Significado de LOL

Você se sente familiarizado com a linguagem de internet ou ainda tem dificuldade de entender algumas gírias, acrônimos e abreviações? Você conhece, por exemplo, a gíria LOL? Se não sabe o que é, não se preocupe. Reúna todo o seu ânimo de quando você ouve as piadinhas sem graça do tiozão do pavê, faça aquela cara de quem adora receber aqueles e-mails de powerpoint (com música) das suas tias e VEM COMIGO!

O que é LOL?

LOL é uma abreviação para a expressão Laughing Out Loud / Laugh Out Loud, que significa rindo alto, dando gargalhadas em voz alta. Pode significar também Lots Of Laughs (muitas risadas). Como a própria expressão indica, LOL representa uma situação que desejamos denotar grande divertimento. A abreviação surgiu com o uso de SMS (mensagens de texto via celular), das redes sociais e mensagens instantâneas via internet.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

No mundo virtual, as informações correm mais rapidamente. Para facilitar as conversas, algumas abreviações foram surgindo, que chamamos de “internetês”. Com certeza você já viu, em nossa língua, as abreviações vc (você), fds (fim de semana), tdb (tudo de bom). Na língua inglesa não é diferente.

Se você deseja rir de algo em inglês, utilizamos hahaha ou hehehe. Mas, LOL era a melhor forma de representar que a pessoa estava rindo muito de algo (a ponto de rir alto). Eu disse “era” porque atualmente há outras abreviações que possuem a mesma ideia e também são amplamente usadas: ROFL (Rolling On the Floor Laughing, ou seja, rolando no chão de rir) e LMAO (Laughing My A** Off, ou seja, me borrando de rir).

Além disso, há um outro uso completamente diferente para essa abreviação, que serve para falar de um jogo muito famoso entre os gamers: League of Legends.

League of Legends, ou LoL, é um jogo de computador muito popular por ser gratuito e fornecer a mesmas oportunidades e vantagens para quem tem dinheiro ou não. Além disso, ficou famoso por ser considerado de fácil aprendizado e, com algumas horas de jogo, é possível aprender quase tudo sozinho sem tantas instruções.

Quando diferenciar Laughing Out Loud de League of Legends?

Agora fica a dúvida, se a abreviação de Laughing Out Loud e League of Legends é a mesma, quando saber que a pessoa está falando de uma ou outra?

A solução está sempre naquela respostinha básica que você já deve saber de cor: tudo depende do contexto. Normalmente, através do assunto conversado é possível perceber se a pessoa do outro lado da conversa estará rindo ou se referindo ao jogo virtual.

Contudo, há outras situações que fica quase impossível de adivinhar se é um ou outro:

  • Hey, what’s up?” ‘Not much, just playing lol‘ [“Ei, e aí?” ‘Nada de mais, só jogando lol’]

Not sure if

Em casos como o de cima, há um macete muito útil. Quando a abreviação quer dizer Laughing Out Loud ela geralmente é escrita ou totalmente em letras maiúsculas ou totalmente em letras minúsculas: LOL ou lol. Quando quer dizer League of Legends é geralmente escrita como LoL.

Essas formas não são regras fixas, mas convenções comuns dos internautas, que ajuda a evitar a ambiguidade:

  • “Hey, what’s up?” ‘Nothing much, just playing lol’ [“Ei, e aí?” ‘Nada de mais, só jogando, rindo alto’]
  • “Hey, what’s up?” ‘Nothing much, just playing LoL’ [“Ei, e aí?” ‘Nada de mais, só jogando League of Legends’]

Usos do LOL: Laughing Out Loud

A princípio, a definição original de LOL implicava que a pessoa realmente estava rindo muito. Contudo, ela passou a ser usada em demasia ao ponto de ter perdido sua intenção original e ninguém mais rir alto quando isso é escrito.

Em algumas situações, quando o LOL é dito, pode-se entender como Lack Of Laughter (falta de riso). Entretanto, dependendo da conversa, o seu LOL pode denotar quatro coisas:

1. Que você não tem nada de interessante para contribuir para a conversa, então enviou um LOL para preencher o silêncio:

– Sorry if I’m talking too much, Deena and I broke up yesterday. [Desculpa se eu estou falando muito, eu e a Deena terminamos ontem.]
– lol [lol]

2. Que a você está com muita preguiça de ler tudo o que está escrito, então enviou um LOL para a outra pessoa achar que você está prestando atenção (ou pelo menos essa é a sua esperança):

– Did u know that #tbt stands for throwback thursday? I have just figured that out. It’s so interesting how internet works, and everyday we learn something new… [Você sabia que #tbt significa throwback thursday? Eu acabei de descobrir isso. É tão interessante como a internet funciona, e todos os dias aprendemos algo novo…]
– lol [lol]

3. Que a pessoa não chegou nem perto do conceito de engraçado, mas você enviou um LOL pra fingir que está se divertindo:

– Hey, if you break your watch you’re gonna have a bad time. LOLOLOLOLOL!!! [Ei, se você quebrar o seu relógio, você vai ter um tempo ruim. LOLOLOLOLOL!!!]
lol [lol]

4. Que você realmente achou engraçado. Mas aí, nesse caso, você manda vários LOLs, uns LMAO e ROFL pra que ela tenha certeza que você não mandou por um dos 3 motivos acima:

– Becky, do you know why I always hug the people I hate? [Becky, você sabe por que eu sempre abraço as pessoas que odeio?]
– No, why? [Não, por que?]
– So I know how big to dig the hole in my backyard. [Para eu saber que tamanho cavar o buraco no meu quintal.]
– LOL LMAO ROFL!!!! LOLOLOLOLOL [Rindo muuuito]

Laughing Out Loud x Lots of Love

Como quase toda abreviação que existe, podemos interpretar LOL de várias maneiras. Como você já viu, as duas mais conhecidas são Laughing Out Loud e League of Legends. Contudo, há uma parcela de pessoas, normalmente mais velhas e pré-era da internet, que consideram que LOL significa Lots Of Love. Bom, você já pode imaginar as possíveis confusões de ambiguidade que podem ocorrer, não é? Separei algumas famosas para você:

Lots of love 1

Lots of love 2

Lots of love 3

Portanto, tenha sempre cuidado ao utilizar o LOL. Tenha em mente a pessoa com quem está conversando e qual tipo de significado essa abreviação possa significar para ela.

Espero que você tenha gostado.
Até a próxima!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

37.jpg

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

4 comentários

  • 11/07/16  
    Bibs diz: 1

    Poderia me dizer qual a palavra dessa contração ( ’em )?
    Obrigada caso alguém diga.

    • 18/07/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Bibs, how are you?

      Bom, o uso de ’em seu está fora do contexto, portanto pode ser que minha resposta nao seja a adequada para sua pergunta, ok? mas normalmente o uso de ’em é a contração do pronome “them”.
      Espero ter ajudado!

  • 03/09/16  
    Haevelyn Maria diz: 2

    qual e o dos “SRY” “4U” “M2” ?

  • 08/09/16  
    aline silva souza diz: 3

    Gostaria de saber a tradução das imagens