Não diga Sorry, diga Thank you!

AskingOlá, amigos do English Experts! Hoje eu quero dar uma dica para quem procura parceiros de estudos na Internet, algo funcionou comigo e provavelmente vai funcionar com você também.

Não é nenhuma novidade que a Internet trouxe uma revolução para o aprendizado de idiomas. As ferramentas online disponíveis atualmente são fantásticas, especialmente os programas de IM (Instant Message), traduzindo em miúdos: o MSN, Yahoo Messenger, Google Talk entre outros.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Porém de nada adiantar ter uma Ferrari na mão se você não sabe como guiá-la a ponto de obter a velocidade máxima. No nosso caso, não adianta instalar um sistema de mensagens instantâneas, conseguir contatos ou amigos que tem capacidade de lhe ajudar, se você não consegue aproveitar bem isso tudo.

É importante Saber Perguntar

A maioria dos estrangeiros que me ajudam no aprendizado no Inglês, dizem que dão preferência para mim porque eu faço perguntas inteligentes e bem elaboradas. Gostaria de dizer que desenvolvi essa habilidade principalmente por conta da informática. Quem trabalha com programação sabe que uma pergunta bem feita (com contexto principalmente) em um fórum ou blog é garantia de resposta rápida e precisa.

Não diga Sorry, diga Thank you!

Uma outra situação que incomoda os professores é o vício do Sorry. Apesar de não ser professor isso também acontece comigo. As pessoas me pedem ajuda no inglês, eu digo: sim, posso tentar ajudar. Entretanto logo na primeira correção, eu recebo como resposta o bendito Sorry. Para quê esse Sorry? Isso deixa a pessoa constrangida de te ajudar novamente. Quando alguém me corrige eu digo: Thank you for correcting me!

Acho que já falei demais. A mensagem final é essa: faça perguntas inteligentes e agradeça quando alguém te ajudar. Isso pode fazer toda a diferença. Comece praticando no nosso fórum, deixe lá sua pergunta, muitos colaboradores estão dispostos a te ajudar, segue abaixo o link:

See you!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

2 comentários

  • 13/04/08  
    Roberto Rocha (from Rio - BRAZIL) diz: 1

    That´s it Alessandro.

    Some words in English are magical such as “please” and “thank you”. Following your counseling one will make real difference.

    In addition, keep up your excellent work.

    Hugs,

  • 13/04/08  
    Jose Gomes (from Portugal) diz: 2

    É verdade. Tenho aprendido muito. Melhor do que frequentar um escola! cada vez estou mais fluente.
    Obrigado, por tudo, Alessandro!