O desafio de entender Inglês: a lição do esporte

Entender diálogos na língua inglesa (listening skills) é talvez uma das coisas mais complicadas para os iniciantes. Isso acontece porque essa habilidade é adquirida com o tempo e não depende de conhecimento de regras, como acontece na gramática. Isso é frustrante tanto para os estudantes quanto para professores, porque não há como ensinar listening a um aluno. Claro que existem técnicas que ajudam a melhorar a compreensão do idioma falado. Mas em resumo o segredo é ouvir, ouvir e ouvir.

O esporte nos dá muitas lições de vida. Até mesmo no estudo de idiomas é possível buscar inspiração nos atletas. Imagine que você queira entrar em forma e logo no primeiro dia você faz uma corrida de 10 km. O que vai acontecer? Provavelmente você não vai conseguir sequer sair da cama no dia seguinte. Então é recomendável começar com pequenas distâncias e ir aumentando gradualmente. No estudo de Inglês acontece o mesmo, não adianta praticar (listening) 2 horas e passar uma semana sem estudar novamente. É importante ouvir o novo idioma todos os dias, dessa forma a mente vai se acostumando e mais cedo ou mais tarde (eventually) você vai acabar entendendo o que está sendo dito.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Assim como no esporte o avanço é gradual, comece ouvindo um áudio (em inglês) qualquer, por exemplo, 10 minutos e com o passar do tempo vá aumentando de acordo com sua disponibilidade e motivação. Acredite, isso funciona!

That’s all folks,

See you!

Fonte: About – English as 2nd Language

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

7 comentários

  • 22/12/06  
    Marcos diz: 1

    Alessandro,

    great tips about listening skill.

    I´m going to practice.

  • 09/02/08  
    leo diz: 2

    thanks man
    really helpfull

  • 27/12/08  
    karmen diz: 3

    Adorei esse comentário porque este (listening) é o meu grande problema.
    Muito obrigada por tudo. Valeu!

  • 03/06/09  
    Mônica diz: 4

    olá gostaria muitooo de receber exemplos de listen ,como aplicar listen,lista de verbos ,pronomes…em meu imail,já que estou começando agora com o meu inglês,se for possivel,por favor…thanks!

  • 19/08/09  
    Angelica diz: 5

    Olá gostaria de sua ajuda para entender mais o speaking e listening, gostaria de algumas maneiras de estudar para entender melhor.Muito obrigada adiantado.

  • 10/11/09  
    filipe diz: 6

    i´ll try to practice it every day!!! thanks for the advice!!!!

  • 22/05/10  
    Edmundo Oliveira diz: 7

    Até que enfim alguém teve a corágem de falar a verdade aos alunos e conter a onda do “charlatanismo”.
    O que o Prof. Alessandro está falando é o que confirma o Prof. Leo:
    “Quer aprender a falar ingles? então leve os seus ouvidos todos os dias à academia”.