Kit de Estudos de Inglês – Parte 2 de 3

Na parte 1 da série Kit de Estudos apresentei uma fotografia com as ferramentas que venho utilizando para aprimorar o meu inglês. Não falei nada sobre os meus livros e dicionários porque o tema já havia sido abordado aqui no EE. Quem estuda por conta própria sabe o quanto é importante investir em livros, mas esse é assunto para um outro post. Hoje vou explicar como cada item do meu kit é utilizado.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

1 – Notebook com acesso à Internet

É fácil encontrar informação sobre qualquer assunto apenas com alguns cliques, porém há um perigo nisso tudo. Muitas vezes o grande volume de informação na Internet nos deixam perdidos, é importante ter foco e escolher poucos sites para acompanhar. Não adianta ler tudo o que é publicado em 100 sites de idiomas, lembre-se, quantidade não quer dizer qualidade.

Escolhi o fórum do EE para passar a maior parte do tempo. Sempre deixo uma aba do navegador aberta no fórum para acompanhar as perguntas e respostas dos participantes. Eu também envio perguntas e quando posso ajudo o pessoal. Vale a pena!

2 – MP3 Player (qualquer modelo, não precisa ser um iPod)

Estudar inglês com um MP3 Player pode ser mais eficaz do que estudar na frente do computador. Como eu disse anteriormente a Internet é cheia de armadilhas. Duvida? Eu desafio você a ficar 10 minutos lendo o conteúdo de apenas um único site. Provavelmente nesse tempo alguém vai te chamar no Skype, no Facebook e você vai ler alguma mensagem no twitter e por aí vai.

O MP3 Player é o meu companheiro nos estudos off-line, por isso faço questão de ter dicionários e livros fisicamente (digo: em papel). Tem dia que eu nem chego perto do computador, prefiro estudar na mesa, à moda antiga.

– Eu já tenho um MP3 Player e agora?

Agora é só escolher um bom podcast para seguir. Encontrar um podcast que esteja de acordo com o seu nível nem sempre é uma tarefa fácil, eu já falei sobre isso aqui no blog.

Um bom programa de podcast é aquele que você entende sem dificuldade. Se você ouve um podcast e entende apenas 50% do que está sendo dito, quer dizer que está desperdiçado metade do seu tempo.

Escolha um programa que você consiga entender sem a necessidade de dicionários ou transcrições. Isso vai te dar mais liberdade para aprender, já que não será necessário “parar” para estudar, você poderá aliar por exemplo, atividades domésticas ao estudo. Eu ouço podcast durante a caminhada diária, na academia, lavando louça e etc. Apareceu um tempinho vago, nem que seja 10 minutinhos, eu já pego o MP3 Player.

– Qual Podcast você ouve?

Para iniciar, eu escolhi seguir o ESLPod, ele é ótimo para que ainda está se adaptando à essa metodologia que estou apresentando. O Dr. Jeff McQuillan narra os textos bem lentamente o que facilita o entendimento das palavras e a obtenção de vocabulário novo. Recomendo fortemente o ESLPod para estudantes do nível intermediário.

3 – Fone de ouvido auricular

Uso um fone de ouvido auricular para acompanhar cursos, programas e palestras em inglês. Eu paguei R$ 55,00 reais por esse da foto acima, o investimento valeu a pena. Recomendo para quem estuda em ambientes com muita poluição sonora.

O fone que uso hoje isola o som, o que ajuda muito na concentração, mesmo quando não estou ouvindo nada permaneço com ele no ouvido. Acredite, as pessoas evitam te interromper quando você está com um fone de ouvido. Faça o teste!

4 – A transcrição impressa do seu podcast favorito

Como eu já disse escolhi o ESLPod para seguir. A vantagem dele é que além de poder baixar o podcast gratuitamente o site ainda disponibiliza a transcrição do texto principal. A transcrição do podcast na íntegra é paga, mas acho vale a pena o investimento.

No próximo post da série vou explicar como uso a transcrição impressa para estudar. Acredito que é o grande diferencial dos meus estudos atualmente. Não perca!

Outros artigos da série

Aguardo comentários!

See you,

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

45 comentários

  • 24/01/10  
    Anne Dietrich diz: 1

    Snuff… quem dera eu ter tantos livros de inglês, coleção da Oxford etc, tudo que eu tenho no meu kit: pastas com dicas, textos e lições que eu mesmo copiava ou impria (devo ter uma caixa ou duas cheias de cadernos e papel escrito) como diz a minha mãe, meu material é até meio confuso heheh, somente eu entendo… tbm tenho um dicionário Oxford, simples daqueles didáticos… e o acesso a rede.. lmao, concluindo: “criei” meu próprio sistema de aprendizagem.. e não é que funcionou? =) Parabéns pelo Podcast by the way.. See ya around… Anne

  • 24/01/10  
    Renatho diz: 2

    Muito boas as dicas alessandro, é realmente e dificil estudar quando se está com skype e msn aberto, eu so consigo estuda no pc quando eu nao entro no msn e skype entre outros.

    Acho que vou adiquirir esse metodo, valew pelo dica.

    abraço
    Deus abençoes á você e a todos professores e usuarios do blog.

  • 24/01/10  
    Thay diz: 3

    Hi, Alessandro!!

    Eu estudo ingLês já faz um bom tempo, mas entre milhôes de desistências. E isso acabou me prejudicando , pois não saí do nível básico.Retorno aos estudos semana que vem.
    Gostaria de uma indicação de podcast para o básico??

    Thanks:D

  • 24/01/10  
    Felipe diz: 4

    ótimas dicas !

    com exceção da transcrição impressa do podcast, eu tenho usado o mesmo Kit de estudos. Pra fazer o tempo de estudo na Internet ser realmente proveitoso, não adianta estar com o MSN, Orkut, Twitter abertos, sempre que eu quero realmente estudar no PC, faço o possível para não me distrair com outros sites, só assim que eu consigo não perder o foco nos estudos.

    abraço

  • 24/01/10  
    valeria diz: 5

    Hi, friends!
    Faz parte do meu kit a revista Crosswords da Coquetel, lançada mensalmente nas bancas. Custa R$ 3,70. Essa revista tem me ajudado a aumentar meu vocabulário.
    Good luck for all! Kisses!

    P.S. Ainda não me sinto segura para escrever todo o texto em Inglês.

  • 25/01/10  
    Denis Albuquerque diz: 6

    legal Alessandro. Também adoro o ESLpod, principalmente o English Café, mas ainda não me tornei membro do site porque acredito que eu não aproveitaria os guias adequadamente por falta de tempo. Outro site que tenho acompanhado é o livemocha.
    Abraços. Aguardo o próximo texto.

  • 25/01/10  
    Maite Tosta diz: 7

    Olá Alessandro, gostaria de comentar uma frase sua: “Se você ouve um podcast e entende apenas 50% do que está sendo dito, quer dizer que está desperdiçado metade do seu tempo”.

    Isto não é verdade. Stephen Krashen, em seus estudos, concluiu pela importância de se expor o aprendiz à língua alvo mesmo que ele não compreenda todo o conteúdo. Chama-se a isso “roughly-tuned” input. Ajuda o aprendiz a acostumar o ouvido com a “musicalidade” do idioma, e a apurar suas estratégias comunicativas, como “getting the gist”. Logicamente esse tipo de exposição deve ser intercalada com outra, em que o aprendiz compreende tudo – ou quase tudo o que é dito – “finely-tuned” input.

    Quem já foi ao exterior sem falar bem a língua do país, e ficou na frente da TV sabe do que falo. Depois de um certo tempo com a impressão de que não entendemos absolutamente nada, o ouvido acostuma, e começamos a reconhecer algumas palavras, depois entender mais ou menos do que se trata… o aprendiz não pode ficar muito ansioso nem se cobrar demais, deve deixar o processo acontecer no seu ritmo.

    No mais, parabéns pelos estudos, poucos têm essa disciplina. Um abraço,
    Maite

    • 25/01/10  
      Alessandro diz:

      Maite,

      Concordo que é muito importante expor o aluno ao “inglês real”, para que ele se acostume com o ritmo do idioma, inclusive eu já escrevi sobre isso em vários posts aqui do blog. Entretanto a aquisição efetiva de vocabulário novo é muito vinculada ao entendimento do que é dito. Por isso recomendo a escolha de um podcast que seja fácil de compreender.

      Claro que existem pesquisadores que defendem diferentes abordagens.

      Muito obrigado pelo comentário, muito bacana quando alguém critica com base e conhecimento como você sempre faz aqui no EE.

      Abração,

  • 25/01/10  
    Marcos diz: 8

    Please, indicate us one basic podcast.

    Thanks

  • 25/01/10  
    Cristina Carneiro diz: 9

    Hi everybody!
    Atualmente estou em San Diego-CA, de volta ao Brasil em março para Recife-PE depois de 6 meses estudando e trabalhando. Acho o site http://www.eslpod.com o máximo! Aqui, alem da escola que frequento regularmente, sempre procuro conversar com algum americano (quando tenho oportunidade) e estudar os podcasts. Como o que vale é a constância, pretendo continuar os estudos quando chegar em Recife.

  • 25/01/10  
    Lucas Teixeira (Flash3001) diz: 10

    Alessandro esse site ESLPod é otimo!
    É muito interessante a forma que o cara faz as explicações das palavras no meio das falas!
    vou mudar para la hehe (atualmente estou fazendo uso do Elllo.org)

  • 25/01/10  
    Thiago diz: 11

    Estou triste, não tenho como pagar e adquirir as transcrições completas.

    Tem algum Podcast que disponibiliza o texto gratuitamente?

  • 25/01/10  
    jaqueline diz: 12

    Adorei o post!
    Sinceramente não tenho tido muito tempo para apreciar todas as postagens e me dedicar ao estudo do inglês… mas à noite quando fico trabalhando (em casa) procuro a”OUVIR” mix tv e fico escutando os clips ou filmes na TV à cabo enquanto trabalho e procuro prestar atenção nas palavras… (já que ocupada com o trabalho não posso olhar para a tv, só escutar rs) de certo que reconheço metade do que se diz… e dependendo do contexto que a palavra é usada fico meio perdida… Mas vou utilizar a tática do fone de ouvido… De certo que vou evoluir mais!

    Há casos que pego filmes na web e reconheço muito bem algumas falas e vejo que algumas legendas (frases) estão erradas… e fico contente! rs

    Obrigada pelo post e pelas dicas!
    Um dia chego lá! rs

  • 25/01/10  
    Carmem diz: 13

    Estou adorando as dicas… Obrigada

  • 25/01/10  
    JACOB diz: 14

    Gostaria de saber, onde posso adquirir este fone de ouvido,por acaso eu encontraria na santa efigenia.Importante é que tenha as mesmas qualidades mencionadas.
    abraços

  • 25/01/10  
    Sheila diz: 15

    Alessandro,

    Considero o EE meu guia de estudos. Adorei a dica dos poadcasts do ESL. Consegui fazer download dos posts, mas não consegui baixar a transcrição…só encontrei disponível a edição 164…será que eu estou acessando o site de maneira correta?

    • 25/01/10  
      Alessandro diz:

      Sheila,

      É isso mesmo. Eles só passaram a publicar a transcrição completa a partir do número 164. Antes disso só tem a transcrição do diálogo.

      Abraço,

  • 25/01/10  
    Anthony Sanches diz: 16

    Ola!
    como sempre mais um belo post,
    estou ansioso pela ultima parte do post, espero que nao demore, “nao faça isso conosco”rsrs
    porque acredito eu que umas das maiores duvidas de todos é como estudar corretamente, ja que essa é minha principal duvida, as vezes me perco nao consigo me organizar nos estudo, tenho bastante apostilas video aulas, mas nao sei por onde começo, esse post ira me ajudar a eu a começar me reorganizar, grato!
    fique Com Deus e um abraço a todos!
    ah eu estou aberto para ajudas, se alguem ja conseguiu se achar e conseguiu um modo de estudar, post aqui para todos com dicas, ou pode me mandar uma email tambem “anthony.sanches18@gmail.com”.
    Bye bye!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 25/01/10  
    rivaldo diz: 17

    valeu alessadro pela indicaçao desse site ESLpod pois ele otimo.

  • 25/01/10  
    Adriana Mota diz: 18

    Olá, interessante estas dicas de estudo. Ele citou um site pra podcast mas para pessoas q estão em niveis intermediário e avançado. Tem alguma sugestão pra quem está começando ?
    Obrigada !

    • 25/01/10  
      Alessandro diz:

      Adriana,

      Tem um link no post para um artigo onde eu dou dicas de outros tipos de podcasts.

      See you!

  • 25/01/10  
    AURELIZA diz: 19

    Hi everybordy
    Sou apenas uma iniciante e hoje estou estreando no EE; adorei o comentario e pretendo formar o kit ja que tenho uma boa parte dese material. Agora quero tambem deixar meu recado. Recentemente encontrei um site onde estou atribuindo aos meus estudos http://www.esl-lab.com. Nele os textos estao divididos em (Easy,Medium e Dificult) onde voce tambem pod

  • 25/01/10  
    Maria diz: 20

    Olá!!!
    Gostei muito da dica obrigada.
    Você poderia me indicar um posdcast do nivél básico …por favor iria me ajudar muito!!!
    Thanks… see you!!

  • 25/01/10  
    AURELIZA diz: 21

    voce pode navegar livrimente usando os textos e exercicios referentes aos mesmos.

    Have fun

  • 25/01/10  
    Rtyoshida diz: 22

    Mais um ótimo post!!
    Tenho estudado bastante e aprendido muito como as dicas do EE.

    Abraços,
    Rtyoshida

  • 25/01/10  
    Wesley diz: 23

    Olá, gostei muito das dicas Alessandro, aguardo pela terceira parte. Uma dúvida um pouco boba: Os fones auriculares, pelo que eu entendi, conseguem amenizar os sons externos, correto? Sendo assim, ele é diferente de um fone convencional que usamos num MP3 Player? Obrigado pela atenção.

    • 26/01/10  
      Alessandro diz:

      Wesley,

      Depende do seu mp3 Player. No meu caso comprei um fone auricular muito bom. Ele é beeeem melhor do que o fone do mp3 player.

      Bons estudos!

  • 26/01/10  
    Marcelo Wiseman diz: 24

    O meu kit de estudo é um headset, que uso para ouvir os PodCast EE no trabalho, mais os livros Interchange vol 1A do curso de inglês que tenho aulas nas 3ª e 5ª, com caderno e lápis (tirei a foto, mas como envio!?).

  • 26/01/10  
    Alessandro diz: 25

    Marcelo,

    Envie para o meu email

    alessandro [arroba] englishexperts.com.br

  • 26/01/10  
    Jonatã diz: 26

    Alessandro, um pedido. Será que você poderia sugerir como usarmos o kit de estudo? Tenho várias transcrições de áudios (mais do que consigo dar conta). Mas queria saber uma metodologia de usar este material.
    Por exemplo: primeiro ouvir, depois ler, ao contrário, etc…
    Que metodologia você recomenda?
    (e obrigado pelas excelentes sugestões)

    • 26/01/10  
      Alessandro diz:

      Jonatã,

      Vou falar exatamente sobre isso no último artigo da série que será publicado hoje de noite.

      Abraço,

  • 26/01/10  
    Halisson diz: 27

    ótimas dicas
    obrigado pela indicação do podcast, vou passar a usar, muito bom

    tks

  • 26/01/10  
    Stan diz: 28

    good tips…..
    thank you!!!

  • 26/01/10  
    Fernanda Lima diz: 29

    Estou ansiosa para saber a parte 3 de 3, hehehe

    Bjs

  • 26/01/10  
    Milton Faria diz: 30

    Muito boas essas dicas. obrigado
    Aguardo a 3

  • 26/01/10  
    rosemeire de souza da silva diz: 31

    Alessandro adorei a dica do podcast estou providenciando um agora mesmo, esta fashion estas dicas obrigado.

  • 26/01/10  
    Genivaldo Santos diz: 32

    Alessandro,

    Tenho vários materiais em casa, mas só passei a utilizá-los de forma inteligente depois que, por indicação de uma amiga professora de Inglês, passei a ler os posts da EE. Gostei muito da dica sobre o ESLPod, mas na verdade ñunca havia usado um podcast. Baixei o iTunes e alguns pods mas não sei como baixar os transcripts, mesmo os gratuítos de diálogos.

    Obrigado
    Genivaldo

  • 26/01/10  
    Harlley diz: 33

    EnglishPod também é muito bom

  • 27/01/10  
    camilo diz: 34

    realmente, excelentes dicas. Venho fazendo essa pratica do alesssandro tb a um bom tempo e tenho tido resultado. Bem, acho que eh questao de gosto, mas os podcasts do englishpod.com acho a gravacao e qualidade do som um pouco melhor que o citado. Agora quando estou trabalhando eu tenho o habito de ouvir a foxnews.com/radio. Agora nao concordo 100% na parte de ouvir apenas o que é facil de entender, acho que o aluno deve ir aumentando o nivel. Se ele está nivel basico, no inicio ouve no nivel dele, depois que ele se sentir seguro comeca a ouvir do proximo nivel, se ficar mais que 50% sem entender o contexto ai ele volta, mas ele entendendo 50% do contexto acho que está excelente, levando em conta que ele está em um nivel inferior ao que ele está lendo ou ouvido. Falo isso por duas experiencias que ja tive ouvindo a foxnews.com/radio e lendo artigos da newsweek. Ambos com nivel altissimo, quando pegava algo mais simples para ler, conseguia ler mais rapido e entender sem precisar ir ao dicionario por exemplo.
    abracos,

  • 28/01/10  
    tarciana diz: 35

    Adorei as dicas. Quanto aos podcasts q vc baixa, como vc faz para baixá-los?

  • 29/01/10  
    tarciana diz: 36
  • 06/02/10  
    Givaldo diz: 37

    Eu sou de PE. E quase todos os dias vejo o site englishexperts. Fiz a assinatura do site eslpod.com
    É muito bom estou o baixando os podcasts também os Learning Guide.
    Recomendo a todos.
    Quem quiser entrar em contato: meu e-mail givaldo@live.com

  • 28/02/10  
    Cristiane diz: 38

    Oi Ale!
    Olha curto muito suas dicas!
    E mais uma vez vc tem razão quando menciona sobre muita coisa disponibilizadas na net.
    Quando sento para estudar acabo acessando um monte de coisas e me perco. Preciso focar em uma coisa só com força de vontade e qualidade de estudo. Melhor fazer uma coisa bem, do que várias mal feitas, não é?
    Abç e parabéns!

    • 28/02/10  
      Alessandro diz:

      Cristiane,

      Absolutely.

      See you!