Os Substantivos em inglês: guia definitivo

Chegou a hora de falarmos a respeito dos substantivos (nouns) em inglês. Trata-se de um assunto essencial na composição dos idiomas, na verdade, não somente do inglês e do português, mas em qualquer língua.

Para começar, vamos dar uma olhada na definição para “substantivo” (noun) de acordo com o dicionário Aulete da língua portuguesa.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

“Substantivo: classe de palavras que dá nome aos seres, objetos, qualidades, ações, sentimentos etc.”

Veja que o conceito em inglês também é o mesmo. Observe a seguir a definição da Wikipedia, que difere apenas um pouco na forma de descrever e não no sentido.

“A noun is a kind of word that is usually the name of something such as a person, place, thing, quality, or idea.”

Características básicas

Entre as características mais básicas e fundamentais dos substantivos em inglês, podemos mencionar as seguintes.

1. Podem ser usados como sujeito, objeto ou complemento em uma sentença;

2. Podem ser singular ou plural. As formas no plural podem ser obtidas acrescentando-se “s”, por exemplo, “girl” (garota), “girls” (garotas), “goal” (objetivo), “goals” (objetivos) e “place” (lugar), “places” (lugares). Porém, há casos onde o plural não é obtido com “s”, como “tooth” (dente), “teeth” (dentes), “person” (pessoa), “people” (pessoas), “man” (homem), “men” (homens);

Leitura complementar: Palavras sem plural no inglês e Plural dos substantivos em inglês

3. No inglês, há mais substantivos do que qualquer outra classe de palavras;

4. Pode-se formar substantivos a partir de adjetivos, acrescentando-se o sufixo –ness, por exemplo, “sad” (triste), “sadness” (tristeza), “fit” (em forma), “fitness” (forma física) e “kind” (gentil), “kindness” (gentileza);

Leitura complementar: Sufixos (less, ful, ize, ness, hood): Como utilizar

5. Há três gêneros de substantivos em inglês: masculino (masculine): exemplos: “boy” (menino), “man” (homem) e “brother” (irmão); feminino (feminine): exemplos: “girl” (garota), “woman” (mulher) e “sister” (irmã); neutro (neuter): exemplos: “person” (pessoa), “teacher” (professor ou professora) e “lawyer” (advogado ou advogada);

Leiam mais a respeito em: Gênero dos Substantivos

6. Há substantivos que são também verbos ou adjetivos, por exemplo, “type” (tipo) e “type” (digitar), “light” (luz) e “light” (leve), “fat” (gordura) e “fat” (gordo);

Tipos de substantivos

Entre os tipos de substantivos existentes, vale mencionar os seguintes:

  1. Abstratos (abstract nouns) e concretos (concrete nouns). Os primeiros representam uma ideia, um conceito, ou seja, algo imaginado. O segundo tipo trata de coisas que vemos, tocamos, percebemos, etc., ao nosso redor fisicamente. São exemplos de substantivos abstratos: “love” (amor), “courage” (coragem) e “honesty” (honestidade). Entre os concretos, podemos citar “money” (dinheiro), “house” (casa) e “cellphone” (telefone celular).
  2. Animados (animate nouns) e inanimados (inanimate nouns). “Man” (homem), “lion” (leão) e “elephant” (elefante) são exemplos de “animate nouns”; “floor” (piso), “wood” (madeira) e “wall” (parede) podem ser chamados de “inanimate nouns”;
  3. Substantivos coletivos (collective nouns) descrevem um grupo de pessoas ou coisas como uma unidade. Como exemplos, temos “family” (família), “audience” (público) e “flock” (rebanho);
  4. Substantivos próprios (proper nouns) são nomes dados a pessoas, lugares, marcas ou empresas, por exemplo, John, Anna, London, New York, Microsoft, Coca Cola;
  5. Substantivos compostos (compound nouns) são dois ou mais substantivos combinados formado um só, por exemplo, “mother-in-law” (sogra) e “fruit juice” (suco de fruta).
  6. Substantivos contáveis (countable (or count) nouns) possuem forma no plural e no singular e podem ser contados, como em “one tree” (uma árvore), “two houses” (duas casas) e “one hundred years” (cem anos);
  7. Substantivos incontáveis (uncountable (or non count) nouns) são aqueles que não podem ser contados, ou seja, você não vai poder usar antes deles “a” (um, uma), “one” (um, uma), “two” (dois), “ten” (dez), “one thousand” (mil), etc. Também, não vai poder acrescentar “s”. Entre eles, temos “music”, “money”, “water”, “bread”, “beer”, etc. É incorreto dizer, por exemplo, “a music” (uma música) ou “musics” (músicas). É importante observar que existem muitos substantivos que são tanto contáveis quanto incontáveis. Vai depender do contexto. Sempre ele! Como exemplo, temos “beer” (cerveja), que é contável em contextos como “give me two beers” (dê-me duas cervejas) e incontável em “they like beer” (eles gostam de cerveja). Esteja atento a isso;

Para complementar o que foi dito, sugiro a leitura do artigo: Substantivos contáveis e incontáveis em inglês

Na prática

Antes de terminar o post, não posso deixar de falar da questão prática disso tudo. É certo que você não depende de um conhecimento de regras para poder conseguir entender e se comunicar bem em outro idioma. É perfeitamente possível que se obtenha um nível satisfatório de domínio de uma segunda língua sem estar por dentro da gramática. No entanto, você pode melhorar bastante o seu rendimento e avançar ainda mais rápido nos estudos quando passa a entender melhor alguns fundamentos gramaticais – como o dos substantivos mostrado aqui hoje – e usá-los a seu favor, principalmente, ao estudar por conta própria. Se você ainda não tentou, recomendo fazer uma experiência. Vale a pena (it’s worth it).

É isso. Acho que por hoje é só. Espero que tenham gostado. Bons estudos e até a próxima.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

12.jpg

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

24 comentários

  • 26/02/14  
    Karina R. G. Chaves diz: 1

    Boa tarde!

    Conheci o site ao fazer uma pesquisa para encontrar atividades sobre a música “Pela Internet” de Gilberto Gil e me encantei. Já li vários artigos, todos muito bons.

    Parabéns pela iniciativa.

    Karina

    • 26/02/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Karina,

      Obrigado pelo comentário, seja muito bem-vinda.

    • 26/02/14  
      Karina Chaves diz:

      Alessandro,

      Obrigada. Tenho um pouco de dificuldade em pensar em Inglês. O que posso fazer para melhorar isso?

  • 26/02/14  
    Fabio diz: 2

    Parabéns pelo site!!! Sempre com pontos muito interessantes, consulto sempre!

    • 27/02/14  
      Donay Mendonça diz:

      Obrigado, Fábio.

      Abs,

  • 26/02/14  
    Sandro's Way diz: 3

    Adorei o artigo, parabéns!
    Explicou tudo de forma resumida, prática e precisa.
    Cheers!

  • 26/02/14  
    Kassia Lymma diz: 4

    Boa Noite a todos

    Muito bom, dá para tirar duvidas de muita gente, inclusive minha. Parabéns.

    • 27/02/14  
      Donay Mendonça diz:

      Thank you for posting, Kassia.

  • 26/02/14  
    Marcelo Costa diz: 5

    Ótimo artigo!

    Comecei a acompanhar o English Experts há alguns messes e vocês todos estão de parabéns!

    Estou acompanhando os postscats, fiz questão de começar pelo primeiro (#01 Projeto piloto) o ultimo que vi foi o (#38 com participação ilustre da Rachel Smith) e é muito bom ver a evolução de todos, esses postcats são viciantes, rsrsrsr.

    Abraços a todos e continuem com esse ótimo trabalho!

    • 27/02/14  
      Donay Mendonça diz:

      Obrigado pelo comentário, Marcelo.

      Keep posting!

  • 26/02/14  
    Valter Lucio diz: 6

    Parabéns! Excelente post. Conciso, mas abrangente. Para quem quiser aprofundar um pouco mais, é só acessar os links que vocês sugerem. Grande sacada.
    Muito boa também a dica sobre a importância da gramática no aprendizado. Ter uma boa noção dos fundamentos gramaticais ajuda, e muito, no processo de aprendizado.

    • 27/02/14  
      Donay Mendonça diz:

      Thank you, Valter Lucio.

      Keep posting!

  • 27/02/14  
    Stan diz: 7

    Hoje em dia o uso da gramática individualizada (Inglês/Português) nem sempre é bem aceito entre alguns pedagogos, porém, mais uma vez com esse brilhante post, conseguimos compreender a sua devida importância. em diversas situações, no aprendizado de qualquer língua estrangeira.

  • 04/03/14  
    Nancy diz: 8

    Thanks for your excellent and useful explanation on nouns!
    Cheers

  • 05/03/14  
    Michele diz: 9

    Post muito completo. Vai me render material para estudar durante alguns dias.
    Muitíssimo obrigada pelo bom trabalho de sempre.

  • 07/03/14  
    Rauny diz: 10

    Muito bom o artigo.
    Gosto quando agem como professores rs. Aprendi mais.

  • 08/03/14  
    Antonio diz: 11

    obrigado pela satisfacao formal das dicas

  • 09/03/14  
    Andrea diz: 12

    Estou trabalhando com ensino medio, e tenho muita dificuldade por nao falar ingles fluente, pois na faculdade nos ensina apenas como ensinar os alunos a fazer interpretaçoes e regras gramaticais, e claro os alunos nao querem nem saber, o professor falando ingles é o suficiente…me socorre, quero atividades que os envolva bem

  • 14/03/14  
    Maria diz: 13

    Otimas dicas. Gosto.

  • 20/03/14  
    Daniel Leopoldo diz: 14

    estou estudando ingles atualmente.
    Gosto da lingua,mas tenho muita dificuldade no listen.
    Consigo ler um pouco,falar um pouco,mas entender o que falam,nada.
    Assisto filmes mas não entendo.tento ler algum livro,mas enquanto leio vou traduzindo.Na sala de aula a professora so fala em ingles,mas entendo so uns 10 ou 20% do que ela fala.Ainda não achei o fio da meada para melhorar o listen.

    • 02/10/16  
      Andrea França diz:

      Assista filmes infantis em Inglês, isso me ajudou bastante.

  • 26/03/14  
    josé luiz berriel de mendonça diz: 15

    Foi muito útil. Adorei e obrigado.

  • 15/08/16  
    Robenson Moreira diz: 16

    Boa Noite professor, Bom minha duvida e a respeito do substantivo composto por dois ou mais modificadores, gostaria de Saber se ha uma estrutura para isto por exemplo Oil production costs – custo de producao do oleo, ou The Brazil national football team Selecao Brasileira de futebol! como posso saber essa estrutura? ha uma ordem nesses Substantivo?