O que fazer quando faltam as palavras em um diálogo?

Falar sem medoJunio Neves pergunta: Pessoal, o que vocês indicam ou quais são as táticas utilizadas por vocês quando faltam as palavras durante uma conversa (fala ou também escrita) em inglês? Vocês usariam alguma frase para se desculpar sobre o seu inglês, caso ele seja não muito bom?

Caro Júnio, quando eu não sei uma palavra durante uma conversa, eu tento usar a definição ou algo parecido. Suponhamos que eu não saiba a palavra vassoura, eu uso:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

an object used to clean the house ( obs: vassoura = broom ).

Outra situação, suponhamos que você não saiba dizer “estou sentido calor”. Cuidado! Não pense que é “I’m feeling heat”, isso está errado, então diga algo assim. I’m not OK, the weather is too hot. ( obs: Estou sentindo calor = I’m hot )

O ideal é sempre pesquisar palavras e expressões novas e usá-las para se lembrar na hora certa. Fique antenado, em época de eleições as pessoas irão falar sobre esse assunto, então pesquise o vocabulário sobre isso ( voto, deputado, urna, etc).

Procure também saber sobre a cultura local e o vocabulário usado em determinado lugar. Numa cidade que cultiva café, é bom saber termos relacionados a isso. Num local onde as pessoas trabalham com aço, saiba com se diz isso em inglês. Se você conhece algum dentista, provavelmente sabe como se diz “dentista” em inglês, mas e se ele te perguntasse como se diz odontologia? Pesquise antes para poder usar esse termo depois ( Obs: odontologia = Dentistry).

Quanto mais informado você estiver sobre o mundo ao seu redor, quanto mais curioso você for para aprender esses termos, mais preparado estará para falar qualquer coisa em inglês.

É bom também saber perguntar quando você não sabe: How do you say this in English? ( aponte para o objeto que você quer saber). Buscar ajuda em sites ou em bons dicionários de inglês são hábitos que devem ser cultivados.

Espero ter ajudado, grande abraço.

Resposta por Ed Alcantara no Fórum do English Experts.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

6 comentários

  • 06/01/09  
    Flávio Silva diz: 1

    Olá Junio,

    É muito comum esquecermos as palavras em português. Em inglês então acaba ocorrendo com mais frequencia para quem não convive diariamente utilizando o segundo idioma.

    Em uma conversa você pode tentar encontrar um sinônimo da palavra desejada ou mesmo pedir ajudar ( dependendo da situação ) para a outra pessoa.

    Abraços !!!

  • 06/01/09  
    Thais Vieira diz: 2

    Haha, I loved this subject, in fact it is such a hard time when we forget or when we don’t know how to call something… I use to make it something funny and call it a new word. Onde day I forgot how to say VENT, and I told: it is athingthatit’susedtorefresh… after it we joke: “oh my, English is sooo easy…”.

    Reading is so important to have a good vocabulary… READ READ READ.

    Ha, awesome!

  • 10/01/09  
    EDUARDO diz: 3

    Uma dica seria ouvir o podcast do ESLPODCAST http://www.eslpod.com. É um excelente podcast onde se fala 100% de inglês e o melhor, é gratuíto. Ideal para níveis intermediários e até avançados, pois nesse POD , o host não fala muito rápido e explica o signicado da maioria das expressões que ele usa. Então esse podcast tem me ajudado muito a encontrar palavras para ” desenrolar” uma conversa.

    I hope it helps!

  • 10/01/09  
    Alessandro diz: 4

    Pessoal,

    Obrigado pelos comentários e sugestões.

    Abraço,

  • 10/01/09  
    Jonã diz: 5

    Meio que mudando de assunto mas meio a ver com isso: O que fazer quando em um texto encontrar palavras que não se sabe o significado? Parar e consultar o dicionário cada vez alguma surge é extremamente efadonho, pricipalmente quando não se tem muito vocabuláro em determinado assunto. Muitas vezes é difícil até mesmo contestualizar. Quando tudo iso acontecer existe algum macete ou coisa do tipo a fazer?

  • 22/04/09  
    Roberto diz: 6

    Eu penso que o grande vilão da história é o nervosismo. Lembro da primeira vez que tive a oportunidade de falar com uma americana aqui onde trabalho, achei que meu coração ia sair pela boca ,não porque ela era bonita,também, mas pelo nervosismo de não saber o que dizer, e pra piorar a situação eu percebi que ela estava com uma vontade louca de dar uma baita gargalhada, mas no fim das contas nada como um Yes, No, OK e um pouco de mimica não ajudassem. Como dizem, a primeira vez é inesquecível.