Por que minha Mãe não me botou no inglês?

Harry PotterNavegando sem destino pela net encontrei no blog Técnicas Avançadas, um depoimento bem interessante de uma menina a respeito do gostar e do não gostar de estudar inglês. Vale a pena ler e refletir a respeito!

Eu nunca quis fazer inglês. Talvez eu fosse ligeiramente subversiva quando criança, minha irmã diria sem rodeios “revolucionária”, mas eu nunca quis falar inglês.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

A primeira vez que me arrependi dessa infantil decisão foi no lançamento mundial do quinto Harry Potter, em inglês, claro. Culpei, obviamente, a minha mãe, oras, mas por que diabos ela NUNCA tinha me botado pra estudar inglês? Eu tive que fazer natação a contragosto, ela podia ter me botado no inglês também, poxa!

E Harry Potter, o 6 e o 7, sempre nos meses de julho desses últimos anos, foi o culpado por eu sempre me irritar com o fato de ser uma analfabeta na língua mundial. Pensei que, com o lançamento do último esse martírio de culpa e de ler traduções livres na internet tivesse acabado. Até que eu achei o site da UofT, University of Toronto.

Hoje, o dono da companhia que vai levar meu cunhado (minha irmã, meus dois sobrinhos e, daqui uns 4 anos, eu) pro Canadá, francês de nascimento e morador de Toronto há 50 anos, poliglota, olhou pra mim e perguntou: “Onde você estudou inglês?”.

Meu primeiro pensamento, rasgando, foi o de que as poucas palavras que eu tinha trocado com ele saíram completamente erradas, todas as conjugações que eu usei foram equivocadas e que eu não tinha a menor chance de um dia conseguir entrar no Canadá, o que seria do mestrado que eu queria fazer lá?

Eu respondi, morrendo de medo, “só na escola…”.

Ah! Ele disse que era ótimo!

See you!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

16 comentários

  • 26/09/09  
    vinny diz: 1

    legal isoo eu amuu harry potter e inclusive ja assisti filmes em ingles

  • 26/09/09  
    Eliana GT diz: 2

    Gostei do tema usado, pois muitas pessoas não se interessam em falar outro idioma a menos que precise muito e ainda culpa outra pessoa sobre sua própria falta de enteresse…

  • 26/09/09  
    Eduardo diz: 3

    Eu não consegui entender o porque do post… =/.

  • 27/09/09  
    Giselle diz: 4

    Eu também! Na escola não achava importante, nem ligava. Agora eu vejo como é necessário, então vamos estudar! E obrigada Alessandro por nos ensinar.

  • 27/09/09  
    Gustavo Oliveira diz: 5

    Sinceramente, também não entendi.

  • 27/09/09  
    Felp diz: 6

    Acho que o que o que foi mostrado no post, é que a Garota citada, é autodidata… ela nunca fez um curso e mesmo assim aprendeu…e recebeu elogios por isso….
    Isso mostra a força de vontade..e que não existe desculpa pra quem quer aprender….

    Eu gostei muito do post…pois eu aprendo inglês sozinho… e comecei por razões parecidas as da menina… no meu caso foi por causa da musica.. que eu escutava e não entendia xongas…

  • 28/09/09  
    Audrey diz: 7

    Achei o post muito estranho…não entendi bem…
    Afinal, pq ainda vai levar 4 anos para ela ir ao Canadá? Ela vai aprender o suficiente aqui para fazer um mestrado em inglês…
    Haja força de vontade…

  • 28/09/09  
    Renan Andrade diz: 8

    não entendi tb… alguma mensagem subliminar ?? rs se for em inglês, ai q eu não vou entender…rsrs

    abraços!

  • 28/09/09  
    Cida diz: 9

    na maioria das vezes a disciplina Língua Inglesa é deixada de lado pelos alunos nas Escolas, principalmente as públicas, e, se pensarmos bem são 7 anos de nossas vidas (4 ens.fundamental e 3 ens.médio- 2 vezes pór semana) desvalorizados (logicamente há exceções. Graças a Deus, tem muita gente que adora Inglês, ainda bem!!!!!)

  • 29/09/09  
    Victor R. diz: 10

    Acho que faltou ela dizer no post que depois passou muito tempo estudando por aí para compensar a “mãe” não ter posto ela no cursinho de inglês!

    =]

    Boa Sorte no Canadá!

    o7

  • 03/10/09  
    galeno diz: 11

    É bem interessante essa coisa de entender e não entender, tdo bem um dia a ficha cai ou espere vir desenhado, (sobre alguns comentários). O post foi bem colocado, afinal fala d pessoas q vêem a real importância sobre foreign language, particularmente falando sobre o english, ex: O Alessandro é autodidata.
    E só p/ lembrar, quem não conhece o minímo de english e/ou informática é considerado analfabeto do século XXI. Valeu!

  • 13/10/09  
    Aramati diz: 12

    Enquanto a maioria dos jovens daqui tiveram ingles na escola apartir da 5ª serie, eu tivedesde a 1ª
    nao lucrei grande coisa… o conteudo era sempre fraco, descontinuado, repetitivo, eu devo ter aprendido numeros e cores numas 3 series diferentes, mas só decorei 11 eleven esse ano com uma piadinha sobre um personagem da marvel… ¬¬

    Eu tbm nunca gostei de ingles, mas sempre reconheci sua importantecia e queria aprender, mas era desmotivada…. Achava q aprender qualquer idioma, estudar qualquer gramatica, era algo maçante e dificil para mim. Até eu começar a tropeçar em liçoes de japones pela net. PQP! Como ler regras gramaticais de japones pode ser algo tao interesante?

    Meu sonho de consumo: Um anime q ajude a aprende ingles XD

    Pobre d mim, uma computeira nao-amante das lingues e analfabeta em ingles. Tofu…

    Kisu

    Ja ne

  • 23/10/09  
    Miizÿ~ diz: 13

    Amigos~
    Sim, eu tive a oprtunidade de estudar numa escola que desde o Pré tinham aulas chatas de Inglês. Como ditos por outros, era repetitiva e muitas vezes entediante, porém, um dia, quando mudou o(a) professor(a) eu comecei a gostar mais. Por muito tempo eu odiei Inglês e achava chato e desnecessário.
    Hoje, com meu curso quase acabando e uma professora relativamente legal na escola, eu aqmo Inglês e se tornou algo muito importante para mim.
    Quando eu fiz teste para Intercâmbio, estava no começo do meu curso de Inglês, eu fazia Inglês há apenas dois meses, mas o cara me felicitou dizendo que eu podia entrar na turma de Intermediário II. Fiquei feliz e agradeci por ter tido InglÊs na escola. :D

  • 19/11/09  
    Christiane diz: 14

    Também não entendi muito o objetivo deste “post”, mas meu pai me botou no curso de inglês aos nove anos e eu nunca me perguntei o porque. Apenas agradeço o que ele fez por mim. Além de ser muito útil em minha vida, amo estudar inglês até hoje ( tenho 33 anos)!!! Definitivamente o inglês é minha segunda língua! :D

    • 19/11/09  
      Alessandro diz:

      Christiane,

      Obrigado pelo comentário e depoimento.

      Abraço,

  • 29/03/10  
    Tiago diz: 15

    O gente é simples,

    A menina aprendeu ingles por causa do livro Harry Potter. So interessou pelo idioma por causa do livro. Ai reclama com a mae nao ter colocado para estudar ingles. É que ela apanhou para entender o ingles, fica claro isso, quando ela menciona a 6° e 7° ediçao do livro.

    E o final ela arremata dizendo na pergunta Onde voce estudou ingles? Sua resposta narra que ficou sem jeito, achando ter errado. No pouco que conversaram. E diz que aprendeu só na escola.
    Se ela falou errado e so aprendeu na escola, ela criticou a escola indiretamente.

    Pois nós sabemos sobre os “cursos de ingles” que o aluno acha que está aprendendo mas nao ta.