Podcast: pronúncia da letra S no final das palavras

Olá, pessoal, eu sou o professor Adir Ferreira e hoje vou fazer um podcast especial aqui pro English Experts sobre pronúncia, cobrindo algumas das dificuldades mais comuns que os alunos brasileiros têm.

Você pode acompanhar o podcast com o script também, ok?

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Ouça o áudio completo:

Já leciono inglês e espanhol há muitos anos e vejo que uma dificuldade entre alunos e até mesmo professores de inglês é a pronúncia da letra S no final das palavras e hoje vamos ver porque isso acontece.

Vamos começar falando sobre algo que se chama voicing. Você vai me ouvir dizer essa palavra bastante no podcast de hoje. Todos os sons que emitimos são ou voiced ou unvoiced. “Nossa, Adir, o que será isso?”. Eu já explico. Já ouviu falar das cordas, ou pregas vocais? Então, elas são uns músculos bem pequenos que ficam na sua garganta e vibram rapidamente e criam sons, que vem a ser sua voz.

Quando suas cordas vocais vibram e produzem som, isso é chamado de voicing. Você pode sentir a vibração das cordas vocais colocando dois dedos na parte de fora da garganta, mais ou menos dois dedos para baixo do queixo. Agora diga a letra A, assim AAAAAAAAA. Viu como vibrou?

Todos os sons de vogais são voiced, faça o teste, diga A, E, I, O e U e sinta que a cada emissão de som você sente a vibração na sua garganta. Agora quando falamos das consoantes é a horse of a difference color, uma outra história. Algumas consoantes são voiced, ou seja, fazem as cordas vocais vibrarem e outras são unvoiced, não ocorre a vibração.

Existe um caso muito interessante que algumas consoantes têm quase a mesma articulação, são parecidas, e uma é voiced e a outra unvoiced. Veja por exemplo o som da letra P, ouça, P P P P, percebeu que as cordas vocais não vibram? Entao, o som da letra P é unvoiced, pois não ocorre a vibração. Quando adicionamos voicing à letra P, temos o som de B, que é voiced, existe a vibração. Escute: P P P P B B B B. Veja, o som do P não é voiced, o do B é. A articulação das letras é a mesma, a diferença acontece na garganta, tendo voicing ou não. Chamamos isso de paired consonants, consoantes pareadas.

Vejamos mais alguns casos. A letra T por exemplo, quando a pronunciamos, não usamos voicing, as cordas vocais não vibram, T T T T. Usando a mesma articulação, produzimos a letra D, que tem voicing, D D D D. Nesse caso as cordas vocais vibram. T e D também são paired consonants.

Mais algumas paired consonants são F e V, G e J, S e Z, entre outras. Tivemos toda essa introdução sobre voicing e unvoicing para tratar exatamente dos sons de S e Z finais em inglês. Muitos cursos de inglês negligenciam o estudo desse caso e hoje vou ensinar três regras básicas para você nunca mais errar a pronúncia dos sons de s e z no final das palavras em inglês.

Regra 01

Se o último som numa palavra é unvoiced, ou seja, não tem vibração nas cordas vocais, o som do S no final da palavra vai ser unvoiced também, S S S S. Vou dar um exemplo: a palavra cup (xícara). Cup termina com um som de P, que é unvoiced, então quando vamos fazer o plural dela, o S também é unvoiced: cups, cups, cups. One cup, two cups, three cups, etc. Este caso é mais fácil pois é assim que fazemos em português. Outros exemplos: cat – cats.

Esta regra também vale para os verbos, quando são conjugados na terceira pessoa do singular, he, she e it. Vejamos por exemplo o verbo to break, que termina com o som de K, que é unvoiced, K K K K, não produz vibração. Eu digo I break, e quando conjugo com he, she ou it fica he breaks, she breaks, etc. Um outro exemplo com o verbo to stop, I stop, he stops, she stops, stops, não ocorre vibração pois termina com o som de P, unvoiced.

Mais alguns exemplos com unvoiced sounds: a week, two weeks – a desk, some desks – a lamp, several lamps.

Regra 02

Pronunciamos o s no final das palavras como z, quando ele vier depois de verbos conjugados na terceira pessoa do singular (he, she e it), substantivos no plural, possessivos e contrações depois de vogais e consoantes que são voiced, os sons de /b/, /d/, /g/, /v/, /m/, /n/, /ng/, /l/ e /r/, que são os casos mais comuns. Lembre-se de que todos estes sons são voiced, provocam vibrações nas cordas vocais quando são feitos.

Ouça as palavras e acompanhe com o script. Primeiro alguns substantivos no plural: cans (latas), dogs (cachorros), heads (cabeças), labs (laboratórios), leaves (folhas), potatoes (batatas), rooms (salas) e things (coisas).

Agora, algumas formas verbais: she breathes, he comes, Mary cries, Jack does, he leaves, she rides, Sue runs, Pat sees, the presenter shows. Ouça também alguns possessivos e contrações com is: Bob’s, Peg’s, Martha’s, his, hers, yours, ours, theirs, he’s, she’s.

Dica: quando a palavra terminar em som de vogal, o S também é pronunciado como Z.

  • one tree, two trees
  • one day, three days
  • one boy, five boys
  • I don’t fly, but a bird flies

Regra 03

Depois dos sons /s/, /sh/, /z/, /zh/, /ch/ e /j/, temos de acrescentar uma vogal fraca, um schwa /ə/ antes do –s. Muitas dessas palavras têm a terminação –es. Perceba que não é um som de “e” aberto, tipo “es”e sim mais curto, /əz/. Ouça, leia e pratique os substantivos no plural a seguir:

benches (bancos), bridges (pontes), bruises (hematomas), churches (igrejas), courses (cursos), garages (garagens), glasses (óculos, copos), lunches (almoços), oranges (laranjas), pages (páginas) , wishes (desejos)

Para terminar, mais alguns exemplos com as três regras:

  • Com o som S – baths, booths, cakes, classmates, handkerchiefs, hats, marks, mats, parks, paths, photographs
  • Com o som Z – carries, hands, hills, houses, innings, mangoes, pandas, scarves, ssentences, trains, tubs
  • Com o som əz – amazes, arranges, blushes, boxes, exercises, foxes, matches, messes, pinches, switches, watches

O segredo de ter uma boa pronúncia e entonação em qualquer língua é ouvir analiticamente como os falantes nativos dessa língua a falam, prestando atenção na melodia e sempre que possível, imitar!

Eu sou o professor Adir Ferreira e este foi um podcast de pronúncia aqui no English Experts.

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Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

57 comentários

  • 18/01/11  
    Rodrigo Cantaino diz: 1

    Hello Adir,

    Very nice podcast, like so much your podcasts.

    I maked download this podcast and for listen on my car going to my work.

    Thank you again, and sucess for you and English Experts readers.

  • 18/01/11  
    Tiago diz: 2

    Valeu Adir!

    O som do audio ta bem limpo. Parabens! Voce deixou muito bem claro o que quis dizer.
    A base desse podcast é VOICED e UNVOICED. E voce montou um texto com explicaçoes e exemplos tudo em torno disso. E nao acho que a repetiçao da palavra VOICED ou UNVOICED tenha ficado chato ou cansativo. Pelo contrario, vejo a repetiçao como a alma da memorizaçao.

  • 19/01/11  
    João B. L. Ghizoni diz: 3

    Congratulations on your explanations, Adir.

    When I studied this topic (long ago), I found it difficult, so I compared with the studies on phonetics I had done in Portuguese and concluded this: after the sounds /p/, /t/, /k/, /s/, /f/ and /sh/ (which I memorized as pê, tê, kê, sê, fê, shê), (which we call ‘consoantes surdas’ in Portuguese — the others are ‘consoantes sonoras’) the letter S sounds /s/ (unvoiced), except for /s/. The two other groups I found easier, though good and automatic pronunciation really come with practice!

    On the other hand, I confess I have often paid attention to native speakers when they produce these final sounds, and not always do they pronounce like the theory. Do you agree with me? I know we should learn the correct form, but WHAT IS the correct form if the native speakers themselves do not produce such sounds? Do you think a native speaker would answer correctly an exercise asking him/her to put S or Z in parentheses according to the last sound of a list of words?

    I thank you in advance for a reply to my comment.

  • 19/01/11  
    Fábio Marcolino de Lima diz: 4

    Isso sim é uma aula de inglês.
    Excelente explicação.
    Muito bom mesmo.

    Congratulation!

  • 19/01/11  
    Carlos diz: 5

    Obrigado pelo podcast e parabéns pelo trabalho impecável.

  • 19/01/11  
    Suzi Alves diz: 6

    Olá,
    Gostei muito de ter recebido o seu e-mail , com o audio para ouvir as explicações.

    Quero muito que continue a me enviar artigos assim, texto com audio.
    Espero receber mais .ok!!!

    PARABÉNS!!!!!!!MUITO BOM!!!!!!
    SEI QUE VOU APRENDER MUITO!!!!!!!!

  • 19/01/11  
    isabel diz: 7

    Eu adoro esse site!! É tão útil e bem organizado!
    O melhor na minha opinião de todos que já vi por aí! Parabéns!

  • 19/01/11  
    Ademir Pacheco diz: 8

    I’m very happy when I find a teaching so cool!

    I’m 60.
    And I am starting a course in English.
    I record everything I see.
    Thank you master Adir.
    Thanks anyway.

  • 19/01/11  
    Geraldo Anízio de Caicó diz: 9

    Legal Adir a aula sobre a pronúncia S em English. Esses detalhes de pronúncias são eficazes para quem estuda um idioma. Ouvindo o nativo falar observamos multiplas pronuncias que deixam a gente um pouco confuso. Na palavra por ex: Book. Já ouvi com duas pornúncias. De modo que essas variantes como você mesmo explicou, são necessárias na nossa formação de professor na área.
    Obrigado pela estima conosco.
    Abraço
    Geraldo Anízio(Rondônia)

  • 19/01/11  
    Ademir Pacheco diz: 10

    Gostaria de sua correção em meu comentário, com referencia ao iNGLES.

  • 19/01/11  
    Otávio Tarelho diz: 11

    No meu curso, minha professora puxa muito o S, e acabamos pegando essas puxadas

  • 19/01/11  
    Dativo Marques diz: 12

    Prof. Adir, excelente aula. Didática, simples e objetiva. Parabéns!

  • 19/01/11  
    Rita diz: 13

    Adorei as dicas.
    Obrigada!

  • 19/01/11  
    alexandre lima diz: 14

    prof; adir achei simplesmente sensacional parabéns e obrigado pela sua colaboração.

  • 20/01/11  
    crowlayna marques diz: 15

    Obrigado pelo podcast gostei muito

  • 20/01/11  
    Adir Ferreira diz: 16

    Pessoal, obrigado pelos elogios. Gosto muito do tema “pronúncia” e sinto que não é tratado com a importância devida nos cursos de idiomas aqui no Brasil.

    Fico feliz em poder colaborar.

  • 20/01/11  
    Ricardo diz: 17

    Muito bom!
    Parabéns Prof. Adir, boa explicação.

  • 21/01/11  
    Gilsomara Gomes diz: 18

    Gostei muito da dica, ela é de fundamental importância para quem quer aprender inglês.
    Gilsomara.

  • 22/01/11  
    Bárbara diz: 19

    Adorei as dicas! Adoro esse site! Parabéns! Continue assim qeu vocês estão ajudando, E MUITO, muitas pessoas a aprender inglês com perfeição!

  • 22/01/11  
    Robério diz: 20

    Hello!
    Nice podcast :D
    amanhã irei ter uma prova e no roteiro tem essa parte da pronúncia. Já garanti 4 questões ehehehe
    bye!

  • 22/01/11  
    Vitor Ferreira diz: 21

    Dica muito útil e bem explicada, Adir. Sua voz é linda.

  • 23/01/11  
    Andrea@WhiteInspirations diz: 22

    Love it! And I’m not a huge fan of these kind of rules… Thanks for sharing! :)

  • 23/01/11  
    Anderson Clayton diz: 23

    Ficou muito bom o podcast! Agradeço por compartilhar conosco essas informações que certamente contribuirão para melhorarmos cada vez mais! Obrigado Adir!

  • 24/01/11  
    Agnaldo Novais diz: 24

    Adir, vc é um must….muito obrigado pelas dicas elas estão me ajudando bastante no aprimoramento de meus estudos. Muito obrigado….

  • 25/01/11  
    marinilva diz: 25

    Adir muito bom sua explicação.
    Adorei
    marinilva

  • 25/01/11  
    Maria diz: 26

    Adyr, essa aula é fabulosa. Esse foi o adjetivo que encontrei para expressar meu contentamento por encontrar o caminho para minhas dúvidas.Congratulações por mais esse excelente trabalho. Obrigada.

  • 25/01/11  
    Rael diz: 27

    Não consegui pronunciar direito o som de s como z.

  • 28/01/11  
    Adilson Barbosa Lima diz: 28

    Excelente!!! A gente retem as dicas, com maior facilidade, quando se sabe o fundamento das diferenças de pronúncia de uma mesma letra em situações analogas, no caso “s” no final das palavras. Muitíssimo obrigadoo, valeu!

  • 29/01/11  
    Jorge Potyguara diz: 29

    Hi, I loved the tip. I’ve been studying English alone for a long time and EE has been a very important part of all this.

    But, I’d like to point a mistake in this post.

    I love the British English, and when I was practicing these rules I opened my dictionary (wich has IPA) to search for the British pronounciation of “path”, wether if it was /paeth/ or /pa:th/, and while reading the dictionary I found out that the word path in the plural is pronounced with the voiced TH and not the unvoiced, therefore, the S is also voiced so it sounds like a z /padz/ – this d represents the voiced TH sound – either in British or American accent!

    Thank you for posts!!!

  • 02/02/11  
    claudemircloud diz: 30

    essa foi uma das melhores dicas do english experts que já tive o prazer que ver. Parabéns Edir, sou seu fã.

  • 02/02/11  
    Samara diz: 31

    Adorei a dica! Adorei o podcast!
    Congratulations!!!

  • 06/02/11  
    Lin diz: 32

    I loved it!

  • 18/02/11  
    Edson Nascimento diz: 33

    Adorei mais esta super dica!!! Eu venho fazendo tudo o que aprendo aqui, e o resultado tem sido evidente. Thank’s a million!!!

    • 18/02/11  
      Alessandro diz:

      Edson,

      Obrigado pelo elogio e comentário!

      Bons estudos!

  • 22/02/11  
    Cristiane B. diz: 34

    Simplesmente sensacional esse podcast! Adir, you’re a life saver hehe! Obrigada e parabéns!

  • 26/02/11  
    felipi p m diz: 35

    oi, sou eu de novo, esqueci de dizer que não só eu mais muitas pessoas que comentaram p mim que gostariam muito que tivesse um podcast especial sobre o past perfect e o future perfect, nos ajude nesses tempos por favor…
    abraço

    • 26/02/11  
      Alessandro diz:

      Felipi,

      Retomaremos os podcasts na próxima semana. Obrigado pela sugestão, em breve vamos preparar um podcast especial com os tempos verbais propostos.

      Bons estudos!

  • 19/04/11  
    Ariane diz: 36

    Oi Adir e alessandro, eu descobri a pouco tempo o Blog EE (English Experts).
    Estou gostando muito do conteúdo, porém, tenho uma pergunta. Eu estou sem grana para fazer um curso de Inglês, gostaria de saber se de fato, é possível aprender através do Blog de vocês?
    Ou ali é apenas um local aonde são postada dicas.
    Outra questão é que eu tenho vergonha de falar inglês na presença de outras pessoas, não sou tímida, mas para pronunciar sim :/
    Pode me ajudar?
    Este e-mail é do meu messenger também, possuo Skype e adoraria uma resposta.
    Beijo e o conteúdo do Blog é ótimo!

  • 10/05/11  
    Mari diz: 37

    Adoreiiiiiii esta classe… Magnífico!!! Muito obrigada. Infelizmente meu ingles é fatal, estou no inicio e o pior é que necessito aprender ingles urgente por causa do meu trabalho. Este site me caiu como uma luva. Obrigada

  • 27/06/11  
    Susie diz: 38

    Adir, gostei muito de suas dicas. Dá a impressão de que é fácil aprender inglês. Quem dera!!!!

  • 16/07/11  
    kleber Pereira de Carvalho diz: 39

    Gostaria de parabenizar os responsáveis por esse site maravilhoso, excelente trabalho facilitanto os usuários que estão começando a apreender o idioma ou somando mais saber para os profissionais educadores, mais importante ainda são pessoas que não tem a possibilidade de pagar um bom curso, este site se faz necessário, de extrema valia, trabalho com comunidades, idealizando projetos e recomendo o seu site, considerando que este site está entre os melhores da net, agradeço ao coordenador Alessandro e a todos os colaboradores um muito obrigado!!

    • 16/07/11  
      Alessandro diz:

      Kleber,

      Muito obrigado pelas belas palavras, pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho. Eu que agradeço a visita.

      Bons estudos!

  • 01/09/11  
    liana diz: 40

    Olá

    Adorei o site. Ajudou-me muito. Vou indicar para minha sala.

    abraços

  • 03/10/11  
    Walace diz: 41

    Adorei, adorei. Muito obrigado. Por ter um site desses na net.

  • 04/10/11  
    Marta diz: 42

    Enriquecedor! Parabéns e muito obrigada !

  • 02/11/11  
    Livonor diz: 43

    Cara, to quase chorando aqui enquanto escrevo este post, tenho “lingua-presa” desde que nasci, vivo confundindo o som de D e T, B e P etc. Já fiz fonoaudiologia, já tentei de tudo quando é jeito imitar a pronuncia dos outros mas não conseguia diferenciar os sons. Sua explicação simples sobre o voiced e unvoiced me fez conseguir pronunciar as letras corretamente, com certeza me ajudará muito a melhorar minha pronuncia tanto em inglês quanto em português.

    Thank you so much

    • 02/11/11  
      Alessandro diz:

      Livonor,

      Fico muito feliz com o seu feedback, que bom que as dicas foram úteis.Sucesso nos estudos.

      Volte aqui para nos contar sobre sua evolução.

      Abraços,

  • 12/11/11  
    Fernanda Isquierdo diz: 44

    Gostei muito do blog e principalmente da explicação em relação a pronunciação das palavras. Gostaria de perguntar como faço para anunciar minha página de intercâmbio no seu blog? trabalhamos com cursos de inglês aqui no Canadá, inclusive nossa agência esta localizada aqui em Vancouver.

    Abraços,

    • 14/11/11  
      Alessandro diz:

      Oi Fernanda,

      Envie um email solicitando essas informações para alessandro arroba englishexperts.com.br

      Abraços,

  • 26/11/11  
    carlos antonio diz: 45

    esclarecedor de maneira simples e eficiente.
    valeu!

  • 07/12/11  
    Jornalistas da Globo News falando inglês | Dicas de Inglês diz: 46

    […] todas as situações para aprimorar o seu inglês, meu amigo Adir ensina: O segredo de ter uma boa pronúncia e entonação em qualquer língua é ouvir analiticamente como […]

  • 15/12/11  
    Romulo diz: 47

    Simplesmente adorei a aula. Treino meu inglês online pois não tenho muito tempo de fazer um curso. Vocês estão de parabéns. Thank you guy =]

  • 10/02/12  
    Aline diz: 48

    Adorei. Só tenho um problema. Na escola onde estudo eu preciso falar e escrever o inglês britânico. E pelo o q eu percebi o inglês proposto aqui é americado. Por mim nao vejo nenhum problema, mas meu professor odeia quando eu falo um inglês q nao é britânico :(
    Mesmo assim estou adorando este site, me ajuda e muito :)

  • 08/06/16  
    Adriana Lopes diz: 49

    Olá! Me lembro que anos atrás eu estava vindo para Austrália e eu não sabia dizer “How are you”, isso pq nunca tive oportunidade de aprender inglês no Brasil, eu era do interior de Minas e na minha época de estudante inglês não era muito importante nas escolas. E com oportunidade de vir para Austrália o meu desespero era como me comunicar nos aeroportos ou dentro dos aviões e até que resolvi procurar algo de inglês na Internet e encontrei o English Expert.fiz um comentário na época, rs (um pedido de socorro) e logo haviam vários comentários tbm dos participantes e Hoje morando aqui há alguns anos , já estudei, aprendí a língua, já trabalho e mesmo assim nunca deixo de aprender aqui com vocês. Vocês estão sempre inovando e passando o melhor para as pessoas e respondem todos com mto respeito. Isso é lindo de ver…Obrigada área todos do Eng.Exp que contribuíram pra eu me sentir mais segura ao enfrentar pela primeira vez os aeroportos internacionais. Que Deus continue abençoando área cada um de vcs. Bj

    • 08/06/16  
      arbsoft diz:

      Oi Adriana,

      Fico muito feliz que mesmo depois de tantos anos você ainda continua acessando o EE e aprendendo na nossa comunidade. Continue participando!

      Obrigado pelo belo depoimento.

      Abs,