O que significa drive-thru ou drive-through ?

Se você já foi ao exterior ou mora em uma cidade maior, aqui mesmo no Brasil, já deve ter se deparado com a expressão drive-thru, que é utilizada por franquias de fast food, como McDonald’s e Habib’s, normalmente na entrada do local, para indicar a forma de atendimento ao cliente.

Em lugares assim, normalmente há, em volta do estabelecimento, uma faixa indicada para drive-thru, em que, sem sair do carro, você faz o pedido, paga e logo em seguida recebe o que pediu enquanto dirige.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

drive-thru

O nome drive-thru ou drive-through vem exatamente da ação de se passar (dirigir) através do local. Para quem ainda não sabe, through é uma preposição que significa através. Quanto à tradução para o português, não há nenhum equivalente no nosso idioma. O jeito é dizer drive-thru ou drive-through mesmo.

Confira a definição em inglês do Merriam-Webster Dictionary:

  • Drive-thru or drive-through: a business (such as a bank or restaurant) that is designed so that customers can be served while remaining in their cars.

Além do que já dissemos, é importante ressaltar que este tipo de atendimento não se limita a restaurantes ou lanchonetes. Como foi mostrado na definição em inglês acima, há bancos e outros tipos de comércio que funcionam como drive-thru (drive-through).

Vamos a alguns exemplos:

  • I ordered a salad and fries at the drive-through. [Eu pedi uma salada e batatas fritas no drive-through.]
  • We went to a drive-thru for an icy drink. [Nós fomos a um drive-thru buscar uma bebida gelada.]
  • I went to a drive-through ATM yesterday afternoon to deposit 3 checks. [Eu fui a um banco 24 horas com drive-through ontem à tarde para depositar 3 cheques.]

drive-thru

A esta altura você deve estar se perguntando: por que usam thru? Bom, thru é uma maneira informal de se dizer through.

Abreviar palavras é uma tendência da linguagem informal, e com o inglês não é diferente. Apesar das críticas e da resistência de gramáticos e linguistas em aceitarem abreviações como esta, elas seguem a todo vapor, ainda mais com o advento da internet nos últimos anos.

Bons estudos. Até a próxima.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

12.jpg

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

2 comentários

  • 14/12/15  
    Nathalia diz: 1

    Meu trabalho da faculdade foi um serviço em drive-thru! Bom saber mais sobre essa palavra kkk

  • 15/12/15  
    Diogo Santos diz: 2

    Ótimo post!
    Não sabia e achei ótima a explicação!
    (Gostei do fundo histórico!)