O básico da comunicação em inglês: Falar ao telefone

Quanto de inglês você acha que precisa saber para se comunicar? Talvez bem menos do que você imagina. Quando adultos temos muita autocrítica em relação ao que produzimos oralmente, não gostamos de errar nem na nossa língua nem em outra língua qualquer, o que pode ser muito limitador. Observe uma criança pequena, com o pouco que sabe da sua língua materna ela com certeza se faz entender. Não estou sugerindo aqui que você deva chorar e espernear para conseguir algo, só quero provar o quanto que já podemos nos fazer entender mesmo sabendo pouco. Assim, inicio hoje uma nova série chamada “O básico da Comunicação em Inglês” e escolhi uma situação que costuma ser o terror daqueles que estão aprendendo uma segunda língua: falar ao telefone. Vamos então às dicas.

Como iniciar a conversa

Se você é a pessoa que está telefonando você procura por alguém, então depois do básico “hello” ( o olá que também é usado para alô) você deve simplesmente perguntar:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!
  • Is (Marcos) there? [ O Marcos está? ]

Agora, se você é a pessoa que atende o telefone e ouve a pergunta acima, tem algumas opções.

  • Yes, just a moment. [ Sim, só um momento. ]
  • No, he’s not here at the moment. [ Não,ele não está aqui no momento. ]

Se você se sentir confiante pode dar continuidade a conversa oferecendo:

  • Can I take a message? [ Posso anotar o recado? ]

Como terminar a conversa

A conversa telefônica termina da mesma forma que a conversa presencial.

  • Bye. [ Até logo. ]

Se você deixou uma mensagem pode dizer:

  • Bye, thank you. [ Até logo, obrigado. ]

Como entender a Telefonista

Se você estiver ligando para alguém que trabalha numa grande empresa certamente vai se deparar com uma telefonista. Nesse caso é importante entender algumas expressões próprias do seu jargão.

  • Hold on. Just a minute. [ Aguarde. Só um minuto. ]
  • I’ll put you through. [ Eu vou passar a ligação. ]
  • The line is busy. [ A linha está ocupada. ]
  • Good morning. Which department, please? [ Bom dia. Qual departamento, por favor? ]

E então? Já dá para se sentir um pouco mais confiante, não é?

Aprenda mais

Manual de sobrevivência ao Telefone em inglês

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

20.jpg

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

10 comentários

  • 08/08/12  
    Eryck diz: 1

    Acho que não entenderia a expressão “i’ll put you through” se a tivesse ouvido antes. Muito boa a postagem.

    • 09/08/12  
      Willian diz:

      Neither do I

  • 08/08/12  
    Helenice diz: 2

    Gostaria de perguntar formalmente qual a empresa a pessoa está falando.

  • 09/08/12  
    João B. L. Ghizoni diz: 3

    Hi, Mônica!

    Congratulations on the tips!

  • 10/08/12  
    Patricia Barber diz: 4

    Particularmente acho as conversas por telefone a forma mais dificil de se comunicar quando se esta aprendendo, por que a pessoa do outro lado da linha fala na sua propria velocidade e vc nao tem a ajuda da linguagem corporal…

  • 10/08/12  
    Robson Pereira diz: 5

    Thanks for this tip Mônica , talking on telephone aways hard .

  • 12/08/12  
    Silmara Aparecida Moreira da Silva diz: 6

    Gosto das suas dicas pra a sala de aula, elas fazem muito sucesso!

  • 13/08/12  
    Gustavo Montini de Abreu diz: 7

    Muito bacana!
    Realmente nós ficamos muito autocríticos quando adultos. Acontece com tudo. Eu era muito feliz com os meus rabiscos quando era criança e hoje não me contento com o desenho mais detalhado que consigo fazer. Temos que ter mais confiança em nós mesmos.
    Eu mesmo preciso muito disso pois agora terei que aprender inglês por conta própria , e meu nível ainda é básico.
    Valeu pelas dicas.
    Um grande abraço!!!!!!!!

  • 14/08/12  
    Stan diz: 8

    dicas práticas…bem legal!!!
    úteis, principalmente para os “shy”…rsssss
    take care!!!! tks

  • 15/08/12  
    Franco Mendes diz: 9

    Faltou o mais importante na minha opinião. Quando se liga para uma empresa deve-se falar de forma mais educada e também identificar para a telefonista quem esta ligando.

    Hello, this is Erick from Brazil Imports, may I please talk to Mr. Smith?