O Inglês Britânico é mais fácil de entender?

Esta semana aconteceu uma discussão no chat do EE no mínimo curiosa. O pessoal estava discutindo qual era o inglês mais fácil de entender e estudar, se o britânico ou americano.

Eu tenho mais facilidade com o inglês americano, o motivo é simples, eu tenho mais contato com conteúdo produzido nos EUA, foi isso que disse para o pessoal no chat. Um dos participantes ficou indignado e disse que eu estava errado que o inglês britânico era mais fácil e melhor para aprender. Por mais que eu tentasse explicar que esse entendimento poderia variar de pessoa para pessoa, ele não aceitava o fato de que algumas estudantes poderiam achar o inglês americano mais fácil de compreender. Acabei não insistindo muito para evitar atrito.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

O que me preocupa é que muitos estudantes, baseados na falsa informação de que o inglês britânico é mais fácil de entender e aprender acabam não avaliando bem os seus reais interesses como o idioma.

O inglês britânico é mais fácil de entender? Depende, eu tenho mais facilidade com o inglês americano, isso pode não ser verdade para você. Concorda?

Sugiro a leitura de um artigo muito interessante de autoria do prof. Rafael Lanzetti – Mito: Inglês é fácil de se aprender.

Aguardo comentários com a sua opinião!

Tópicos Relacionados

See you guys!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

88 comentários

  • 08/02/11  
    Gabriel diz: 1

    A diferenca de fato existe. Particularmente acredito q o canadense seja mais claro, seguido do americano e britanico. Ja o sotaque Irish nem entra na discussao neh?!

  • 08/02/11  
    Pathy diz: 2

    Prefiro o inglês americano. Acho mais fácil de entender.

    • 08/07/11  
      Pinnochio diz:

      Guess There ain’t no “fácil de entender” But I like American English Though.

  • 08/02/11  
    Andy diz: 3

    Concordo com o Alessandro, a facilidade de absorver o inglês britânico ou norte-americano varia muito. Eu tenho facilidade com o inglês britânico, na minha minha opinião as palavras são mais secas e consigo entender melhor que o inglês norte-americano… Mas vamos lá! De qualquer forma não custa nada abrir nossas mentes para aprender um pouco de cada um – mesmo que não seja nosso “sotaque” favorito.

    Bye =)

  • 08/02/11  
    Paulo Lourenco diz: 4

    Acredito que antes de tudo, depende a qual tipo de sotaque se está mais exposto, seja Americano ou Britânico.
    O Britânico me soa mais clássico, aristocrático, na verdade pra mim tanto faz, seja um ou outro me dou em entender. Se você for para Belfast vai ter a impressão que é qq outra língua, menos Inglês, sotaque de super difícil compreensão.
    Tudo de depende da empatia com a língua/sotaque. Mas não devemos nos desesperar quanto qual é mais fácil de compreender/aprender…mesmo na Inglaterra por exemplo pessoas de diferentes regiões não se entendem, o mesmo ocorre nos EUA e mesmo aqui no Brasil já é difícil as vezes, entender o que um colega da região Norte ou Sul estaria dizendo.

  • 09/02/11  
    Fernando diz: 5

    Falo por mim, tenho muita dificuldade de compreender o Inglês Britânico. Por ter mais contato através de conteúdo áudio visual (ex. músicas, séries e filmes) acho o Inglês Americano de mais fácil compreensão.

    • 09/02/11  
      Denize diz:

      Eu entendo melhor o britânico porque eles pronunciam as palavras separadas e mais compassadamente.

  • 10/02/11  
    Mandy diz: 6

    Polêmico, heim?!
    Americano tem mania de imendar tudo… e vira uma salada… Se vc acostumou com isso primeiro, vc vai entender melhor o inglês americano. Afinal, é essa pronuncia que vc conhece, certo?! Agora, pra quem aprendeu o inglês começando por palavras isoladas, sem dúvida, o inglês britânico será mais compreensível, pois eles pronunciam as palavras separadamente… são mais claros e exatos. Não acho que isso significa que um é melhor que outro pra aprender, eles são apenas diferentes ;)

  • 10/02/11  
    Junior diz: 7

    Eu tenho mais facilidade com o inglês britânico porque assisto muito os programas da BBC =)

  • 11/02/11  
    Lin diz: 8

    Concordo com o Alessandro, depende de qual você tem mais contato ou é mais exposto. No começo eu tinha mais facilidade com o inglês britânico, por causa da minha professora com especialização na Inglaterra.
    Mandi, também tenho a impressão que o inglês britânico as palavras são pronunciadas de forma mais marcadas.
    Mas depois que comecei a assistir várias séries, filmes e talk shows americanos, me acostumei tanto que hoje o inglês americano para mim é mais fácil.
    É tudo questão de costume e ser exposto ao sotaque mesmo.
    Outro exemplo é quando encontrei um colega indiano: no começo era *muito* difícil entender o inglês dele, mas com o tempo e o dia-a-dia do trabalho comecei a entendê-lo melhor.

  • 11/02/11  
    Flávio Silva diz: 9

    Ficou indignado pq ?
    Ora bolas, cada um tem facilidade em aprender uma coisa.
    Tem gente que fica empacado em qualquer idioma. Outros já tem tremenda facilidade pra aprender inclusive idiomas mais “difíceis” (ao meu ver) como alemão, russo, mandarim, japonês etc.

    Como tenho muito contato com americanos e materiais de inglês americano sofro bastante quando participo de conference calls onde estão britânicos. Tem bastante diferença na fala sim, só não posso dizer que é mais fácil, pois isso é de cada um.

  • 12/02/11  
    Pedro diz: 10

    Gosto mais do inglês americano. O som me agrada mais.

    Eu tenho mais facilidade com o inglês americano e o canadense porque estes foram os que eu mais escutei.

    Recentemente eu comecei a trabalhar um pouco no inglês britânico.

    Agora que o meu conhecimento do inglês já é grande, aprender um sotaque novo fica fácil.

    O sotaque britânico parece ser mais previsível. O som do “t” é “t” mesmo. Não fica trocando de hora em hora.

    Isso para um iniciante confundi bastante.

    Confesso que pouco tempo atrás escutei dois caras falando em inglês britânico.

    Eu podia jurar que os dois eram a mesma pessoa. Só agora depois de praticar um pouco que eu consigui “enxergar” além da interferência do sotaque.

    abraços

  • 14/02/11  
    claudia diz: 11

    A facilidade varia de acordo c/ o material ao qual vc é exposto. Se vc faz aulas e listening ouvindo British English, logicamente seu ouvido fica mais treinado para este e vice-verso.

  • 14/02/11  
    Danilo Ongaro diz: 12

    Na minha opinião, realmente existem diferenças enormes entre os dois, no meu caso que sempre estudei o ingles americano quando tenho que falar com um Britanico é terrivel.
    Eu concordo com o post, depende do contato que voce tem no seu dia a dia, mas no geral eu acho que se voce aprender no Britanico voce fala com qualquer um sem dificuldades, já nao sei se o inverso seria verdade.

    abraços!

  • 16/02/11  
    Murillo Mendes diz: 13

    Pra mim o ingles americano é muito mais facil de se entender. Depende do que você esta acostumado, eu ouço muito mais americanos do que britanicos.

  • 18/02/11  
    Gênio diz: 14

    Britanicos, mais claro e inteligivel. See you later

  • 18/02/11  
    Nathy diz: 15

    Para mim, o inglês britânico soa melhor em meus ouvidos, mas eu estudo a forma de falar, ou seja, o sotaque dos dois.

    Eu amo esse blog!!!

  • 24/02/11  
    Rafael diz: 17

    Com certeza inglês americano é mais fácil para mim pq ja estudei muito… mas quando não sabia quase nada de inglês, o britanico parecia muito mais fácil.

  • 26/02/11  
    Tharcisio diz: 18

    eu ja discuti pelo mesmo motivo. Acho o ingles americano muito mais facil de entender. Por que? ouço musicas em ingles (americano) o dia todo, assisto filmes e seriados americanos diariamente, como nao poderia ser mais facil? esse negocio de um ingles ser mais facil que o outro é super relativo.

  • 26/02/11  
    Alessandra diz: 19

    Isso é porque vcs não estão aprendendo inglês Britânico na África do Sul….rsrsrs….O inglês que eles falam aqui é Britânico, mas com uma mistura de dialetos vira uma salada. Tipo “Brother” o son é (Broda), daughter(dota)…as vezes fico confusa, mas esse blog tem me ajudado muito.

  • 17/03/11  
    Kathy diz: 20

    Eu sempre achei o inglês americano mais fácil de entender, uma vez tentei assistir um filme em que todos os atores tinham sotaque britânico e tive que me concentrar muitoo pra entender o que estava sendo dito.

  • 21/03/11  
    caca diz: 21

    Hi there,
    Aqui se fala, sejam bilingues, falem Ingles e Ingles Americano :D
    O Ingles americano tem e muita diferenca entre o ingles familia Britanico/Canada/Australia, nao somente o entender como a escrita em si. Brazilian/Brasilian (learned/learnt). e vai..
    Eu, jamorei em Oxford por quase 7 meses, amoooo Inglaterra. Moro nos EUA desde 2006, sou casadacom um Americano. E respondendo, o mais facil sem GIRIAS, o social e educado, sem duvida , o Britanico.

    See ya,’:)

  • 23/03/11  
    Ronaldo diz: 22

    Bom, faz um ano que estou morando em Londres, quando vim pra ca nao falava nada de inglês, hoje ja falo e entendo bastante mas tenho muito o que melhorar ainda, a questão e que eu mesmo mora do aqui por um ano ainda tenho mais facilidade de entender um americano ( pessoalmente ou tv) do que um inglês. Acho que isso se deve ao fato da mídia americana ter muito mais influencia que a britânica. Mesmo que nao entendemos o que esta sendo dito em musicas e filmes, nossos ouvidos ja vão automaticamente se acostumando com aquilo.

  • 30/04/11  
    Luiz Aquino diz: 23

    I think both English have the same difficult level when you are learning by yourself.

    since you don’t include the countryside accent, both become easy, manly if you follow the news companies such BBC or VOA.

    But some ascents as Baltimore or as scottish,
    they are hard to understand.

    This discussion never should be about countries, but on the regions

  • 02/09/11  
    Paulo diz: 24

    tenho muito mais contato com o ingles americano então pra mim o britânico é mais difícil…

  • 16/09/11  
    MARIA L. diz: 25

    EU AMOOO INGLÊS BRITâNICO!!!!

  • 15/10/11  
    Henrique diz: 26

    isso varia de pessoa pra pessoa, eu acho que mais fácil de compreender é o canadense ;p

  • 17/01/12  
    Márcio diz: 27

    Na minha opinião, o Inglês Britânico é mais fácil de compreender por dois motivos: Primeiro que a pronúncia do inglês é mais clara. O americano tem uns vícios de pronúncia que dificultam a compreensão (principalmente os texanos).
    Segundo que o Inglês Britânico é mais próximo das línguas europeias de mesma origem: Alemão, Holandês, Dinamarquês, etc. Quem tem conhecimento nestes idiomas sente mais facilidade com o Inglês Britânico tanto pela pronúncia como pelo vocabulário.

  • 17/01/12  
    Márcio diz: 28

    Complementando (esqueci de dizer antes):
    Alguns podem me contra-argumentar dizendo que os escoceses e os galeses também têm a pronúncia viciada, com sotaque, etc. Na verdade, estes países têm língua própria (gaélico e galês, respectivamente), então embora oficialmente formando o mesmo reino, eles incorporam elementos de suas respectivas línguas ao inglês, por isso a dificuldade.

1 2