar no KhanAcademy que vc vai encontrar qualquer matéria de Calculo!!!

  • 20/09/11  
    Tiago diz: 11

    E ai galera!

    Acho que minha proposta nao foi aceita!
    Para entender do que escrevo é so ler o 1° comentario deste post.

    Mesmo que existem videos ja com legendas, mesmo que existem videos feito por brasileiros. Acho interessante ter aqui no forum essa proposta. Para isso depende de voces. O que digo é valido para todos os videos do Salman Khan.

    É o englishexperts sendo mais do que uma ferramenta para aprender ingles. É contribuir por uma boa causa. Informaçoes para todos.
    Abraços

    • 21/09/11  
      Alessandro diz:

      Oi Tiago,

      Tudo bem?

      Não é que a sua proposta não foi aceita. O que acontece é que uma ação dessas demanda muito tempo e muito investimento. Tanto é que o Salman Khan está recebendo milhões de dólares pra fazer a tradução de seus vídeos para outros idiomas. De qualquer forma você pode propor a tradução de alguns vídeos lá no fórum, será um ótimo exercício para quem participar.

      Link do fórum: http://www.englishexperts.com.br/forum/

      Obrigado pela sugestão.

      Bons estudos!

  • 23/09/11  
    Klenisson diz: 12

    Muito interessante…
    Descobri essa semana o Khan Academy e tive a grata surpresa de ver um post sobre ele aqui no EE.
    E não é só ele que disponibiliza aulas na internet.
    Essa semana descobri aulas inteiras de grandes universidades. Semestres inteiros de algumas matérias.
    Universidades como Yale, Berkeley, MIT já tem aulas disponíveis no YouTube.

  • 24/09/11  
    Luiz Claudio diz: 13

    Conheço o trabalho de Sal há alguns anos. Nem preciso comentar o quanto é relevante.

    Para termos uma idéia, o canal khanAcademy é o que tem mais assinantes, e também o mais visto, no Youtube na categoria Educação (http://www.youtube.com/education_channels).

    Inclusive, eu estou retomando o inglês exatamente para auxiliar na tradução e inclusão de legendas nos vídeos. Eles utilizam um recurso muito interessante: Universal Subtitles.

    Quem puder ajudar, estará fazendo um bem a todos.

    Luiz Claudio

  • 03/10/11  
    Compreensão do inglês: Comprar x Alugar uma casa | Dicas de Inglês diz: 14

    […] acabamos optando por lutar para conseguir a tão sonhada casa própria. Hoje um amigo indicou dois vídeos da Khan Academy que explica muito bem qual seria a decisão mais inteligente do ponto de vista financeiro […]

  • 29/11/11  
    Fernanda Coelho diz: 15

    Muito bom…