Origem da palavra: Noon

Origem da palavra noonHello, everybody! Começamos hoje uma série de artigos sobre a etimologia (origem) de várias palavras da língua inglesa. A palavra NOON (meio-dia) tem sua origem na Roma antiga. Naquele tempo não existia relógio, que seria inventado entre os séculos XII e XIII e obviamente havia a necessidade de referência ao tempo. No grego e no latim havia a palavra “hora” e eles a mediam pelo nascer do sol que era contado como a primeira hora.

O número “nove” era muito significativo naquela época pois eram nove as musas, havia a novena do catolicismo, as nonas da Roma Antiga, etc. Por causa disso, na Idade Média, a “nona hora” era considerada a hora da contrição (arrependimento sincero dos pecados cometidos), conhecida como “nona” ou “nonus”. Curiosamente, a nona hora (contada a partir do nascimento do sol às 6 da manhã) era às 15 horas.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Quando os ingleses passaram a celebrar a hora da contrição, “nonus” foi virando “noon”, da mesma forma que em português temos a palavra “nono”.

Então, a Igreja Católica se deu conta que às 3 da tarde não era a hora adequada para contrição pois os camponeses estavam no meio do trabalho. A hora ideal seria, então, após o almoço, depois de ter almoçado e antes de voltar para o trabalho.

Como os camponeses almoçavam muito cedo, a hora depois do almoço era o meio-dia. Por causa dessa decisão, “noon” deixou de significar a “nona hora” e passou a querer dizer meio-dia.

See you next time!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

6.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

7 comentários

  • 20/08/08  
    Cristiane McBrain diz: 1

    Nossa, muito interessante essa historia! Fico no aguardo dos proximos artigos, pois realmente adoro etimologia! Valeu, Adir, parabéns!

  • 20/08/08  
    Estela diz: 2

    Cool !!! The origem of the words cause me fascination! Have a nice day,
    Estela

  • 20/08/08  
    Estela diz: 3

    Sorry… correcting : origin not “origem”.
    Estela

  • 21/08/08  
    Adir Ferreira diz: 4

    Obrigado, Cristiane e Estela! Temos palavras muito interessantes pela frente!

  • 22/08/08  
    Maria do Carmo diz: 5

    Cool !! Interesting, I loved the explanation. Thank you !

  • 27/10/08  
    Valter Menezes diz: 6

    It’s very useful when we teach the hours in english. There’s always a student who want to know the meaning of “NOON”. GREAT POST

  • 31/10/08  
    patricia da silva diz: 7

    nos estamos procurando essa palavras:nos somos contra a poluiçao do planeta terra