Leia 100 páginas por hora

Você está ficando louco! - Ricardo SemlerEstou lendo atualmente o livro Você está ficando louco! do Ricardo Semler. Encontrei uma dica interessante para ajudar a melhorar a velocidade de leitura. Compartilho agora com vocês.

Mesmo lendo de forma silenciosa em nosso cérebro vocalizamos cada palavra. Assim, a velocidade máxima de leitura fica na faixa das 30 páginas por hora. Se, por outro lado, aprendêssemos a olhar cada palavra como se fosse uma imagem, esse constrangimento da velocidade desapareceria. A palavra “cavalo” traria à mente o bicho em si e não seria necessário verbalizar as três silabas. Palavras de conexão e adjetivos seguiriam o raciocínio de que a simples visão daquela palavra remeteria a seu sentido. A isso se somava o uso do dedo para forçar uma velocidade de leitura, algo similar a um metrônomo, usando o pé para imprimir o tempo […] passei a ler 100 páginas por hora.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

I hope that helps!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

11 comentários

  • 15/10/07  
    Marcos Viniocs diz: 1

    Venho para parabenizar o Alessandro por esse excelente trabalho eu tambem estou criando um blog com a intençao de ajudar entaum se voces puderem dar uma olhada seria otimo
    e se puder deixem um comentario falando o que voces acharam o proposito é ajudar e ser ajudado se verem algum erro please correct me ok estou aqui para isso ajudar e ser ajudadao o blog é
    http://marcosenglishhelper.blogspot.com/

  • 15/10/07  
    Alessandro diz: 2

    Marcos,

    Boa sorte com seu blog.

  • 16/10/07  
    Walmar Andrade diz: 3

    Eu vi essa dica no livro. De início, também me entuasiasmei. Mas depois, refletindo melhor, eu pensei: será que quero mesmo ler 100 páginas por hora, em uma velocidade alta? Já corremos tanto no dia-a-dia, o momento de leitura é um momento para mim de prazer e descanso, sem pressa. Acho que prefiro continuar lendo na velocidade normal.

  • 16/10/07  
    christian antunes diz: 4

    você conseguiu fazer está técnica funcionar?

    fiquei bastante curioso para ver como (e se) está tecnica funciona!

  • 16/10/07  
    Alessandro diz: 5

    Walmar,
    Concordo com você, atualmente o mundo anda tão corrido que a gente tem que começar a pensar em diminuir a velocidade. Tomamos como exemplo a onda do slow food que ganhou força principalmente na Europa – http://www.slowfood.com.
    No caso da leitura, nada melhor do que ler um bom livro para distrair a mente. Porém nem sempre a leitura tem o objetivo de nos entreter. Você que é da área de TI sabe muito bem disso. Muitas vezes somos quase que obrigados pelo ofício a ler livros de metodologia, programação, administração e etc. Nestes casos acho muito interessante desenvolver uma habilidade de leitura dinâmica.

    Só para terminar, assino o feed do FatorW e gosto muito de seus textos. Fico feliz em saber que você também visita o EE.

    Abraço.

  • 16/10/07  
    Alessandro diz: 6

    Christian,

    Ainda estou praticando. Se obtiver sucesso conto aqui no blog.

    Abraço,

  • 16/10/07  
    Christopher diz: 7

    como falou o grande Woody Allen…

    “I took a speed-reading course and read War and Peace in twenty minutes. It involves Russia.”

    -C

  • 16/10/07  
    Vinícius Azerêdo diz: 8

    Se lhe interessa esse assunto, essas técnicas são conhecidas como “Leitura Dinâmica”. E é, possível ainda, ler bem mais rápido que isso. Faça uma pesquisa no google primeiro, se lhe interessar de verdade, tenho certeza que podes encontrar esse curso próximo de você ou, até mesmo, via software.

    Abraços.

  • 29/10/07  
    henrique diz: 9

    e quanto a aplicaçao dessas tecnicas no ingles e linguas estrangeiras , vc só pode aplica-las se vc souber a lingua em
    questao fluentemente?
    ou basta um bom conhecimento da mesma ?

  • 22/01/08  
    Ramsés da SIlva Mesquita diz: 10

    a informação q está acima sobre o Woody Allen é verdadeira? Ele disse numa entrevista ou é uma piada?

  • 27/02/08  
    Riboassi diz: 11

    Walmar, concordo com você, além da vida já ser corrida e a leitura ser um momento de prazer, acredito que lendo a esta velocidade não absorvemos todos os benefícios indiretos de uma boa leitura, como o aprendizado de novas palavras, de uma boa escrita, etc……
    aproveito para parabenizar ao criador deste blog que é muito bom, com dicas bem práticas e que estão me ajudando nos estudos de inglês….