Não gosto de Inglês!

Olá pessoal! Gosto de inglês. Posso até ver alguns ‘virarem o nariz’, pois imaginam que não gostam de inglês. Talvez tenham visitado a página do English Experts, porque sabem que precisam de inglês, tanto quanto precisam do diploma da faculdade, para serem bem sucedidos em carreiras que cresçam e apareçam. Entretanto devem pensar que não gostam de inglês.

Bom, costumo dizer a meus alunos que será difícil apontar-me um brasileiro metropolitano que não goste de inglês. Estamos envolvidos demais com esse idioma para pensarmos que não gostamos. Gostamos sim, da musicalidade da língua, da entonação, nos encantamos com o que nos soa como uma intensidade exagerada de entonação, tendendo a um ‘bit’ de drama, nos divertimos com isso e simpatizamos a ponto de querer imitar mesmo inconscientemente. Tenho visto os alunos repetirem essa situação vezes sem conta. Chegam falando ‘preciso, mas não gosto…’ E eu repito: gosta sim, só passou pelo professor errado… Diz aí, quando estudava matemática e não entendia, dizia que não gostava; no outro ano trocava o professor, vinha um cara legal, explicava legal e você dizia ‘eu não gostava de matemática, mas estou começando a gostar muito…’

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Pois é, estamos envolvidos por música, filmes, seriados, documentários, tudo isso porque o som é agradável a nossos ouvidos. Há países onde tudo é dublado, quase não se ouve o inglês. Isto não acontece aqui porque o público gosta (e que bom, pois assim temos ‘plenty of’ material para estudar e aprender).

Começarei falando da maior desculpa que se ouve por aí: “Não tenho tempo para estudar inglês”. Vejo mais narizes torcidos…

“Preciso tanto, mas 4 anos de facul pela frente, trabalhando, não vai ser possível…”

Então não deixe de ler meu próximo post, pois vou falar sobre isso e provar para você que você tem tempo, sim!

Um grande abraço! (Brazilian way)

Take care. (American way)

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

TAGS

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

11.jpg

Nilza Dimambro

Nilza Dimambro leciona a disciplina de inglês na universidade. Trabalha como tradutora em sua empresa a ABA Textos Traduções.

14 comentários

  • 28/03/07  
    Alessandro Brandão diz: 1

    Nilza,

    Não tenho dúvidas de que você fará muito sucesso aqui no Blog. Você é uma excelente profissional e escreve como poucos.

    Welcome to the English Experts.

    Good luck!

  • 28/03/07  
    Denise diz: 2

    Nilza, concordo com você! A maioria das pessoas gosta mas não sabe disso ou então não estuda porque acha que nunca vai conseguir aprender. Eu amo a lingua inglesa! Sempre tive vontade de aprender, agora com 41 anos iniciei um curso on-line, no Orkut (acredita?) É uma forma totalmente inusitada de aprender inglês e eu estou amando. Sou iniciante, tenho apenas 2 meses de curso e para complementar as aulas lá eu busco sites como este aqui para enriquecer meu aprendizado. Tenho estudado uma média de 1 hora por dia e aos domingos também. Um curso à distância, gratuito e onde vc não tem o compromisso tende a deixar para depois o que é um grave erro! A iniciativa tem que ser do próprio aluno, minha professora diz que só vai aprender inglês que se dedicar com afinco.
    Quero parabenizar você e o Alessandro por dividir um pouco do tempo e conhecimento de vocês conosco, alunos e amantes da lingua inglesa!
    Muito obrigada, o mundo precisa de pessoas como você!
    Hugs!

  • 28/03/07  
    Alessandro Brandão diz: 3

    Denise,

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Desejo muito sucesso para você com o aprendizado do Inglês.

    Keep in touch!

    Have a nice day.

  • 28/03/07  
    Ricardo Henrique diz: 4

    Nilza, parabéns pelo texto. Concordo com tudo que você disse sobre a língua inglesa.

  • 29/03/07  
    Nilza Dimambro diz: 5

    Obrigada, Alessandro, Denise, Ricardo por suas palavras incentivadoras. É agradável ser lido e entendido. Denise, parabéns por seu entusiasmo em aprender o idioma e agradeço sua valiosa opinião sobre o aluno ter iniciativa e dedicar-se a conquistar um objetivo.
    Um abraço a vocês.

  • 09/10/07  
    Arnaldo diz: 6

    Acabo de voltar de minha aula de inglês e mais uma vezcom vontade de aprender, mas desanimado, parece que não consigo entender, que falam rápido demais, que fico correndo atrás. Meu professor colocou o seriado friends em inglês e eu fiquei correndo atrás para entender e aprender; ffoi um caos. Saio derrotado. Já tentei aprender mais de quatro vezes, vários métodos, mas nada. Tenho pouco tempo para estudar, trabalho dez horas por dia e tenho filho pequeno; mas fico tentado a concordar com a professora Nilza, acho que o pior é a desmotivação, pois sempre acabo arrumando tempo para outras coisas. Tenho tido oportunidade de estar com nativos que vêem dar palestras e cursos aqui no Brasil e fico com cara de paisagem, sem entender nada; tenho perdido importantes oportunidades por não falar inglês, sem falar dos sites imprescindíveis à minha evolução profissional que não entro mais porque saio ainda mais frustrado. Achei este site muito interessante e parabenizo-os pela disposição, assertividade e colaboração. Um abraço. Arnaldo.

  • 10/10/07  
    Iliane Tecchio diz: 7

    Oi Nilza, seu comentário chegou bem na hora, pois hoje mesmo estava lecionando para um 6o. ano do ensino fundamental e ouvi isto de um aluno: “eu não gosto de Ingleês e o Inglês não gosta de mim”.
    Gostei muito de suas colocações para argumentar com meus alunos e estimular o gosto pela aprendizagem da Língua Inglesa. Espero ler mais dicas suas!!
    Thank you a lot.
    Iliane tecchio

  • 03/04/08  
    Dicas de Inglês :: Cursos de Faculdade: Letras e Tradução/Intérprete diz: 8

    […] pessoal. Escrevi há dias sobre gostar de inglês e não ter tempo para estudar inglês. Hoje escrevo sobre a formação para os cursos de Letras e […]

  • 03/04/08  
    Dicas de Inglês :: Não tenho tempo para estudar inglês diz: 9

    […] escrevi sobre gostar, não gostar de inglês. E fiquei de falar sobre a mais freqüente desculpa que se ouve: “Não tenho tempo para estudar […]

  • 17/10/08  
    Sylvio Marroquim diz: 10

    Oi Nilza!
    Para pessoa como eu que precisa de um pouco de inglês para contato comercial e navegação no mundo da internet. Fica difícil aprende sem saber onde comerçar. Poderia me orientar?

    Marroquim

  • 20/10/08  
    Nilza diz: 11

    Bom dia, Sylvio,
    Sugestão n° 1: professor particular moldaria seu tempo ao que você precisa, aulas completamente customizadas, personalizadas.
    Sugestão n° 2: paciência em cursos regulares de inglês, pela minha experiência, sei que dariam o que você quer, que não é muito.
    Sugestão n° 3, a mais difícil: ser auto-didata e procurar cursos de inglês online, aulas de inglês na internet, lições de inglês na internet, hoje em dia há podcasts, aulas que lhe presenteiam com áudio, por nível – o próprio blog English Experts lhe dá inúmeras dicas sobre isto e outras, procure aí no menu.
    Enfim, hoje há tantas boas opções e nem tão caras. A mais custosa, seria o professor particular, mas o que é caro/barato depende do seu bolso e do benefício que terá e o quanto esse benefício reverterá em lucro para você.
    Mas acima de tudo, volto a repetir: TUDO DEPENDE DO QUANTO VOCÊ DESEJA OBTER ESSA QUALIFICAÇÃO.
    Deseja muito e despende esforço à altura do desejo: conseguirá, sem dúvida!
    Deseja, mas o esforço não acompanha o tamanho do desejo: conseguirá no tamanho do esforço e não do desejo.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço.
    Nilza – http://www.abatextos.com.br

  • 20/10/08  
    Marroquim diz: 12

    Obrigado pela sua atenção, Nilza.
    Analisarei as suas susgestões.

    Cordialmente,

    Marroquim

  • 17/07/09  
    PAOLA diz: 13

    Nilza, me desculpe, mais continuo odiando Ingles. Só estou fazendo curso por que sou obrigada pelo meu trabalho. Este já é o 4° curso que tento (ao longo da vida), mas sempre tenho a sensação de que nunca vou conseguir enterder que um Phasal verb pode significar dezenas de coisas. Por que no Ingles tudo é invertido? Os brasileiros não sabem nem falar o Português corretamente, porque temos que engolir a uma lingua tão complicada!!!! Existe alguma terapia para pessoas que ODEIAM INGLES?

  • 22/07/09  
    Leidi diz: 14

    Olá Nilsa, Alessandro e pessoas que, certamente, devem gostar pelo menos um pouquinho mais de inglês do que eu. Mas não sei quantos cursos começei e parei, agora está crítico porque paguei adiantado para ver se o financeiro forçaria um pouco, mas na verdade o tempo tá passando e em vez de aprender, a cada dia fico mais apreensiva pela minha cobrança pessoal e também da minha família. O que faço para aprender a gosta dessa língua?? Gostaria que o espanhou fosse a língua oficial.

    abraço.
    Leidi